Portal da Transparência
e Prestação de Contas

Conselheiros(as) – (Gestão 2024-2026)


GESTÃO 2024-2026


CONSELHEIRAS FEDERAIS

LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK (TITULAR)

Arquiteta e Urbanista (FAU USP), bacharel em Filosofia (FFLCH – USP). Professora de Arquitetura da Paisagem no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU – USP. Membra do Programa de Pós-Graduação. Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY – Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Co-líder do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos (GTPU). Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestões 2018-2020 e 2020 – 2022. Membra do Conselho Executivo IFLA Américas, 2020-2022 e 2022-2024.

ROSSELLA ROSSETTO (SUPLENTE)

Formada na PUCCAMP (1979), com especialização em planejamento urbano na Universidade de Roma (1982), mestrado (1993) e doutorado pela FAUUSP (2003). Trabalha atualmente na Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo e é conselheira titular do CAU/SP. Trabalhou na Secretaria de Habitação durante anos e na chefia de gabinete da Secretaria de Cultura (2016). Foi membra da equipe de redação, na Câmara Municipal de São Paulo, do Plano Diretor Estratégico de 2014, de 2002 e da Lei de uso e ocupação do solo de 2004. Consultora pela Unesco/Habitat do Plano de Habitação de Angola (2010) e coordenadora executiva do Plano Nacional de Habitação para o Ministério das Cidades (2009). Participou da elaboração de vários planos diretores e de habitação, como os de Nova Iguaçu (RJ), Carapicuíba (SP) e Salvador (BA). Foi professora na Universidade São Judas (1995- 1999) e em cursos de pós-graduação, entre eles, o de Gestão de Cidades da Uninove. Atualmente é representante licenciada do Conselho Superior do IAB e da Diretoria do Instituto Casa da Cidade.

CONSELHEIROS(AS) ESTADUAIS TITULARES E SUPLENTES

ADRIANA BIGHETTI CRISTOFANI (TITULAR)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Moura Lacerda (1989), especialização em Didática e Metodologia para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1998), Pós-graduação Latu Sensu em Moda com ênfase em varejo Faap (2009). Docente na Universidade de Franca (UNIFRAN) e Centro Universitário Moura Lacerda, Sub Gerente Regional CAU/SP, Chefe de Divisão da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto, Conselho Deliberativo da AEAARP (2019 – 2020) e Diretora de Comunicação e Cultura da AEAARP (2021 a 2022) e (2023 a 2024).
 

LUÍS FERNANDO CARDOSO (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista formado pela F.A.U. do Centro Universitário Moura Lacerda em 1989. Especialista em Desenho e Gestão do Território pela PUC-Campinas;
Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC-USP – São Carlos;
Servidor Público Municipal na Prefeitura de Morro Agudo-SP, ocupando o cargo de Coordenador de Serviço e Obras Públicas. Coordenador da Defesa Civil de Morro Agudo-SP;
Membro Efetivo da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande; Coordenador na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – AEAARP – para as cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; Coordenador Municipal para a elaboração do Plano Diretor Municipal – Morro Agudo-SP;
Coordenador Municipal para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento;
Coordenador Municipal para a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Coordenador Municipal para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social.

ADRIANA CORSINI MENEGOLLI (TITULAR)
Professora e pesquisadora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson – UNAR, onde leciona desde 2012 disciplinas de Projeto, Patrimônio e Planejamento Urbano, coordena o Laboratório Cidades e foi coordenadora de curso de 2020 a 2023. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP, pesquisadora do grupo de Patrimônio, Políticas de preservação e Gestão do território no PROURB-ARQ. Especialista em Marketing e Gestão de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1993). Atualmente exerce a função de diretora de planejamento na Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade da Prefeitura Municipal de Araras, participando na revisão do Plano Diretor Participativo e outros planos diretores setoriais, execução de projetos urbanos e de preservação de patrimônio, função essa exercida anteriormente de 2011 a 2016, quando também fiscalizava obras públicas. Coordenou a implantação e foi diretora da Casa da Memória de Araras (2016). Foi presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Araras (2015/2016). Possui experiência em projetos arquitetônicos institucionais, comerciais e residenciais e acompanhamento de obras (31 anos) e gestão de marketing na indústria de revestimentos (12 anos). Atualmente é Conselheira Suplente no Conselho de Arquitetura de São Paulo, atuante nas comissões de ensino e formação e de patrimônio cultural, Membra do ICOMOS- BR nas Comissões de Paisagem Cultural e Comissão ICOMOS do Estado de São Paulo.

MICHELLE DA SILVEIRA ROSA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista, graduada em 2005, pela UNITRI – Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia – MG. Especialista em Projetos Luminotécnicos – Lighting Design, em 2008, pela UCB – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro – RJ. Atuação profissional: construtora; arquitetura de interiores; móveis planejados; Secretaria de Planejamento Urbano – Núcleo de Projetos Viários, na Prefeitura Municipal de Uberlândia – MG; e desde 2011 trabalha na EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – SP, onde é coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade na Diretoria de Planejamento e Projetos, atuando no desenvolvimento e implantação de projetos de urbanismo com foco nos conceitos de Sistemas Seguros, Visão Zero, Gestão de Velocidade e Desenho Seguro, dentro do “Programa Revivacidade” (Ruas Completas, Ruas Compartilhadas e Urbanismo Tático) em parceria com a Iniciativa Bloomberg – BIGRS e WRI Brasil. Participação na elaboração da nova Lei de Diretrizes do Sistema Viário do Município de Uberlândia; participação na elaboração do Plano Viário do Município de Campinas – PVMC; participação na elaboração do Plano de Segurança Viária de Campinas – PSV; e elaboração da “Cartilha de Regras e Boas Práticas para Implantação e Manutenção de Parklets no Município de Campinas”.
 

 ADRIANO COTRIM PITA (TITULAR)
Membro da diretoria do IAB-SP nas gestões 1998/1999 e 2000/2001, Conselheiro suplente no CREA/SP nos biênios 1997/1999 e 2000/2002, membro do CEUSO/SP de 1998 a 2001. Titular do escritório Adriano Pita Arquitetura desde 1996, desenvolvendo projetos residenciais e de empreendimentos imobiliários.

GABRIEL MANZI FRAYZE PEREIRA (SUPLENTE)
Graduado em arquitetura e urbanismo (FAU USP, 2009), deu ênfase a formação nas disciplinas de projetos e no estudo dos rios urbanos, participando do Grupo Metrópole Fluvial, coordenado pelo professor Alexandre Delijaicov. Durante sua formação, colaborou com os arquitetos Angelo Bucci e do MMBB (São Paulo). Tornou-se mestre em Projeto de Arquitetura pela FAU USP (2014), com a tese “Os rios e as cidades: estudo da hidrovia Paraguai-Paraná-Prata e o espaço urbano circundante”. Em 2012 atuou como professor convidado na Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo – Chiclayo, Perú. Entre 2014 e 2016, foi docente da disciplina de projetos na FMU. Entre 2012 e 2016 foi coordenador internacional da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito. Sócio do escritório 23 SUL arquitetura desde 2006.
 

AFONSO CELSO BUENO MONTEIRO (TITULAR)
Graduação: Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie (turma 1978)   Graduação: Administração de Empresas pela UNIRP (1981); Pós-Graduação em Engenharia de Segurança (1997); Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Pública (2001); Professor universitário em cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia e pós-graduação em Engenharia de Segurança há 40 anos nas seguintes instituições: Faculdades Integradas D. Pedro II, UNIP-Universidade Paulista e UNIRP – Centro Universitário Rio Preto; Sócio diretor da Projet Arquitetura e Engenharia Ltda, empresa atuante no setor de projetos de arquitetura e administração de obras públicas e privadas nas áreas: residencial, comercial, industrial, institucional e edifícios de médio e grande porte; Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de S. José do Rio Preto (1997 a 1998); Presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São José do Rio Preto (2002 a 2003)   Presidente do Núcleo do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil de São José do Rio Preto (2010 a 2012); Conselheiro do CREA/SP (2003 a 2008); Coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA/SP (2005 a 2006);   Diretor Técnico do CREA/SP (2007 a 2008); Presidente interino do CREA-SP (maio e junho de 2008);   Conselheiro do CAU/SP (2012 a 2017); 1º Presidente do CAU/SP, gestão fundadora, (2012 a 2014); Coordenador da Comissão de Fiscalização do CAU/SP (2016 a 2017)   Gerente de Projetos Especiais e Tecnologia do CAU/SP (2018 a 2020)   Conselheiro do CAU/SP – gestão atual (2021 a 2023); Palestrante em diversas instituições públicas e privadas.
FABIANA ZANQUETTA DE AZEVEDO (SUPLENTE)
Arquiteta Urbanista e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, Engenheira de Segurança do Trabalho. Atuação de mais de 20 anos em administração pública exercendo atividades de assistência técnica especializada, diretoria técnica de serviços e gerenciamento. Ampla experiência em planejamento no setor de saneamento básico, recursos hídricos, infraestrutura, meio ambiente e urbanismo. Coordenação de equipe, orientação para elaboração de projetos, gerenciamento, planejamento, fiscalização de contratos, orientação e consultoria técnica especializada. Docente de disciplinas que abordam a temática de urbanismo, planejamento urbano e regional, infraestrutura e meio ambiente, gerenciamento de obras no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Secretária Municipal de Habitação do município de São José do Rio Preto/SP na gestão 2017-2020, atualmente responde pela Secretaria de Educação.
AIRLANA FERNANDES SILVA POLZATTO (TITULAR)
Formada na Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes –SP em 1995. Formação de Técnica em Edificações pela ETEC Getúlio Vargas no Ipiranga – SP. Fundadora da AEASCS- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul em 2002. Presidente da AEASCS na Gestão 2018-2020. Conselheira Titular no COMDEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São Caetano do Sul, Conselheira Titular no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Caetano do Sul e também conselheira no COMDEC- Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ex-Coordenadora da UNASETE – União das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos das Sete Cidades do ABC no ano de 2020. Tesoureira da AEASCS no período de 2008 a 2017. Proprietária do escritório LDUO ARQUITETURA que atua na área de projeto e construção e é responsável técnica por uma empresa de montagem de estandes no segmento de feiras e eventos. Integra o grupo de voluntariado Abraço do Bem desde o ano de 2013, conselheira suplente no CAU/SP 2021 a 2023.
 

FREDERICO DA COSTA MARINS (SUPLENTE)
Profissional Liberal Autônomo, atuando nas áreas de Projeto Arquitetônico, Urbanístico, Luminotécnia, gerenciamento e consultoria na região da Baixada Santista, Litoral Norte, Interior e Grande São Paulo desde 1996. Projeto, gerenciamento e consultoria para lojas externas e no interior de Shoppings Centers, em diversos ramos de atividade; Projetos de acessibilidade/mobilidade, “retrofit” de setores operacionais e administrativos na área Industrial; Projeto, gerenciamento e consultoria para área Corporativa;
Projeto, gerenciamento e consultoria para “retrofit” em condomínios residenciais, comerciais e corporativos; Projetos para construção e reformas de residências unifamiliares.
CARGOS OCUPADOS NA ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE SANTOS:
· Diretor adjunto de relações públicas, marketing e divulgação – de 2007 até 2013;
· Diretor adjunto de Patrimônio e Obras – de 2014 até 2017;
· Eleito Conselheiro para o período – de 2017 até 2023,
· Diretor de Patrimônio e Obras – de 2018 até 2019;
· Diretor Administrativo – de 2020 até 2021;
· Presidente da Diretoria Executiva – de 2022 até 2023.

ALDA PAULINA DOS SANTOS (TITULAR)
Graduação: Desenho Industrial- UNISANTA – 1989; Graduação: Arquitetura e urbanismo – FAUS/ UNISANTOS – 2010; Pós-graduação Stricto Sensu – Doutorado – Arquitetura Tecnologia e Cidade UNICAMP -2021; Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado – Engenharia Urbana UFSCAR – 2004; Especialização- Engenharia Urbana- UFSCAR – 2002; Especialização- Ergonomia – Instituto Mapfre- Espanha- 1997; Professora Adjunta desde 1998 da Unisanta – Dando aulas nos cursos de Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo e na Pós-Graduação na Engenharia de Segurança do trabalho; Professora adjunta desde 2013 da Fundação Educacional Inaciana- FEI no curso de Engenharia Civil; Profissional autônoma elaborando projetos de Ergonomia, Arquitetura Urbanismo e Acessibilidade, corporativos, residenciais e consultorias técnicas Medalha Quintino de Lacerda 2017. Homenagem em reconhecimento a atuação em defesa da integração racial visando uma sociedade mais justa e igualitária. Conselho Municipal da Comunidade Negra de Santos e Secretaria Municipal da Cidadania.
DAWERSON DA PAIXÃO RAMOS (SUPLENTE)
Arquiteto e urbanista, Especialista em Engenharia Urbana e Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Urbana e Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade, atuando em Pesquisa e Produção em desenvolvimento econômico e intervenções urbanísticas, construções sustentáveis e eficiência energética na Região Amazônica de 2010 a 2021 (Rondônia e Acre). Fiz parte de grupo dos professores na montagem do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, Santos e, lecionei na mesma de 1997 a 2010. Em Rondônia, participei de montagem de outros 3 cursos de Arquitetura e Urbanismo e fui coordenador e professor de Cursos de Arquitetura e Urbanismo de 2010 a 2015 e, por fim, reitor do Centro Universitário Meta – UNIMETA (Grupo Estácio), em Rio Branco, Acre de 2015 a 2020 e diretor da Faculdade UNAMA (Grupo Ser Educacional), também em Rio Branco, de 2020 a 2021. Atualmente, sou professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo de uma das instituições de Santos, SP. Ou seja, atuo como profissional da área desde minha formação (dezembro de 1993) e, dentro da Academia de Ensino desde 1997.

ALINE ALVES ANHESIM (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada em 2006, mestre em Geografia Meio Ambiente e doutora em Geografia, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também integra o grupo de pesquisa “O regional/local e a experiência histórica” com pesquisas sobre paisagem cultural. Trabalha de maneira autônoma com projeto, obras e planejamento urbano na cidade de Assis e leciona na UNESP em Ourinhos, como professora substituta.

MARINA MACHADO DE SOUZA CASTANHEIRA (SUPLENTE)
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Barão de Mauá, RP – SP (2012); Sócia e Fundadora do escritório de arquitetura sustentável, Om Arquitetos LTDA ME (2013); Consultora PBE Edifica, Etiquetagem de Eficiência Energética do Inmetro e Eletrobrás (2015); Colunista, “Sustentabilidade na Arquitetura” site Arqfashion.com (2017); Menção Honrosa e destaque em “Sistema Construtivo no Desafio Sustentável” CasaAQUA em parceria com CIPASA (2017); Certificada em: Arquitetura Sustentável na Prática, Energias Renovais, Interiores Sustentáveis, Certificação LEED V4, Telhados Verdes: Projeto e Implementação, Edifícios NETZERO, Dimensionamento e Simulação, Processo Integrativo, Materiais Sustentáveis e seus Conceitos Fundamentais, pela UGREEN; Membro do Oitis 55, o maior grupo de designers do Brasil (2018); Professora dos cursos “Eficiência Energética Aplicado na Arquitetura”, “Lares Saudáveis” “Neuroarquitetura na prática” e “Biofilia aplicada na Arquitetura” pelo IAB Compartilha – RJ; Coordenadora do IAB Compartilha (2018/2019); Finalista no Concurso “Desafio Casa Sustentável CASACOR” São Paulo – SP (2018); Novos Talentos Brasileiros Design e Arte (2018); Co-presidente do IAB RJ (2019/2022); Profissional CASACOR Ribeirão Preto, Ambiente: Banheiro Influencer “do Ego ao Eco” (2019); Curso Studio SC, Studio MK27 e Isabel Duprat – Pavilion (2019); Membro do Ribeirão -3 (2021); Pós-Graduação em Neuroarquitetura (2021); 3 projetos selecionados para participar do 3º Guia IAB para a agenda 2030 (2022); Membro do AIA 2030 DDX (2022); Suplente CONPPAC (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto – SP (2023); Profissional GBF LIFE (2023); Representante do CAU SP na Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental CIMEA; (2023); Fundadora Instituto Ribeirão -3º (2023).

AMANDA ROSIN DE OLIVEIRA (TITULAR)
Graduada pela FCT UNESP Presidente Prudente (2019) e mestranda no IAU-USP (2021-2024). Premiada em Communication, Design & Innovation pela California State University Northridge – CSUN (2019) pelo trabalho de desenvolvimento, concepção de branding e marca, por isso segue com atividades de editoração, diagramação e representação. Pesquisa temas relacionados ao trabalho plataformizado, mobilidade e planejamento urbano e integra ao grupo de pesquisa SAGEMM-IAU (Social activities, gender, markets and mobilities). Como Conseheira no CAU/SP (2021-2023) atua sendo coordenadora adjunta da Comissão de Organização e Administração (2023.2) , colabora com a Revista Móbile e participou das comissões temporárias mobilidade e equidade e diversidade.
LUCAS RICARDO CESTARO (SUPLENTE)
Arquiteto Urbanista graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), com mestrado (2009) e doutorado (2015) pelo IAUUSP. Foi Professor Substituto na Universidade Federal do Paraná (2019-2021), onde foi membro do Laboratório de Habitação e Urbanismo – LAHURB/UFPR. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Metodista de Piracicaba (2015-2019), tendo exercido mandato de coordenador do curso (2018-2019), professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro (2008-2016). Foi gestor público na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Claro/SP (2009-2012), Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura de Limeira (2014-2015). Atualmente é docente na Einstein em Limeira e pesquisador na área de teoria do urbanismo, história da cidade e do urbanismo e em planejamento urbano e regional.

ANA MARIA DE BIAZZI DIAS DE OLIVEIRA (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista, graduada em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP em 2009. Sócia fundadora da empresa PLANA ARQUITETURA E URBANISMO. Atuação principal na área Acadêmica em Avaliações e Perícias de Engenharia, com certificação AAA pelo IBAPE NACIONAL. Presidente do IBAPE/SP- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, gestão 2009-2011. Integrante da Comissão de Estudos da ABNT – COBRACON no processo de revisão das Normas de Avaliações de Bens. Professora mestre em cursos de extensão universitária na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis” e em cursos de especialização ministrados para entidades e órgãos públicos e cursos de pós-graduação “Latu Sensu” na Universidade Mackenzie e outras no país. Coautora do capítulo “Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações (com ênfase em inferência estatística)” do Livro – Engenharia de Avaliações publicado pelo IBAPE/SP, 1ª e 2ª. Edições.

DENIS OLIVEIRA DE SOUZA NEVES (SUPLENTE) 
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade São Judas Tadeu (2015), com pós-graduação em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade (2019), co-fundador da cooperativa de arquitetos e urbanismo ArqCoop+ comprometida com a transformação social, ele assume a presidência desde 2019, liderando iniciativas que impactam positivamente comunidades carentes.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: objetivos do desenvolvimento sustentável, arquitetura sustentável, política urbana e gestão urbana, tendo atuado em projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), levando soluções arquitetônicas e urbanísticas para famílias em situação de vulnerabilidade, tem atuado em projetos de planejamento urbano. Integra a diretoria de Juventude e Inserção profissional da atual gestão do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP).

ANA PAULA GIARDINI PEDRO TREVISAN (TITULAR)
Arquiteta Urbanista pela FAU PUC-CAMPINAS. Doutora em Projeto, Espaço e Cultura pela FAU USP. Foi colaboradora nos escritórios Ricardo Badaró e Caio Ferreira Arquitetura (2003-2010) e CAFE Arquitetura (2011-2013). Foi professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP Campi Limeira e Jundiaí (2011-2016) e neste último campus atuou como coordenadora local do curso (2011-2016). Autora do livro “A Ideia de Ordem: Symmetria e Decor nos trados de Filarete, Francesco di Giorgio e Cesare Cesariano” (EDUSP, 2014). É professora na FAU PUC-Campinas desde 2013, atuou como Integradora Academia da Graduação (atividade de apoio a gestão, 2019-2021) e desde 2022 atua como Diretora nessa escola.
 

LUIS ALEXANDRE AMARAL PEREIRA PINTO (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista (2002) e Mestre em Urbanismo (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente da FAU PUC-Campinas desde 2013, onde atualmente ministra disciplinas de projeto e orienta o Trabalho Final de Graduação. Também ministrou aulas nas faculdades de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental , Engenharia de Produção e Geografia. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) desde 2016 e foi Docente Extensionista entre 2016 e 2020. Foi professor da Especialização em Habitação de Interesse Social (2021). Participou de trabalhos premiados por diferentes instituições. Atua como Integrador Acadêmico da Graduação (IAG) auxiliando na gestão das Faculdades de Geografia e de Arquitetura e Urbanismo desde 2022.
 

ANA PAULA PRETO RODRIGUES (TITULAR)
Arquiteta e Mestre em Administração de Empresas com doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAAUSP-SP). Professora Universitária. Experiência como diretora técnica na área de estruturação e gerenciamento de projetos nas áreas: industrial, comercial e residencial no Brasil e exterior. Conselheira das comissões Desenvolvimento Profissional e Ensino. Coordenação da Comissão de Tecnologia do CAU/SP. Atualmente realiza pesquisa nas áreas de inovação e empreendedorismo no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
PATRÍCIA RODRIGUES QUESADA (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista desde 2017 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Finalista no concurso Movelpar 2019 na categoria SEBRAE/APL de móveis junto ao grupo de pesquisa Contemporar, também da UEL. Experiência em projeto dentro de escritório de arquitetura da área hospitalar e de saúde e em projetos de iluminação dentro de empresa especializada.
 ANDRÉ GONÇALVES DOS RAMOS (TITULAR)
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2014, Técnico em Construção Civil pela IFSP em 2006, Projetista de Construção Civil pelo IFSP em 2005. Já trabalhou no poder público durante a elaboração do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, foi Diretor no Sindicato dos Arquitetos e no Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cooperativas Habitacionais e de Desenvolvimento Urbano no Estado de São Paulo.
Atualmente é funcionário concursado da São Paulo Urbanismo, estatal municipal da cidade de São Paulo, sucessora da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB.

NATALIA CORBETT GERETTO (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista formada pela FAUUSP com dupla formação em engenharia civil pela EPUSP em 2015. Atuou com projetos de acessibilidade, urbanismo e coordenação e projetos. Concluiu pós-graduação em Administração de Empresas na FGV e Gestão de Projetos na EPUSP. Breve atuação no setor público e atualmente no setor privado.

ANDREIA DE ALMEIDA ORTOLANI (TITULAR)
Pós-Graduação Lato sensu em Design de Interiores em “Ambientação e Produção do Espaço” – IPOG. Atuo como funcionária pública na Prefeitura de Bauru/SP desde 1996 na Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e na Secretaria das Administrações Regionais (SEAR). Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP (2021/2023). Possuo curso de Extensão em Geoprocessamento, pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Técnico em Edificação, pelo Liceu Noroeste Bauru/SP.

FRANCIELE AMARAL DE OLIVEIRA (SUPLENTE)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista UNIP (2020) e futura Designer de Interiores (2024). Atualmente trabalho em um escritório de arquitetura na área de Projetos Arquitetônicos e Gerenciamento de Obra.

ANGELA HIROMI KAMOGARI BALDAN (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 1988 pela UEL- Universidade Estadual de Londrina/PR. Possui também graduação em Educação Artística, licenciatura curta, desde 1985 pela UEL- Universidade Estadual de Londrina. Possui especialidade em Vigilância Sanitária pela UNITAU- Universidade de Taubaté/SP.
Pós-graduada no curso Gerente de cidades pela FAAP/SP.
Atuou desde 1995 na Prefeitura Municipal de São José dos Campos, como arquiteta, sendo analista de projetos particulares, chefe de divisão e diretora no departamento de Planejamento e Projetos particulares, até o ano de 2012. No ano de 2013 trabalhou para a viabilização de novas moradias para a população de baixa renda através do Programa Minha Casa Minha Vida em São José dos Campos. No ano seguinte atuou nas análises dos Relatórios de Impacto no Trânsito de Grandes empreendimentos particulares. Nos cinco anos posteriores atuou na análise de projetos arquitetônicos na Vigilância Sanitária Municipal.
Está aposentada desde 2019.
Atualmente é arquiteta autônoma, especialista em projetos voltados à área da Saúde.
MARIA LIGIA NAKAMURA GUILLEN VIANNA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista formada na FAU-USP (2009), com pós-graduação em Gerente de Cidade pela FAAP (2012). Desde 2022 trabalha com desenvolvimento de negócios e inovação junto à startup Clurb, govtech voltada à gestão de risco de desastres, tendo passado por diversos programas de aceleração, como IdeiaGov (2022), BrazilLab (2023 – finalista) e Nexus Growth Digital – Parque Tecnológico de São José dos Campos (2023). É mestranda em Inovação Tecnológica na Unifesp – Campus São José dos Campos (2022-atual), onde pesquisa ferramentas para gestão territorial relacionada a assentamentos informais em zona rural. Teve experiência anterior no setor público e terceiro setor na região do Vale do Paraíba, atuando mais de 10 anos na área de planejamento urbano, abrangendo temas como plano diretor, mobilidade urbana, saneamento, regularização fundiária e outros relacionados à melhoria da eficiência no setor público, utilizando geoprocessamento como base para todos os estudos. Teve experiência anterior também como autônoma, trabalhando com reforma residencial e assessoria técnica judicial.

ARLETE MARIA FRANCISCO (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista graduada pela USP São Carlos (1995), mestre pela mesma instituição, doutora em Arquitetura pela FAU USP e Pós-doutora em Planejamento Urbano pela Universidade do Porto, Portugal. Foi coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev, em Votuporanga-SP (2001-2010). Atualmente, é docente no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Presidente Prudente- SP, tendo sido coordenadora de curso por duas gestões e vice coordenadora na gestão atual. É conselheira do CAU/SP, gestão 2021-2023, membro da Comissão de Ensino e Formação. Tem pesquisas e publicações nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Morfologia urbana e Planejamento urbano, Planejamento e Políticas de Habitação de interesse social.

RICARDO ZAMMARIAN (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista desde 1986, pela PUCCAMP, atua no segmento de projetos residenciais e comerciais desde então. Com escritório próprio desde 1995,desenvolveu trabalhos em áreas correlatas como desenho de objeto e produtos e cenografia. Foi membro do GT BIM do CAU em seu primeiro ano de existência. Exerceu atividade docente na Faculdade de Arquitetura da UNIRP (São José do Rio Preto): Projeto 1 e Linguagem Gráfica. Professor no Curso Técnico em Design de Interiores do Senac Rio Preto de 2008 a 2023. Profissional fundador e presidente por duas vezes da grupo “arquitetospontocom”, associação de profissionais que desempenhou, por 12 anos, importante papel aglutinador de profissionais na cidade de Rio Preto.

BÁRBARA MARIA FRANCELIN (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pelo IAU-USP (2011). Pós-graduada em Geografia, Cidade e Arquitetura (2013) e pós-graduanda em Arquitetura, Educação e Cidade pela Escola da Cidade. Foi professora assistente nas disciplinas de desenho (2020-2021) pela mesma instituição e atualmente é professora na Unifecaf.
Atua no desenvolvimento de projetos escolares, culturais e de habitação multifamiliar em diversos escritórios e compartilhou diversas premiações. Desde 2019 é sócia proprietária no Estúdio Jaebé.

JEFERSON CRISTIANO TAVARES (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista, professor no IAU-USP. Experiência em projetos de urbanização, planejamento urbano e regional. Trabalhou na Região Metropolitana de São Paulo e em cidades nos estados do Piauí, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina. Autor do livro Projetos para Brasília: 1927-1957 (2014) e do livro Planejamento Regional no Estado de São Paulo: Polos, Eixos e a Região dos Vetores Produtivos (2018).
 

BRUNA BEATRIZ NASCIMENTO FREGONEZI (TITULAR)
Atualmente é doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mestrado em arquitetura e urbanismo pela mesma instituição (2015) e mestrado em Human Settlements pela Katholieke Universiteit Leuven – Bélgica (2017). Atua na área de patrimônio cultural, possuindo experiência na área de projetos e obras de arquitetura e restauro na iniciativa privada e políticas públicas no governo Municipal. É pesquisadora e lecionou disciplinas nas áreas de arquitetura, urbanismo e restauro em cursos de graduação na Universidade Paulista e pós-graduação na Universidade Católica de Santos e Universidade Municipal de São Caetano. Atualmente está conselheira no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (COMPAHC-SBC).
TAINÃ ANTUNES VALGAS DOREA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista formada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Poli USP Pro. Atualmente trabalho na área de Inovação e Tecnologia do Enredes, ecossistema que busca impulsionar o setor da construção civil, a partir dos pilares de sustentabilidade, inovação, transformação digital e industrialização.
Possuo experiência na área pública através do estágio na SP Urbanismo entre os anos de 2019 e 2021, a partir da colaboração no Plano de Ordenamento da Paisagem.
Durante a graduação, realizei pesquisas de Iniciação Científica voltadas à presença negra na cidade de São Paulo, buscando evidenciar a participação e contribuição negra na Arquitetura e Urbanismo. Além disso, fiz parte da coletividade negra da universidade, na qual auxiliei na organização do IV Semana Preta: Escrevivencias e Epistemologias Pretas.
Atualmente faço parte do Coletivo Preto Maria Punga de Arquitetura e Urbanismo, que tem como objetivo unir estudantes e profissionais negros de Arquitetura e Urbanismo do IFSP, além de promover eventos e iniciativas acerca das temáticas étnico-raciais na área.
 

 CAMILA MORENO DE CAMARGO (TITULAR)
Pós-Doc, IAU USP (2022) e coordenadora da Rede ATHIS no Interior Paulista, entidade que aglutina assessorias e assistências técnicas em habitação de interesse social, através de consultoria jurídica, administrativa e técnica voltada à elaboração e desenvolvimento de projetos relacionados à promoção de moradia digna no interior paulista. Graduação, UNIMEP (2004); Mestrado, EESC USP (2010); Doutorado, IAU USP (2016). Atuou como docente no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2018-2023) e em outras instituições de ensino particulares (2009-2023), bem como em gestões públicas no interior do estado. Focaliza os temas de habitação de interesse social, desigualdade social e urbana, planejamento e gestão urbana e ambiental, e territórios populares. Foi Conselheira Titular do CAU/SP (gestão 2021-23), pelo qual coordenou a Comissão de Ética e Disciplina, foi membro do Conselho Diretor e da Comissão de ATHIS.
 

CARINA SERRA AMANCIO (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2022). Membra da coordenação nacional da rede BrCidades e da Campanha Despejo Zero. Foi premiada pelos prêmios APCA 2018 – Categoria Urbanidades; Prêmio FNA 2021 pela atuação na Campanha Despejo Zero e pelo Instituto Lula no Concurso de Ideias – Outros Futuros são Possíveis (2023). Organizou o livro “A cidade em disputa: Planos Diretores e participação no cenário da pandemia” publicado pela editora Lutas Anticapital em 2021.
 

CLARISSA DUARTE DE CASTRO SOUZA (TITULAR)
Arquiteta Urbanista, graduada pela FAUS Santos, doutora em Planejamento Urbano e Regional -FAUUSP. Aperfeiçoamento em Infrastrucutre, planning ans Landscape for Sustainable Cities na Erasmus University Rotterdam. Conselheira Suplente do CAU/SP na gestão 2021-2023 atuando na Comissão de Exercício Profissional. É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília. Lecionou na FAUS Santos (2011-2021). É representante da UNISANTA no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e no CAU/SP no CONDEPHASV de São Vicente. Integrante do coletivo Jornada Santista de Patrimônio Histórico. Atua como consultora junto a órgãos públicos e de pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional e Projeto de Espaço Urbano. Técnica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) onde atua na área de gestão pública, engenharia e arquitetura, orçamento, finanças, licitações e contratos, tendo mais de 17 anos de experiência na área de gestão pública.
ADRIEL FERNANDES PASSOS NETO (SUPLENTE)
FAUS UniSantos (1999); Estatutário na Prefeitura de São Vicente desde 2009, passando pelas Secretarias: de Obras, Habitação, Defesa Civil e atualmente Meio Ambiente. Membro do Conselho de Patrimônio Histórico (Condephasv) e Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEASV), pós-graduado em Gestão Ambiental Senac SP 2015.
DANIA BRAJATO (TITULAR)
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), com mestrado e doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2020). Atuou como assessora técnica de movimentos sociais urbanos e como dirigente técnica em governos municipais do ABC paulista. Tem experiência na área de Habitação Social – produção habitacional autogestionária e reurbanização de assentamentos precários–, e Planejamento Urbano e Regional – instrumentos de planejamento e gestão territorial. Desde 2016 é Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – Lepur, da Universidade Federal do ABC, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão, e desde 2020 é bolsista-assistente em pesquisa de pós-doutorado intitulada “Pensando ‘Através de Outros Lugares’ e a partir ‘Daqui’: as políticas para as favelas em cidades Latino-Americanas”, vinculada à Urban Studies Foundation.
 

CLAUDIA BASTOS COELHO (SUPLENTE)
Graduada pela FAU-Mackenzie (2003) e mestra pela FAU-USP (2017). Funcionária pública da Prefeitura do Município de Diadema desde 2006, onde atua em projetos de urbanização de favelas, provisão e melhorias habitacionais, estando atualmente como diretora de Planejamento Habitacional. É especialista em projetos e execução de obras de melhorias habitacionais em moradias autoconstruídas e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social).
DANIEL PASSOS PROENCA (TITULAR)
Graduação: Arquitetura e Urbanismo – FAUS/UNISANTOS – 1981; Pós-graduação Latu Sensu: Avaliação e Perícia em Engenharia – IBAPE – 1999 e Engenharia Urbana – UFSCar – 2003; Pós-graduação Stricto Sensu: Engenharia Urbana – UFSCar – 2005; Proprietário desde 1992 do Escritório Proença Arquitetos Projetos e Consultoria em Santos. Atua em projetos acessíveis: residencial, plurihabitacional, comercial, institucional, industrial e Consultoria Técnica; Professor Titular Mestre desde 1999 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UNISANTA; Diretor desde 1991 da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista – ASSECOB e Membro Titular dos Conselhos: CONDEPASA, CODIF, CMDU, CD-AEAS; CONDESAN-ACS e CPA-PMS; Diretor desde 2008 da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS. Está Diretor Técnico Cultural e da Inovação; Inspetor Arquitetura CAF Santos – CREA/SP (2008/09 e 2010/11); Profissional do Ano 2016 – AEAS; Subgerente Regional Santos CAU/SP (2018/19); Conselheiro Titular CAU/SP (2021/23); Membro Titular das Comissões do CAU/SP: Temporária de Acessibilidade – CTA (2021/22); Planejamento.
ALESSANDRA CURADI JOAZEIRO CUCOROCIO (SUPLENTE)
Graduada na Universidade Braz Cubas em 1996. Sócia Proprietária da empresa Atryo Serviços de Arquitetura que atua na área de laudos de avaliação para imóveis urbanos e projetos residenciais, comerciais. Eleita três vezes Presidente da Associação de Eng. E Arq. de Itanhaém, presidente da União das Associações do Litoral Paulista, Conselheira do CREA/SP por 2 mandatos, Coordenadora do GT Mulher Profissional no CREA/SP por 3 anos, coordenou o 1° Fórum da Mulher na região Sudeste . Foi premiada na 64º Semana Oficial de Eng. e Arq. no Rio de Janeiro, onde recebeu em 1º Lugar o Prêmio Tecnologia Solidária, pela Coordenação do Projeto de Moradia Econômica João de Barro do município de Itanhaém. Participou da transição CREA/CAU e integrou o primeiro GT Arquitetura de Interiores do CAU- SP em 2013/2014. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém.
DANIELLE SKUBS (TITULAR)
Arquiteta urbanista desde 2006, mestre em conforto ambiental, ambos títulos pela UNICAMP e especializada em gestão de projetos pela FGV. Doutoranda da UNICAMP no estudo de Realidade Aumentada aplicada ao ensino de AU. Experiência na execução e coordenação de equipes de projetos nas áreas residencial, corporativa e hoteleira e na gerência administrativa, financeira e organizacional de escritórios de projetos. Na área acadêmica é coordenadora de cursos de AU há 6 anos, atualmente na Universidade Anchieta em Jundiaí e docente há 7 anos em cursos de graduação e pós. Hoje é conselheira suplente do CAU/SP, atuante nas comissões de Desenvolvimento Profissional e Tecnologia, onde é coordenadora adjunta e membra especialista. Foi conselheira do CONDEPHALI Limeira/SP por 3 anos e integrante do grupo técnico para preservação do patrimônio.
 

CAMILA MARTINS MASTROROCCO (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista desde 2016, cursando pós-graduação em projetos urbanos. Experiência na execução de projetos nas áreas residencial, comercial e loteamentos e na gerência administrativa, financeira e organizacional de escritório de projetos. Esteve como conselheira e suplente do Fórum de Arquitetura e Patrimônio no Conselho de Cultura Municipal no município de Limeira/SP por 2 anos.
DANILA MARTINS DE ALENCAR BATTAUS (TITULAR)
Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAUUSP, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Instituição Moura Lacerda; Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – 2021-2023; Coordenadora Adjunta da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial (CPUAT) do CAU/SP; Docente em cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Orientador de Mestrado e Docente em cursos de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Lato Sensu Stricto Sensu; Experiência em Gestão Acadêmica adquirida como Coordenadora de Curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora de Trabalho Final de Graduação TFG; Experiência em participação de Conselhos Municipais (CMDU Dourados/MS; COMUR Ribeirão Preto/SP; CONSHAB Marília/SP; Membro do Grupos de Pesquisa EESC-USP e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo; Foi Arquiteto e Urbanista do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Dourados MS; Avaliador de Cursos Superiores (autorização e reconhecimento) membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior BASis, Ministério da Educação do Brasil.

MAURILIO RIBEIRO CHIARETTI (SUPLENTE)
Atua com assessoria técnica a movimentos sociais de moradia em produção de HIS, melhorias habitacionais e regularização fundiária, é responsável técnico do projeto de criação de uma cooperativa de trabalhadores da construção civil em stituação de rua, intitulada Cooperativa Bloco da Rua, tem pós-graduação em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2007), ex-presidente do SASP (2014-2019), foi Secretário Adjunto de Habitação e Planejamento Urbano de Ribeirão Pires (2020), atualmente é vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Secretário Geral do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e Conselheiro Titular do CAU/SP.

EDER ROBERTO DA SILVA (TITULAR)
Eder Roberto da Silva, 52 anos, natural de Ribeirão Preto-SP-Brasil.
Arquiteto e Urbanista-UNESP (2000). Mestre em Engenharia Urbana-UFSCar (2003). Corretor de Imóveis – CRECISP (2023). Radialista-SENAC (1998). Desde 2003 é Professor Universitário em Arquitetura e Urbanismo e em Cursos de Extensão. Cursou Especialización La Sostenibilidad en la Arquitectura y el Urbanismo, Universitat Politècnica de Catalunya, BARCELONATECH, Barcelona/Espanha (2011 e 2019). Atualmente cursa pós-graduação em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Light Steel e Wood Framing (2023).
Foi membro titular do Conselho Universitário da UNESP (1992 e 1998), membro titular do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta-Sistema de Rádio e TV Cultura (1995) e membro do Conselho Nacional das Cidades-Ministério das Cidades. Foi membro titular da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), e atua na Diretoria do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP).
No CREA-SP foi como Conselheiro Titular por dois mandatos. Atuou como Coordenador da Câmara de Arquitetura e integrou grupos Técnicos ligados a ABNT e a Tecnologias.
No CAU/SP foi eleito Conselheiro Titular por dois mandatos (2012-17). Fez parte da fundação do Conselho como diretor financeiro e no segundo mandato como membro titular da Comissão Ética. Foi o idealizador da Revista intitulada Móbile, sendo membro titular do Primeiro Conselho Editorial. Exerceu a gerência do Escritório Regional do CAUSP – Ribeirão Preto de 2018-20.
Em Ribeirão Preto foi secretário do Conselho de Urbanismo (COMUR). Atuou na administração municipal como secretário assistente na Secretaria de Planejamento, e foi diretor do departamento de obras e manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Na cidade de Americana/SP foi diretor Habitação e em São Carlos foi Diretor de análise e aprovação de projetos de obras particulares.
Desde 2010 é sócio na empresa Vilasecasas Arquitetura em Ribeirão Preto/SP.
 

PAULA KATAKURA (SUPLENTE)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1984), mestre e doutora pela mesma instituição e com especialização pela Chiba University. Docente do Curso de Engenharia Civil e coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Práticas Integradas em BIM do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Sócia-gerente da Visart C. Gráficas desde 1990. Atuou nos escritórios de Joaquim Guedes e Arata Isozaki. (Tokyo). Foi pró-reitora do FIAM-FAAM Centro Universitário, diretora e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM (2003-2014) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Urbanismo da mesma instituição. Atualmente é responsável pela organização do novo Curso de Arquitetura e Urbanismo do CEUN-IMT e faz parte do Comitê do programa Grand Challenges Schoolars Programa do IMT vinculado ao National Academy of Engineering (EUA). Foi gerente do Escritório Modelo da Universidade São Marcos. Integrante da Diretoria da ABEA 2022-2023. Avaliadora ad hoc do INEP/MEC desde 2006 e do sistema ARCU-SUR desde 2012. Integra a rede de Células BIM da ANTAC e é representante do IMT no BIM Fórum Brasil. Tem experiência em projetos de sinalização e reurbanização na área de transportes urbanos.
 

EDERSON DA SILVA (TITULAR)
Éderson da Silva, 54 anos, formado em 1992 pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de Bauru/SP. Nesta mesma cidade durante o curso de formação foi estagiário de arquitetura em uma construtora por quase 4 anos, onde atuou também como arquiteto por um curto período de 2,5 anos após a formatura. No final de 1995 retorna à sua cidade, Araçatuba/SP e desde então, em parceria com sua esposa, também arquiteta, atuou como Profissional Liberal na elaboração de projetos e acompanhamento de obras.
Entre julho de 2010 e dezembro de 2016 foi Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba/SP.
Atuou como Diretor da AEAN – Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste, por cinco mandatos, sendo Vice-Presidente em dois deles. Integrou como membro representante da AEAN o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT, por dois mandatos consecutivos, ocupando em um deles a Vice-Presidência (2011-2013).
Como Conselheiro Titular do CAU/SP em 3 mandatos, nos dois primeiros, entre 2011 e 2016, foi membro da Comissão de Ética e Disciplina e na atual gestão (2021/2023) é membro das Comissões Permanentes de Organização e Administração – COA e Relações Institucionais – CRI, foi membro da Comissão Temporária Parlamentar – CTP, coordenou a Comissão Temporária do Concurso de Projeto da Sede do CAU/SP – CTCPS e é o Coordenador da Comissão Temporária de Acompanhamento do Projeto da Sede – CTAPS.

ANITA AFFONSO FERREIRA (SUPLENTE)
Graduada em 1988 pela PUC Campinas, fundou em 1989 a A F Arquitetura Engenharia e Comércio Ltda. Que tem atuação em diversos campos, como projetos e obras de diversos portes e finalidades, residenciais, comerciais e institucionais, além de reformas de interiores, regularização e legalização de construções. Atuando na área de Avaliação de Imóveis, acompanhamento de empreendimentos imobiliários e análise de viabilidade, assessorando na obtenção de financiamento imobiliário por diversas instituições bancárias, foi credenciada da Caixa Econômica Federal de 2000 a 2018. Foi conselheira do CAU/SP nas gestões de 2015 a 2017 e de 2018 a 2020, onde atuou como coordenadora adjunta e depois coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina. Foi membro da Comissão de Comunicação, atuando na elaboração da Revista Móbile na gestão 2015-2017. Foi conselheira do CREA/SP nos anos de 2003 a 2008. Trabalhou na Cohab Campinas de 2004 a 2006, entrando como concursada em 3º lugar na classificação, trabalhando em avaliações de áreas para implementação de novos empreendimentos.
 

EDISON BORGES LOPES (TITULAR)
Nascido em Uberaba-MG, em 30/07/1963, graduou-se em Arquitetura pela FAU-USP em 1.987. Curso de Gerenciamento de Projetos pela FGV concluído em 2.000.
Participação em 2 Congressos do USGBC (U.S. Green Building Council) em 2.007 e 2.010
ATUAÇÃO INSTITUCIONAL
AsBEA – São Paulo
Vice Presidente entre 2012-2014 e 2017 a 2023AsBEA – Brasil
Presidente entre 2014 – 2017CAU/SP
Conselheiro Estadual no mandato 2020 a 2023ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ArGIS – São Paulo – SP
Sócio Diretor desde 2.003G,CP Arquitetos SC Ltda – São Paulo – SP
Diretor Associado entre 2000 e 2003GPA – Grupo Pão de Açúcar
Gerente de Projetos entre 1.999 e 2.000Lockwood Greene Brasil  – São Paulo – SP
Gerente de Arquitetura entre 1997 e 1.999Promon Engenharia – São Paulo – SP
Arquiteto entre 1.995 e 1.997Enger Engenharia – São Paulo – SP
Arquiteto entre 1.993 e 1.995Prefeitura do Município de São Paulo- São Paulo – SP
Arquiteto concursado entre 1.991 e 1.993Construtora Romeu Chap Chap- São Paulo – SP
Arquiteto entre 1.988 e 1.990

JULIA MATTOS DE CASTRO (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), com passagem na Forence University of the Arts – FUA (2013), onde cursou o programa de Restauração e Conservação de Edifícios Históricos. É sócia-fundadora da Marê Arquitetura desde 2017, projetando e executando diversos projetos, com foco residencial. Colabora ativamente com outros escritórios através de consultorias em desenvolvimento, como Biselli Katchborian Arquitetos Associados e PJJ Malucelli – Engenharia e Arquitetura. Devido ao grande interesse na área da saúde, colaborou com o desenvolvimento projetual de novas operações da Scio Education – Ensino e Inovação em Saúde Mental e Grupo Medcin – Ciências da Pele, entre outros. Já participou de concursos como Projetar.org e Itaú Cultural.
 

EDUARDO SALGADO MARCONI (TITULAR)
Arquiteto e Urbanista, graduado, mestre e doutorando pela PUC Campinas.
De 2005 a 2012 trabalhou na Prefeitura Municipal de Amparo como Diretor de Obras e Secretário de Desenvolvimento Urbano, com destaque na coordenação do Plano Diretor Participativo, Plano de reabilitação da Área Central, Plano de Mobilidade, Plano de Habitação, Parque Linear Águas do Camadocaia.
Em 2013 trabalhou como consultor em Planejamento Estratégico na Prefeituras de Jundiaí e São José dos Campos, utilizando como método o Planejamento Estratégico Situacional.
De 2014 a 2016 trabalhou na Prefeitura Municipal de Limeira como Diretor de Licenciamento de Obras Particulares com destaque na coordenação na elaboração da lei de regularização onerosa e o decreto que regulamenta o processo simplificado de aprovação e regularização de obras e edificações.
Em 2016 trabalhou na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista como Secretário de Planejamento e Habtação com destaque na atuação junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo na aplicação dos Estudos de Impacto de Vizinhança na execução de projetos e obras em áreas que estão em processo de Regularização Fundiária.
Atualmente faz parte do grupo docente da Universidade Sâo Francisco na cadeira de urbanismo. Experiência no ambiente remoto no meio acadêmico.
Sócio proprietário do escritório SoloUrbe Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia Ltda desenvolvendo projetos urbanos e consultorias em legislação urbanística.
Em 2021 contratado pela FESP e SEBRAE SP como coordenador de produto que trata da Simplificação do Licenciamento de Obras – Códigos de Obras e Edificações em 122 cidades do Estado de São Paulo.
Em 2022 contratado pelo SEBRAE MG e RO para aprimorar, coordenar e aplicar a consultoria que trata da Simplificação do Licenciamento de Obras – Códigos de Obras e Edificações em 4 cidades do Estado de Minas Gerais e a capital Porto Velho no Estado de Rondônia.
Em 2023 contratado pelo SEBRAE MG e RO para aplicar a consultoria em 21 cidades.
 

LUIZ ANTONIO NIGRO FALCOSKI (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista pela UnB-Universidade de Brasília em 1979. Mestre em Arquitetura pela EESC-USP (1989) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP em 1997. Arquiteto no Escritório de Arquitetura de João Filgueiras Lima-Lelé em 1979, e em grandes projetos urbanísticos e cidades novas nas empresas Encol e Figueiredo Ferraz de 1980 a 1984. É Professor e Pesquisador na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar desde 1983, e do PPGEU- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana desde 1997. Atualmente integra o programa de Professor Titular-Senior aposentado, aprovado pela UFSCar. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Araraquara no período de 2002 a 2006, tendo sido responsável e autor de diversos projetos urbanísticos e pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Foi Diretor do EDF-Escritório de Desenvolvimento Físico e da ASPLA-Assessoria de Planejamento da UFSCar de 2009 a 2014, sendo responsável pelos Planos Diretores de Desenvolvimento Físico e Zoneamento UIrbano Ambiental dos Campi-UFSCar. Consultor em Planejamento e Projetos Urbanos, tendo sido responsável e autor de Planos Diretores Municipais e Regimes Urbanísticos.
FELIPE RAMOS DE OLIVEIRA (TITULAR)
Arquiteto e Urbanista, licenciado em Geografia com experiência em gestão pública, planejamento urbano, projeto arquitetônico, elaboração de projetos sociais direcionados à promoção de políticas públicas para habitação de interesse social, regularização fundiária e preservação do patrimônio histórico e cultural. Iniciou a carreira acadêmica na UFBA em 2006 em Salvador BA, formado pela Universidade Nove de Julho em 2015 (colação de grau 2016) em São Paulo- SP, período em que desempenhou função de Diretor da União Estadual dos Estudantes de São Paulo – UEESP, além de presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo – 9 de Julho – CAAU. Após formado, assumiu os cargos públicos em sequência, Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura do Jabaquara – Prefeitura Municipal de São Paulo – SP (2016/2017); Subgerente Regional do Escritório Descentralizado do ABC CAU/SP (2018/2021) e Diretor de Habitação na Prefeitura Municipal de Franco da Rocha – SP (2021/2022). Diretor do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo – SASP (Dir. Regional 2017 – 2019), (Dir. Financeiro 2020 – 2022); (Diretor de Comun. Adj. 2023 – no cargo).
MAÍRA LAURENÇA GEIA (SUPLENTE)
Formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, em janeiro de 2015. Durante o curso, participou e idealizou um escritório modelo na universidade, além de realizar Iniciação Científica na UMC, com o tema: Acessibilidade em Terminais e Estações de Mogi das Cruzes (SP) e Região. O tema do Trabalho de Conclusão de Curso, foi a criação de um projeto arquitetônico, envolvendo um Terminal Intermodal para a cidade de Mogi das Cruzes.
Em 2020, obteve o título de Mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, com tema: Iconografia e Acessibilidade, na UNICAMP. Publicou diversos artigos relacionados ao tema da dissertação, participou da elaboração de material didático com o tema de ensino em arquitetura e urbanismo e lecionou a disciplina de Desenho Universal e Desenho Arquitetônico na Unicamp. Em 2021, formou-se em Pedagogia, com trabalho de conclusão de curso com o tema: Ensino de Arquitetura em Escolas.
Em 2023, concluiu o curso de Licenciatura em Artes. Atualmente trabalha como arquiteta autônoma, com projetos e obras residenciais e comerciais, atua ainda como professora de graduação, em Arquitetura e Urbanismo na UMC, lecionando disciplinas, tais como: Desenho Arquitetônico, Representação Gráfica Digital e Maquete Virtual. Atua também como professora de Arte do Estado de São Paulo.
 

FERNANDA DE MACEDO HADDAD (TITULAR)
Fernanda Haddad é arquiteta-urbanista, PHD pela University College London (UCL) e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). Ao longo de 15 anos, trabalhou em escritórios de arquitetura em São Paulo e em Londres, atuando em requalificação de espaços públicos e em reurbanização de favelas, além de desenvolver projetos residenciais, educacionais, comerciais e corporativos. Em 2010 tornou-se sócia do escritório Iurbi Arquitetos Associados. Desde 2007 é professora na UNIP onde orienta trabalhos de conclusão de curso e leciona as disciplinas de Habitação Coletiva e Projeto Urbano e Paisagismo. Entre 2011 e 2016 foi responsável pela disciplina de Paisagismo para Interiores no Instituto Europeu de Design (IED) e durante os anos de 2016 e 2017 foi professora dos três módulos de Paisagismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS). Atuou como conselheira do CAU-SP entre 2021-2023.

FERNANDA AMORIM MILITELLI (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista. Doutora em Urbanismo, pesquisa sobre a produção do espaço urbano pós aprovação do PDE em São Paulo (2014). Mestre em Urbanismo, pesquisa sobre Projetos Urbanos e a Transformação Urbana de Bogotá. Pós-Graduação em Desenvolvimento Ambiental e Engenharia de Avaliações e Perícias. Especialização em Direito Urbanístico e Temas Fundamentais de Regularização Fundiária
Oito anos de experiência docente, curso de graduação de arquitetura e urbanismo na Universidade Paulista. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Disciplinas: Projeto urbano e paisagístico, projeto arquitetônico Habitação Coletiva de Alta Densidade, Arquitetura e Urbanismo Integrados, e Seminários de arquitetura, urbanismo e paisagismo contemporâneos.Dezessete anos de experiência em consultoria urbanística: Diagnóstico Socioeconômico e Estudo de Impactos ambientais, na Região Norte e Nordeste do Brasil. Implantação de Plano de reassentamento em Moçambique. Projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social para Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e Estudos de Impacto de Vizinhança para empreendimentos no município de São Paulo.

FERNANDO NETTO (TITULAR)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto FAURP (1988), Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília UNIMAR (2008), Especialista em Arteterapia pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM (2009). E MBA em Marketing e Propaganda pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM (2013), Doutorando em Tecnologia da Informação pela UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” (2023). Atualmente atua como Avaliador de Cursos do MEC/INEP e também do ARCU-SUL, fazendo parte do BASIs. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Superior – SESu – Departamento de Supervisão da Educação Superior – DESUP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Arquiteto Urbanista. Docente nas Áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design Gráfico, Design de Interiores e Gestão. Atuou de 2004 a 2010 como Coordenador Geral do IST – Centro Universitário Eurípides de Marília / UNIVEM e desde agosto de 2016 atua como Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília / UNIMAR. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Avaliações e Perícias pelo Instituto IBAPESP, Gestão Educacional, Computação Gráfica, Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Design Gráfico e Design de Interiores. Compõem o grupo de Avaliadores/Acreditação do CAU/BR. Conselheiro Titular CAUSP (2021-2023) – Avaliador/Acreditador do CAUBR. Atual Conselheiro titular do CAUSP (2021 – 2023).
LINDA TERESINHA SATURI (SUPLENTE)
Mestre em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Franca em 1993.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) Graduação em Formação de Tecnológico em Construções pela Universidade de Franca (1979).
Trabalhou com a firma de arquitetura Gegus&Hellenkemper em Herdeke, Alemanha, 1986. Arquiteta Autônoma em Atelier de Arquitetura em Franca – SP
Superintendente da PROHAB, empresa responsável pela condução da política de Habitação de Interesse Social em Franca 1997 – 2004. Diretora técnica da PROHAB, empresa municipal de Habitação em Franca SP. Docente no Curso de Arquitetura da Universidade de Franca e Cruzeiro do Sul disciplinas: Teoria e História da Arquitetura, Projeto e Patrimônio Histórico. Docente no Curso de Educação e Artes, disciplina: História da Arte da Universidade de Franca -SP
Docente no Curso de Design de Objeto e Design Gráfico, disciplina: História do Design na UNIFRAN Franca – SP Docente na Faculdade de Arquitetura disciplina Teoria da Arquitetura na Moura Lacerda – Ribeirão Preto Docente Gestão Urbana, Planejamento e Administração de Cidades. FACEF Franca SP
Integrou equipe na elaboração e gestão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social em Franca SP Integrou os seguintes Conselhos:
Conselho Municipal de Cultura de Franca SP;
Conselho Diretor da Fundação Mário de Andrade em Franca SP; Conselho Municipal de Habitação de Franca SP;
Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico na Prefeitura Municipal de Franca SP.
Participou do Núcleo Docente estruturante da Faculdade de Design e da Faculdade de Arquitetura da UNIFRAN. Comitê de Assuntos Internacionais na Universidade de Franca.
Atuou no CREA- SP como Conselheira
Atuou no CAU SP como Conselheira suplente.
Autora do livro “Projeto Urbano e Memória Coletiva” . Domínio de Língua estrangeira: Espanhol e Alemão.

FRANCISCO OTAVIANO MERLI DO AMARAL (TITULAR)

Período de licença: 15/01/2024 a 30/01/2024

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, São Paulo, 1986); Especialização em Engenharia de Saneamento Básico (UFSCar, São Carlos, 2002); Especialização em Infraestrutura Urbana (UFT, 2007); Mestrado em Planejamento Urbano (FAU-UnB, 2009);
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: 1986-1991: Assessor Técnico, Industriais Wagner S.A; 1991-1992: Arquiteto, Secretaria de Infraestrutura do Estado do Tocantins; 1993-1996: Arquiteto, Coordenadoria de Planejamento Regional da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo; 1997-1999: Arquiteto autônomo, desenvolvimento de projetos habitacionais e participação em consultorias (EIA-RIMA duplicação da rodovia Fernão Dias; Controle de Qualidade de Obras Civis – Projeto Telesp, IPT-SP); 2000-2001: Arquiteto, Gerência de Desenvolvimento Urbano GIDUR/SP – CEF; 2002-2003: Supervisor Técnico, Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR/TO) – CEF; 2003-2009, Gerente de Engenharia, Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR/TO) – CEF; 2010-2018: Gerente de Filial, Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR/TO) e Gerência Executiva de Governo (GIGOV-CAIXA), tendo participado desde 2000 na análise, acompanhamento de obras e gestão de contratos em programas de habitação (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Programa PRÓ MORADIA, Programa MINHA CASA MINHA VIDA etc), Saneamento básico (Pro Saneamento etc), urbanização (PPI Favelas etc), PAC 1, PAC 2, entre outros. Desde 2020, como arquiteto, lotado na Gerência Executiva de Governo, em Santo André/SP, em programas de desenvolvimento urbano na região do Grande ABC.
PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES DE CLASSE: 2002: Sócio fundador do Instituto de Arquitetos do Brasil -Depto. Tocantins – IAB-TO; 2006/2008: Diretor do IAB-TO; 2007/2009: Diretor do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Estado do Tocantins – SEAGETO; 2008/2010: Presidente do IAB-TO; 2009/2011: Diretor Regional da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da CAIXA – ANEAC.
ANA PAULA KOURY (SUPLENTE)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Mestrado Profissional em Engenharia Civil e do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora da rede de pesquisa CIAM Clima financiada pelo MackPesquisa / CNPq. Pós-doutora pelo IEB-USP. Fulbright Visiting Professor CUNY Global Cities Chair (Bernard and Anne Spitzer School of Architecture, Fall- 2016). Foi membra do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Foi consultora do Instituto Urbem para a elaboração do documento para a conferência da ONU sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável (Habitat III-2016). Coordena o Laboratório Itaim Paulista, envolvendo a universidade e a prefeitura. É membro do Comitê Técnico Científico da Revista de Tecnologia Urbana e Sustentabilidade.

GILBERTO SILVA DOMINGUES DE OLIVEIRA BELLEZA (TITULAR)

É Arquiteto (1985), Mestre (1997) e Doutor (2004) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Foi professor da Faculdade de Arquitetura Brás Cubas (1987/1990), e desde 1990 é professor Dr Adjunto de Projeto e TFG na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Participou da equipe no escritório Rino Levi Arquitetos Associados (1983/1984) e do Arquiteto Joaquim Guedes (1984/1990).
É sócio diretor do escritório Belleza & Batalha C. do Lago Arquitetos Associados, desde 1990 com inúmeras obras executadas.
Tem trabalhos publicados e participou de exposições de arquitetura no Brasil e no exterior.
Foi membro de júri de arquitetura de vários Concursos realizados no Brasil e professor orientador premiado em Concursos de Trabalhos de Graduação. Presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (1997 e 1998) e conselheiro durante três gestões (1994/1999 e 2003-2005).
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento de São Paulo durante duas gestões (2000/2001 e 2002/2003), Vice Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (2001/2003 e 2004/2006) e Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (2005/2008).
Foi homenageado com o título de Personalidade da Arquitetura – 2004 pelo SINAENCO Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia e Arquitetura Consultivas por seu trabalho em prol da arquitetura e dos arquitetos.
Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Arquitetos em Goiânia (2006).
Membro integrante da organização das Bienais de Arquitetura desde a 3°edição, curador da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo – 2005 e membro do Conselho Curador da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo – 2007.
Coordenador adjunto da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SP (2012/2014) e Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP (2015/2017).
LUCIO GOMES MACHADO (SUPLENTE)
Arquiteto pelo Mackenzie 1969.
Especialista em Patrimônio Ambiental Urbano (1978) Mestre (1981) e Doutor (1992) pela FAUUSP
Professor de História da Arquitetura e História do Design na FAUUSP (1972-2015) e FAU Santos (1973-1985) Conselheiro do CREA-SP (1974-1986) Vice Presidente e Presidente em exercício CREA-SP (1986) Conselheiro Conpresp / PMSP (1993-1996) e CONDEPHAAT (2003-2006)
Vice Presidente do Sindicato dos Arquitetos em São Paulo
Diretor do IAB SP (1968-1999), COSU IAB (2001-2005), Vice-Presidente IABSP(1988-1999)
Conselho de Administração Fundação Bienal de São Paulo (1992-2000 e 2015 até o presente Conselheiro CAU/SP (2012-2017)
Sócio- diretor de GMAA – Gomes Machado Arquitetos Associados (de 1979 até o presente.
Atua em projetos e gerenciamento de obras de Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural. Projetos de Comunicação Visual.
HAINRA ASABI ALVES COSTA (TITULAR)
Professora de ciências sociais, mestra em sociologia pela UNESP. Arquiteta formada pela Fundação Santo André. Ativista dos movimentos negros, LGBQIAP+. Mulher travesti e preta.

FELIPE GARCIA DE SOUSA (SUPLENTE)
Felipe Garcia de Sousa, nascido e criado na periferia de Diadema, no grande ABC, é Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, em 2019, onde foi bolsista integral do PROUNI. Trabalha com Regularização Fundiária, análise e viabilidade de empreendimentos de forma autônoma. Atua na área de pesquisa de Preservação e Recuperação dos Mananciais, mais especificamente na APMR- Billings, onde está situado o município de Diadema. Atua na assistência técnica gratuita na área de regularização fundiária e edilícia para associações de luta por moradia em Diadema através do Escritório Popular de Arquitetura – ep.ARQ. Foi Presidente do Instituto de Regularização Fundiária Urbana e Popular – IRFUP e Diretor de Regularização Fundiária na Prefeitura de Diadema entre 2021 e 2023 na gestão do Prefeito José de Filippi. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU da Faculdade de Arquitetura Mackenzie com bolsa MackPesquisa.
IARA RIBEIRO DE BARROS CAMACHO (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista, formada em 2010 pela UFMG. Atua em Licenciamento Ambiental, Análise de Impacto e Gestão do Patrimônio Cultural, desenvolvimento e gestão de projetos em BIM, levantamento e tratamento de dados espaciais e setoriais. Membro da Comissão Técnica de BIM do CAU/SP em 2021.

RAFAELA ENGLER RIBEIRO (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2021 com intercâmbio acadêmico pela Technische Universität München em 2019, foi pesquisadora CNPq, pelo Núcleo Pró-Acesso PROARQ/UFRJ (2017-2018) realizando diagnósticos de acessibilidade em equipamentos de interesse público da cidade do Rio de Janeiro. Assessora de marketing e agente de projetos de desenvolvimento social pela Enactus UFRJ 2015. Avaliadora de Imóveis Urbanos pelo IBAPE-BA em 2023. Atualmente empresária no ramo da arquitetura com ênfase em direito/regularizações imobiliárias.

JANE MARTA DA SILVA (TITULAR)
Jane Marta, 45 anos, nascida em São Paulo SP.
Arquiteta e Urbanista formada na Universidade 9 de Julho UNINOVE em São Paulo/SP. É aluna de graduação em Formação de Professores no ENIAC em Guarulhos/SP.
Cursou Especialización La Sostenibilidad en la Arquitectura y el Urbanismo, Universitat Politècnica de Catalunya, BARCELONATECH, Barcelona/Espanha (2019).
Foi gerente regional do CAU/SP da região de Mogi das Cruzes. Atualmente é diretora técnica de Arquitetura da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes/SP. Atuou com projeto de arquitetura especializado em padarias (2009-2011).Trabalhou na área de regularização de imóveis e projetos residenciais (2011-2016).
É conselheira titular no COMPHAP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes/SP. É representante da AEAMC na UNABAT – União das Associações da Bacia do Alto Tietê desde 2018.
É diretora-adjunta de tesouraria do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP (gestão 2023-2024).
Foi conselheira titular no CMPU Conselho Municipal de Política Urbana de Guarulhos representando o SASP (2017-2019). Foi membra do PDUI RMSP – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo representando o SASP.
Foi integrante da Comissão de Acompanhamento da Licitação da Cidade Albor – Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba representando o IAB-SP (2016). Foi supervisora de operações do Parque Logístico GLP Guarulhos II (2022-23). Foi Bailarina (1990-2000).

KEDSON BARBERO (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista – 2000 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Dom Pedro II – São José do Rio Preto – SP.
· Design de Interiores – 1997 – SENAC, São José do Rio Preto – SP.
· Julho de 2003 – Cria a HABITAT ARQUITETOS RIO PRETO LTDA.
· Setembro 2004/2010 – Assume Presidência do ARQUITETOS PONTO COM AÇÃO;
· Março/2005 – Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Unorp – São José Rio Preto – SP.
· Abril/ 2005 – Conclusão do curso de Capacitadores do Estatuto da cidade – Instituto Pólis – São Paulo – SP.
· Março 2008/2010 – Assume Diretoria Regional do SASP
. Fevereiro 2008/2009 – Vice-Presidente do IAB-SJRP (Instituto dos Arquitetos do Brasil – núcleo S.J. Rio Preto – SP).
. Fevereiro 2009 – Leciona aula de Teoria e História de Arquitetura e Urbanismo na UNIP – Unidade de São José do Rio Preto – SP. 2009/2010 – Conselheiro do Comdephact (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, artístico, cultural e turístico de S.J. do Rio Preto).
· Fevereiro 2011/2013 –Presidente do IAB-SJRP (Instituto dos Arquitetos do Brasil – núcleo S.J. do Rio Preto – SP.
· Novembro de 2012 – Se desliga da HABITAT ARQUITETOS RIO PRETO LTDA.
· Março 2013 – Abertura da empresa KEDSON BARBERO ME – voltada para serviços de Soluções em Arquitetura.
· Janeiro 2014 – Eleito Diretor Regional do SASP.
· Janeiro 2014 – Membro do Grupo de Trabalho: Patrimônio Histórico Arquitetônico do CAU/SP.
· Março 2014 / maio 2015 – Gerente da Regional de São José do Rio Preto do CAU/SP.
· Junho de 2015 – Oficina de Trabalho Identificação e Preservação do Patrimônio Artístico-Cultural – Construindo Redes de Interconexões Municipais que ocorreu no Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).
· Janeiro 2017/2021 – Assume como Diretor Regional do SASP.
· Janeiro de 2023 – Eleito Presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de S.J do Rio Preto – SP.
JOSE ANTONIO LANCHOTI (TITULAR)
Graduado pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1988), Mestre pela Universidade de São Paulo – USP/São Carlos (1998) e Doutor pela Universidade de São Paulo USP/SP (2005), ambos na área de pesquisa sobre “Acessibilidade”; Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda desde 1993 em Ribeirão Preto e Coordenador deste Curso de 2001/2010; Ex-professor da UNIP/Ribeirão Preto, da UNIFRAN/Franca e do Centro Universitário Barão de Mauá/Ribeirão Preto; Arquiteto e Urbanista da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto desde 1994; Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) – 2007/2011 e membro de sua diretoria desde 1993; Membro do Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA de 2007 a 2011 na etapa final da aprovação da Lei nº 12.378/2010 que criou o CAU; Suplente de Conselheiro do CAU/BR 2012/2014 – 1ª Gestão do CAU; Conselheiro Titular do CAU/SP nas gestões de 2015/2017 e 2018/2020; Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP – 2018/2020; Titular do Conselho Nacional das Cidades do Ministério das Cidades – ConCidades de 2008 a 2017; Avaliador do MEC para autorização de cursos de Arquitetura e Urbanismo e avaliador do CONAES/MEC no Programa Arcu-Sul; Conselheiro do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência) 2010/2011; Colaborador do CB-40 da ABNT para a revisão da Norma Brasileira de Acessibilidade – NBR 9050; Membro da Comissão do Programa Brasil Acessível do Ministério das Cidades; Membro (2009) do Programa Incluir do Ministério da Educação para análise de projetos de acessibilidade nas IFES; Coordenador do Estudo da Acessibilidade nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil em 2014 (com publicações); Autor de diversas publicações sobre Acessibilidade; Premiado (1988), Apresentador (1989), Juri (1998) e Consultor (1999/2000) do Concurso Opera Prima para Trabalhos Finais de Graduação.

MIRTES BIRER KOCH (SUPLENTE) 
Casada, mãe e professora. Doutoranda no Programa Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP é bacharel em arquitetura e urbanismo pela Faculdade Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, SP e mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Atuou como pesquisadora no LABIM – Laboratório da Imagem Ambiental (FAU-USP), em projetos de conservação ambiental. Colaborou na Fundação Carlos Chagas (FCC), onde participou da elaboração de concursos públicos. Foi professora na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), na Universidade Paulista (UNIP), no Istituto Europeo di Design (IED) e no SESC Belenzinho. Tem experiência em escritórios de projetos de edifícios de alta complexidade como bancos e data centers. Atualmente, atua como professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

JOSE BORELLI NETO (TITULAR) 
É sócio administrador da Borelli & Merigo Arquitetura Urbanismo, desde 1979; mestre em Arquitetura e Construção (Escola de Engenharia de São Carlos/USP, 1986); professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado, desde 2003.
Foi docente da FAU-USP (1985-2016) e FAU-Mackenzie (1985-1995). Possui atuação destacada nas seguintes áreas: desempenho, conjuntos habitacionais, arquitetura hospitalar e transportes (terminais urbanos, rodoviários e aeroportuários).
Foi diretor de associações, entidades e conselhos profissionais, tais como: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Membro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP), desde sua criação, em 2012; e Diretor Financeiro na gestão 2015-2017.

VIOLETA SALDANHA KUBRUSLY (SUPLENTE)
Paulistana, 29/11/1956. Arq. Urb FAUUSP, 1979. Doutora em Geografia Humana, USP-FFLCH-DG, 2001. Pós-Graduação no ITC, Holanda, 1990 e no Swede Survey, Suécia, 1997. Arquiteta concursada da PMSP, ativa por 37 anos, atualmente aposentada. Especialista em Legislação Ambiental, HIS, Geoprocessamento, Modernização Administrativa e Institucional. Conselheira Titular do CAU/SP, triênios 2015-2017 e 2018- 2020.
JOSE MARCELO GUEDES (TITULAR)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes SP; Gerente Administrativo no CREA/SP de 2007 a 2012 , é Professor Acadêmico e criador do “Caminhos da Arquitetura” um projeto de viagens arquitetônicas. Fez pós-graduação em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos pela FAATESP e Gestão de Projetos pela UFF Universidade Federal Fluminense. Foi professor de pós-graduação no Curso de Design de Interiores no SENAC e FAAP-SJC e na graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP SJC e Anhanguera SJC. Foi presidente da AEA/SJC – Associação de Eng. e Arq. de SJCampos por 2 gestões e é palestrante de arquitetura. Possui escritório de Arquitetura e Projetos há mais de 20 anos na área residencial e comercial.
 

MARIA ENEIDA BARREIRA (SUPLENTE)
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Professora universitária e Coordenadora de Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Atuante em planejamento urbano e em patrimônio histórico e artístico brasileiro.
Área de pesquisa voltada para Educação Patrimonial em Patrimônios históricos e artísticos do Brasil.
LETICIA ROCCO KIRCHNER (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Estadual de Londrina, com extensão na área de habitação social e 18 anos de experiência em planejamento urbano, legislação urbanística, habitação e Reurb. Coordenou planos municipais e projetos de Reurb e ATHIS. Foi responsável pela gestão de projetos multidisciplinares estratégicos para municípios, voltados ao ordenamento territorial e desenvolvimento urbano sustentável. Lecionou pela Unesp em disciplina de Planejamento Urbano em 2016 e 2017. Foi Secretária de Planejamento de Bauru entre 2017 e 2020. Atualmente é diretora de planejamento do Instituto Soma, onde coordena projetos de REURB, ATHIS, planejamento urbano e infraestrutura.
 

KARINA ANDRADE MATTOS (SUPLENTE)
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, Área Paisagem e Ambiente. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na Linha de Pesquisa ´´Teoria, História e Projeto´´, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (mestrado acadêmico) da Universidade Estadual Paulista ´´Júlio de Mesquita Filho´´ – UNESP/Bauru. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista ´´Júlio de Mesquita Filho´´ – UNESP/Bauru (2012). Coordenadora de curso e docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Lins – UNILINS. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP Bauru.

LUCIANA CRISTINA CERON (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista pela FAU USP (2006), com formação complementar através de intercâmbio na Universidade do Porto – Portugal, atuou como professora universitária por mais de uma década. É coordenadora e fundadora do Vivá Centro Montessori. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP. Atuou em pesquisas no grupo pesquisa IAU/USP, com atuação no núcleo de extensão universitária Canteiro Escola. Como profissional autônoma estabeleceu parcerias nas organizações não governamentais: Usina – Centro de Trabalho para o Ambiente Habitado (São Paulo/SP) e Teia – Casa de Criação (São Carlos/SP). Como educadora, atua nos cursos do Lar Montessori, do pesquisador e diretor científico da OMB (Organização Montessori do Brasil), Gabriel Salomão, além de parcerias com universidades e entidades públicas.

GABRIELA GONZALEZ PERONTI (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista desde 2018, formada na Universidade Federal de Pelotas. Experiência na execução e coordenação de equipes de projetos nas áreas residencial, comercial e industrial com aplicação do conceito BIM e na gerência administrativa, financeira e organizacional de um escritório de projeto arquitetônico e construção.

LUCIANA RANDO DE MACEDO (TITULAR)
Formação acadêmica arquiteta e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1990.
Formação complementar: Design de Interior, Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade na construção pela Universidade de Barcelona – ESPANHA. Atividades Docentes: Docente no curso de Design de Interiores – SENAC, Docente no curso Técnico de Edificações – Escola Paula Souza. Histórico Profissional: Autora de projetos residenciais, comerciais, coorporativos, industriais e de arquitetura de interiores. Candidata a vereadora no município de Americana – Eleições de 2020. Representações Internacionais: Participante da comitiva do Brasil pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura) na EXPO SHANGAI 2010 – China. Atividades administrativas: Conselheira no CREA-SP, Coordenadora na Câmara de Arquitetura do GT de regulamentação do CAU e diretora do fórum de entidades de classe. Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana, Diretora Técnica adjunta gestão 2012 a 2015 – CAU/SP, Comissão de Exercício Profissional – CAU/SP, Comissão da Sede do CAU/SP (arquitetura de interior planejamento, mobiliário), Comissão da Compra da Sede do CAU/SP e  Comissão de repercussão Pública CAU/SP.

ANDRE ROGERIO DE SANTANA (SUPLENTE)
Arquitetura e Urbanismo – Universidade Braz Cubas – 1998.
Pós-Graduação, Especialização em Planejamento Urbano Regional – Universidade Católica de Santos – 2006. Atividade atual: Diretor de Habitação, Prefeitura de Bertioga, desde 2017.
Sócio – Proprietário da Empresa MS ARQUITETURA. Sede em Bertioga – SP, Conselheiro Fiscal do SASP – Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, Conselheiro no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bertioga, Conselheiro no Conselho Municipal de Habitação de Bertioga, Conselheiro no Conselho Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura de Bertioga, Diretor de Patrimônio da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga, Presidente da CERPU – Comissão Especial de Regularização de Parcelamentos Urbanos, Relator da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentado de Bertioga em 2019.
LUIZ ANTONIO CORTEZ FERREIRA (TITULAR)
Arquiteto e urbanista, especialista em planejamento de transportes urbanos e em gestão ambiental.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Trabalha no Metrô de São Paulo desde 1986, onde é Gerente de Planejamento e Meio Ambiente, encarregado do planejamento da rede metroviária, desenvolvimento dos projetos diretriz, anteprojetos de engenharia de novas linhas e extensões do sistema metroviário, pelos estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira do sistema, Estudos de Impacto Ambiental e pelo licenciamento e monitoramento ambiental dos empreendimentos da companhia. Está coordenando a execução da Pesquisa Origem-Destino 2023. Mestrando no Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo.
Foi Coordenador de Relações Institucionais na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM. Foi Vice-presidente da AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô e Coordenador Executivo da ILATS – Iniciativa Latino-Americana para o Transporte Sustentável.
Foi conselheiro do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente por cinco anos e membro do Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas. Foi Conselheiro Titular do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (2015-2020), onde coordenou a Comissão de Urbanismo e Mobilidade.

NATHALIA HARTUNG CARVALHO (SUPLENTE)
Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes em 2013, em Engenharia Civil pela Universidade Anhembi Morumbi em 2017 e MBA de Gestão de Projetos na FIAP em 2021.

Atuo como arquiteta autônoma há 10 anos e durante 3 anos trabalhei na Loft, Startup do setor imobiliário.

Há 1 ano também atuo como Head do Archathon na Archa e estamos revolucionando o mercado de Arquitetura e Design.

MAIRA DE CAMARGO BARROS (TITULAR)
Arquiteta urbanista pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2011). Especialista em gestão de obras de conservação e restauro do patrimônio cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada- CECI (2015). Mestra em História pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2022).
Tem experiência em projetos de conservação e restauro, diagnóstico do estado de conservação e adequação de bens histórico-culturais a novos usos, sendo responsável técnica da Panorama Arquitetura e Preservação desde 2015.
Autora do livro: “Fábrica São Martinho: do protagonismo familiar ao patrimônio cultural” (2022) fomentado pelo Programa de Ação Cultural- PROAC, vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
É Conselheira Suplente no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo- IAB-SP (biênio 2021-2023 e 2023-2025).
Também contribui como pesquisadora voluntária para o projeto CNPQ “Inventário participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural”, com atuação efetiva no Núcleo Tatuí, Fábrica São Martinho.
MARCO ANTONIO D ELIA JUNIOR (SUPLENTE)
Arquiteto urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Professor há mais de 10 anos. Sócio fundador da UrbSP arquitetura. Membro da diretoria do IAB desde 2017.

MARCELO DE OLIVEIRA MONTORO (TITULAR)
Arquiteto formado pela Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos em julho de 1991. É profissional com CP³P – Foundation, programa de certificação profissional em Concessões e PPPs, conselheiro fiscal AsBEA 2021-2023, membro do GT INFRA AsBEA e Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo. É sócio da Saraiva + Associados desde 2010, empresa de arquitetura que atua nos setores público e privado. A empresa sede está listada como uma das 100 maiores empresas de arquitetura do mundo, com atuação e obras realizadas expressivas nos segmentos residencial, hopitality, health care, infraestruturas e públicos. Muitos dos projetos no Brasil, desenvolvidos pela S+A, têm fortes componentes ambientais e sociais, pois envolvem licenciamentos nas sedes dos Estados e negociações técnicas com prefeituras. São projetos de aprovação complexa e multidisciplinares, de vários portes, de alto padrão.
SELMA CRISTINA DE SA MOREIRA SIMOES (SUPLENTE) 
Formada pela PUCCAMP, atuo na área de arquitetura e arquitetura de interiores desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e corporativos. Meu escritório com 24 anos de atuação já desenvolveu mais de 600 projetos em várias capitais do Brasil além projetos nos EUA. Durante todo este percurso minha atuação na área de arquitetura e de interiores se tornou relevante com vários prêmios e troféus de reconhecimento adquirido além de trabalhos publicados nas melhores revistas e sites do Brasil além de ter sido premiada na Austrália com um trabalho de landscape indoor. .Tenho me dedicado a trazer para arquitetura de interiores valores relevantes profissionais e éticos, além de somar inúmeras viagens ao exterior elevando assim a qualidade de produção no Design arquitetônico entregue ao nosso cliente. Durante os anos de 2015 a 2018 integrei a diretoria acadêmica e de projetos e ações na ABD ( associação Brasileira .de Designers de interiores ) , desenvolvendo visitas a escolas para uma explanação do mercado de trabalho.. como uma ação colaborativa aproximamaos o Instituto Marangoni de Milano na Itália com a associação o que gerou a colaboração de grandes nomes do design e arquitetura de interiores para o mercado . Como arquiteta busquei junto ABD contribuir com o mercado de interiores que muitos arquitetos fazem parte, promovendo qualidade, profissionalismo, conteúdo e ética.
MARCIA MALLET MACHADO DE MOURA (TITULAR)
Graduada pela Universidade Braz Cubas em 1978, recebi o prêmio “Cassiano Ricardo” sobre a História de S. José dos Campos. Especialista em controle ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pós-graduada em História do Brasil Contemporâneo-FEUSP. Atuei como autônoma em São Sebastião e atualmente sou sócia de indústria da área da construção civil. Fui presidente, por três mandatos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião, onde estabeleci convênio com o Município para a Assistência Técnica a população de baixa renda, fui Diretora da FAEASP e vice-presidente do CONDURB. Eleita Conselheira do CREA-SP coordenei a Câmara de Arquitetura, onde representei nosso Estado no Confea para a implantação deste novo Conselho. Estruturei a Diretoria Técnica do CAU/SP, com procedimento e processos, eliminei burocracias e reduzi prazos. Estive a frente da fiscalização e na implantação de 10 regionais e da sede de S. Paulo, orientando os profissionais e fiscalizando àqueles que afrontavam a nossa classe. Lutei junto ao CAU/BR para a aprovação da Resolução 134, que isenta os arquitetos com doenças graves do pagamento de anuidade. Representei o CAU/SP no Grupo de Estudo da Norma de Inspeção Predial com vistas a inserção dos arquitetos neste mercado de trabalho. Aproximei o Corpo de Bombeiros para entenderem a importância do arquiteto nos projetos de segurança contra incêndios. Trabalhei sempre em defesa da ética profissional. Atualmente conselheira e coordenadora da Comissão de Relações Institucionais do CAU/SP tive como meta a capacitação dos profissionais através de parcerias com entidades de classe como o IBAPE e do poder público como o SEBRAE.
 

GUSTAVO RAMOS MELO (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista formado pela FAU – UBC (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas em 1998), Nascido em Minas Gerais; Especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Santa Cecília – Santos em 2000; Especialização em Prevenção e Combate ao Incêndio para Edificações em 2000; Sócio Proprietário da Melo & Santana Arquitetura desde 2000; Presidente Eleito da AEAAB (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga) período 2003 a 2007; e Reeleito para período 2007 a 2009; Coordenador da UALP (União das Associações Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Litoral Paulista) eleito em 2003 e reeleito 2004; Presidente da Comissão de Ética e disciplina profissional da FAEASP (Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) período 2003 a 2006; Diretor financeiro da FAEASP, 2006 a 2009; Conselheiro suplente do CREA-SP 2001 a 2003; e 2004 a 2006; Diretor Técnico do CREA-SP em 2006; Inspetor chefe do CREA-SP em 2008; Chefe de Gabinete de Bertioga em 2009, e Secretário de Planejamento e Habitação de Bertioga em 2009; Assessor da Presidência do CREA –SP (Conselho de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo) em 2011; Eleito Vice Presidente do CAU –SP, (2012 a 2014), Eleito Conselheiro do CAU SP 2014 a 2016; Secretário de Governo e Gestão da Prefeitura de Bertioga –SP ( 2017 a 2020) e 2021 até hoje.

MARCOS CARTUM (TITULAR)
É arquiteto, urbanista e designer gráfico, com especialização em museologia. Destacam-se entre seus trabalhos, como autor ou co-autor, o Plano Diretor do Parque Ibirapuera (incluindo a coordenação da implantação do Museu AfroBrasil, do Auditório Ibirapuera, da Escola de Astro-Física e do Planetário), o conjunto cultural “Praça das Artes”, o Circo-Escola Piolin/Centro de Memória do Circo, a Praça/Memorial 17 de julho, o Centro de Convívio e Cultura do Sítio Mirim, o Monumento ao Migrante Nordestino, o Memorial da Luta pela Justiça e o Museu da Cidadania e dos Direitos Humanos. Recebeu diversas premiações, entre elas o primeiro lugar no Concurso Nacional para o Monumento aos Imigrantes e Migrantes no Estado de São Paulo e o Prêmio Melhor da Arquitetura – Revista Arquitetura e Construção e Building of the Year – Icon Magazine Awards (Londres) ambos pelo projeto “Praça das Artes”. Como designer gráfico, destacam-se: a expografia do Museu Anchieta no Páteo do Colégio, do Museu do Telefone e das exposições “Itaú Cultural – 20 anos”, “1924: a Revolução Esquecida”, “Rubens Paiva – não tens epitáfio pois és bandeira” e “Advogados da Resistência” e “PCB – 90 anos”. Atualmente dirige o Museu da Cidade de São Paulo. Foi professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos/USP e das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da PUC/Campinas e da Universidade Braz Cubas.
IGOR CORTINOVE (SUPLENTE)
Arquiteto e urbanista pela Universidade Anhembi Morumbi em 2005. Colaborou com o escritório Def Projetos entre 2004 e 2011. Desenvolveu projetos com a equipe do Una Arquitetos de 2011 a 2014. Na última década, atuando como arquiteto público pela Prefeitura de São Paulo, realizou diversos projetos de equipamentos públicos municipais, entre eles, os últimos 12 CEUs implantados na cidade. Desde 2008 também desenvolve projetos independentes.

MARIA CRISTINA PINHEIRO MACHADO SANCHES (TITULAR)
Arquiteta e urbanista (1989), UFPR; especialista em Gestão do Meio Urbano (1990), PUC-PR e UTC, França; mestra (2000) e doutora (2019) em Engenharia Urbana, UFSCar. Esta profissional desde sua graduação voltou suas atividades ao urbanismo, dentre as atribuições conferidas ao arquiteto urbanista. No urbanismo, aliou sua carreira profissional de arquiteta urbanista à carreira acadêmica, através das seguintes atividades: práticas do urbanismo (assessorias, consultorias e desenvolvimento de projetos e planos diretores e setoriais); acadêmicas (como professora de curso de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas ao urbanismo e como pesquisadora); de gestão urbana (ocupando por diversas vezes cargos de confiança em prefeituras municipais aliados às práticas urbanísticas – secretária, diretora e assessora); e, de gestão acadêmica (como coordenadora, subcoordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, membro do Núcleo Docente Estruturante, membro do Colegiado de Curso, membro de Congregação Universitária; como também, participando de diversas comissões universitárias, como por exemplo, a CPA – Comissão Própria de Avaliação). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Municipal de Turismo; é professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi – IMESB; e é membro dos seguintes conselhos e comissões em Catanduva: CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano); COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e CMRF (Comissão Municipal de Regularização Fundiária).
JOSÉ QUIRINO DE ARRUDA (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista com Deficiência Visual, graduado em Arquitetura e Urbanismo em 1982 (CAU/SP nº A8650-9 e CREA/SP nº114.929-D) e em Direito em 1977; estagiou na Procuradoria Geral do Estado em 1976 e no Ministério Público em 1977 (OAB/SP nº 53.620); estruturou a Secretaria de Planejamento Urbano de Itu, atuando como Diretor entre 1989/1992 coordenando a elaboração do Plano Diretor entre 1990/1992( com a participação da PUCCAMP, EMPLASA e SEPAM); estruturou o Departamento de Trânsito de Itu, atuando como Diretor entre 1997/1999; responsável pela criação dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do CEUNSP (Itu) em 1999 e Decoração e Design em 2000, coordenando os cursos entre 1999/2002; professor nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo, trânsito e mobilidade urbana, nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Decoração e Design e Engenharia Civil; participou de discussões internacionais nos EUA e Portugal sobre Urbanismo e sobre Criatividade e Inclusão; atua junto a empresa JQ Arquitetura e Urbanismo ltda. com diversos projetos residências, clínicas, edifícios, sistema viário e praças de lazer e esportes, além de atuar na área de restauração em prédios históricos (Santa Casa de Misericórdia de Itu sec.XIX, Instituto Borges de Artes e Ofícios Itu e Real Fábrica Nacional de São João do Ipanema em Iperó sec.XIX). Atualmente é Diretor de Arquitetura e Urbanismo da AEAItu, da qual foi cofundador, presidente entre 2000/2002 e responsável pela doação do terreno e abertura da rua em que a sede está localizada (Rua Arquiteto Marcio João de Arruda, número 300). Tem publicações na área de mobilidade urbana, e foi membro do GT de Trânsito do CREA-SP.
MARIA ERMELINA BROSCH MALATESTA (TITULAR) 
(Meli Malatesta) foi graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1978, mestra em Paisagem e Ambiente e doutora em Planejamento Urbano e Regional, ambos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2008 e 2014, respectivamente, com a dissertação “Andar a Pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo” e com a tese “A bicicleta nas viagens cotidianas do município de São Paulo”.
Trabalhou por 35 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, onde se especializou em políticas, planejamento e projeto de Mobilidade Ativa, a pé e por bicicleta e atualmente é professora convidada da Pós-Graduação – Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultora em ações, políticas, planejamento e projeto urbanos para redes de mobilidade não motorizada. Também atua como ativista pela Mobilidade a Pé como presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP – Associação Nacional de Transporte Público e como conselheira das Ongs ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Cidadeapé e Instituto Caminhabilidade.
É autora dos livros “Pé de Igualdade” – 2018 – Editora Prisma, ” A Rede da Mobilidade a Pé” – 2018 – Editora Annablume e co-autora dos livros “Brasil Não Motorizado”, “Cidade de Pedestres”, “Mobilidade Urbana no Brasil”, “Mobilidade Humana para um Brasil Urbano”.
MARIA ISABEL RODRIGUES PAULINO (TITULAR)
Arquiteta e urbanista desde 1980. Atualmente pertencente ao quadro de profissionais arquitetos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento_SMUL da Prefeitura do Município de São Paulo a partir do ano de 2001. Participação em estudos urbanísticos com suporte técnico para os PDEs, LUOS, Planos Regionais e outros. De 1989 a 2000 atuação junto à Secretaria Municipal de Habitação coordenando as ações referentes aos projetos de construção de unidades Habitacionais e de urbanização de favelas nas subprefeituras de Capela do Socorro e Santo Amaro, incluindo Projeto Guarapiranga. Direção da divisão Técnica de Planejamento – Habi 1 da Superintendência de Habitação Popular, ocasião em que demos início ao georreferenciamento das favelas, através do mapeamento digital no então Mapa GEOLOG. Em 1989 cargo de arquiteta no Escritório Regional de Saúde (ERSA-12) de Itapecerica da Serra com atribuições de análise segundo o Código Sanitário do Estado de São Paulo, visando aprovação para implantação dos projetos dos municípios sob controle do ERSA-12; De 1980 a 1988 elaboração de projeto e construção de residências. Cursos de especialização no IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e na (Universidade de Brasília) UNB.
FLÁVIA SANTOS SANTANA (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista pela FAUUSP desde 2014, especialista em gestão de projetos de arquitetura pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela FAUUSP.

MARIA JOCELEI STECK (TITULAR)
FAU PUC Campinas (1984); a frente da STECK Arquitetura e Urbanismo desde 2000. Área de atuação: projetos de Arquitetura em diferentes escalas e projetos Urbanos. Algumas apresentações de projetos: no Congresso Internacional de Arquitetos UIA 2021 “Mudanças e Emergências”, Circuito urbano ONU-HABITAT 2020; Guia IAB Agenda 2030 vol. 1; prêmio IAB-SP 75 anos; 5º prêmio Saint Gobain; Cargos-associações: AsBEA-SP: Vice-presidente AsBEA -SP 2023-25 na área Grupos de Trabalho; Cons. supl.2021-23 conselheira pela AsBEA no CMDU (Conselho Munic. Desenvolvimento Urbano de Campinas); na Frente Parlamentar de Legislação urbana de Campinas e suplente pela AsBEA na CPLE Campinas (Comissão Permanente de Legislação Edilícia); Co-coordenadora GT Infraestrutura AsBEA SP desde 2020 e integrante GT Sustentabilidade AsBEA SP desde 2022. CAU/SP gestão 2021-2023: Suplente de Conselheiro na comissão exercício profissional-CEP e temporária parlamentar-CTP; Suplente de Conselheira no Núcleo Gestor do Plano Diretor de Louveira pelo CAU/SP 2022/2023. Fundo Haja Campinas: Associada fundadora do Fundo Haja, grupo de pessoas solidárias organizadas por meio de uma Associação sem fins lucrativos que busca adquirir imóveis vazios, especialmente aqueles de interesse histórico e cultural em áreas centrais, restaurá-los e disponibilizá-los para locação social, promovendo a moradia digna a preços acessíveis para a população de baixa renda e gerando trabalho e renda na cidade de Campinas.

EDUARDO NOGUEIRA MARTINS FERREIRA (SUPLENTE)
Formado FAUUSP-1974, Mestre FAUMack e desde 1986 professor de projeto na FAUMack. De 1975 a 1995, como arquiteto na Itauplan elaborou e coordenou projetos agências bancárias, edifícios administrativos, residenciais e industriais. A partir de 1995 com a Purarquitetura vem trabalhando com projetos de edifícios residenciais, serviços, corporativos (Triple A), escolas, universidades, hotéis, clinicas, entre outros. Tendo atuado no IAB, Sinaenco, é membro do Conselho Deliberativo AsBEA-SP 23/25.
MARIANA CICUTO BARROS (TITULAR)
Pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU/USP), Doutora pela Universidade Federal do ABC (UFABC) em Planejamento e Gestão do Território com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, Portugal, no período de março/agosto de 2017, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2011) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2003). Atualmente é Professora no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) do Campus de Presidente Prudente. Professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no período Agosto/2022 – Junho /2023. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho no período 2012 – 2022 e do Instituto Federal de São Paulo no período 2020-2021. Foi Arquiteta colaboradora de Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) no período 2004 – 2014 e desde 2019 coordena cursos e projetos relacionados ao tema da ATHIS.
 

ANA CAROLINA ALENCAR NUNES (SUPLENTE)
Formada em 2003 pela PUCCamp, com mestrado em “Estado, Governo e Políticas Publicas” pela FLACSO. Desde 2004 trabalha no poder público, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, regularização fundiária, planejamento, desenho e infraestrutura urbana em diversos municípios como Diadema, Santo André e Rio Claro. Foi Secretaria de obras em Francisco Morato e atualmente é Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Franco da Rocha.

MARIÂNGELA PORTELA DA SILVA (TITULAR)
Arquiteta pela FAU-UFBA (1985), Mestre pela FAU-USP (1999). Arquiteta concursada na CDHU, desde 2003, atuando na Urbanização de Favelas (atual Gerência de Requalificação Urbana). Assistente da Diretoria de Gestão Ambiental do SEMASA (Prefeitura de Santo André) entre 2001 e 2004. Coordenadora de Programas Ambientais na Secretaria de Meio Ambiente de Mauá entre 1997 e 2001. EPAL- Engenheiros Associados – integrou equipe de elaboração d EIA/RIMA (nov/93 a maio94). HAMESA (Habitação e Melhoramentos do Estado da BAHIA S/A. de jul/86-março/87). Membro da Diretoria do SASP (Sindicato de Arquitetos do Estado de São Paulo) Gestões 2005-2007, 2008-2010 e 2012 a 2014. Membro do Conselho Municipal de Gestão Ambiental de Santo André (COMUGESAN) de fev/2001 – ago/2004. Membro do Conselho Municipal de Orçamento de Santo André (Suplente) – gestão 2002/2003. Participante dos Grupos de Trabalho de Desenvolvimento e de Qualidade Ambiental do Projeto “Cidade Futuro”, promovida pela Prefeitura de Santo André. Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Mauá. (ago/97 – dez/99). Membro da Coordenação Executiva do Núcleo Regional de Educação Ambiental do ABC. (dez/97 – dez/98). Representante discente no Conselho de Pós-Graduação (CoPGR)da USP (1995-1997). Representante Discente da Pós-Graduação na Comissão de Pós-Graduação, Conselho de Pesquisa e Congregação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1993, 1994, 1995, 1996).

WESLEY CAFÉ CALAZANS (SUPLENTE)
Arquiteto e urbanista, formado em 2019 pela universidade Anhembi Morumbi. Estagiou na prefeitura de São Paulo no Fab Lab Livre SP, na prefeitura de Mauá, dentro da secretaria de planejamento urbano. Trabalhou como arquiteto e designer na ForCasa Incorporações Imobiliárias no desenvolvimento de projetos de expansão. Além de experiências como designer UX/UI e no desenvolvimento de plataformas para visualização de dados urbanos, com uso de tecnologias de mineração de dados e machine learning.
Atualmente está cursando uma segunda graduação na UFABC no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, com a expectativa de cursar Biotecnologia e Ciência da Computação.

MARINEIA LAZZARI CHIOVATTO (TITULAR)
Especialista em Habitação e Cidade e em Gestão de Projeto de Arquitetura Atuação como profissional em Projetos, Obras, Acompanhamento, Gerenciamento, Consultoria e Aprovações Legais. Conselheira no Conselhos: da APA Várzeas do Tietê e coordenação da Câmara Técnica de Drenagem, Obras e Empreendimentos; no COMDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente; Conselho do Parque Natural de Cultura Negra Sítio da Candinha; Conselho da Estação Ecológica do Tanque Grande e Reserva Biológica Burle Marx, no município de Guarulhos. Membro do Grupo Técnico no Plano Municipal de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas – Guarulhos. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Guarulhos, na Secretaria de Habitação, no Departamento de Desenvolvimento Habitacional. Com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Experiência em obras de Habitação e Interesse Social e Obras em geral. Foi Conselheira nos Conselhos do Parque da Cantareira, no Conselho da APA Cabuçu-Tanque-Grande e no CMDU-Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano-Guarulhos e membro da Câmara Técnica Riscos (Área de Riscos). Foi Membro da Comissão Técnica do PDUI-RMSP-Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo.

MARCO ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA (SUPLENTE)
Graduado em Ciências Econômicas pela PUC/SP (1988) e em Arquitetura e Urbanismo pela UnG (1997), Pós-graduado em Gerente de Cidades pela FAAP (2015). Foi conselheiro do CREA (2011), membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos (2012), participou da Comissão Preparatória da V e VI Conferência da Cidade – Etapa Estadual. Dirigente na FNA onde exerceu a função de Secretário Nacional de Organização e Formação Sindical (2016). Fundou e presidiu a Associação dos Profissionais Concursados nas Carreiras Universitárias no Município de Guarulhos (2017). É dirigente Sindical desde 2011, atualmente Preside o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP. Arquiteto concursado na Prefeitura de Guarulhos onde atuou por cinco anos na Secretaria de Habitação participando na elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social. Atualmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
MELYSSA MAILA DE LIMA SANTOS (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista desde 2020, formada pela universidade paulista mediante bolsa de política afirmativa, construtora de edificações pelo SENAI. Atuei na área de habitação de interesse social com movimentos de moradia. Coordenadora internacional da bienal de arquitetura do quito (BAQ 2020 e BAQ2022). Finalizando a especialização em Arquitetura, Educação e Sociedade na Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade. Atualmente atuo como arquiteta autônoma com arquitetura residencial e design de interiores.
JESSICA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017), realizou Intercâmbio acadêmico cursando a Laurea Magistrale em Progettazione Architettonica na Università Degli Studi Roma Tre, pelo programa Ciência sem Fronteiras em Roma – Itália – 08/2014 -08/2015.
Atualmente é estudante de Pós-Graduação em Urbanismo Social no Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER e estudante do programa UBUNTU: Desenvolvendo lideranças negras no serviço público pela VETOR BRASIL.
Trabalha como arquiteta e urbanista efetiva, lotada na Secretaria de Habitação do Município de São Paulo (SEHAB) desde junho de 2022 atuando no departamento de Projetos, dentro da Coordenadoria Físico e Territorial da Sehab (CFT).
Membro do Comitê BIM, grupo de fomento a implementação da Metodologia BIM dentro da SEHAB, com participação na Equipe de Documentação e Equipe de Modelagem.
Atua junto ao Grupo de Trabalho Técnico Orçamentário – GTTO, subsidiando a elaboração dos projetos de leis orçamentárias municipais no âmbito da Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB. Trabalhou com desenvolvimento de projetos executivos para o mercado imobiliário em escritórios como Athie Wohnrath , Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados e Estúdio Módulo.
MONICA ANTONIA VIANA (TITULAR) 
Arquiteta e Urbanistas graduada pela PUC/Campinas (1985), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP (2003) e doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP (2010); Professora universitária e pesquisadora na área de Urbanismo em cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo no período de 1995 a 2021 em Santos e São Paulo; Líder do grupo de pesquisa Observa-BS da UniSantos (2015/2021); Experiência profissional em gestão pública em várias Prefeituras do estado de São Paulo (Santos, São Paulo, São Vicente, Ribeirão Pires, Caçapava e Santo André); Consultora em organizações nacionais e internacionais (PNUD e OEA), em especial na área de Planejamento Urbano e Regional, Política Urbana e Gestão Ambiental e Habitação de Interesse Social – HIS. Conselheira Titular da Comissão Ordinária de Ensino e Formação – CEF-CAU/SP e Coordenadora da Comissão Especial de Política, Urbana, Ambiental e Territorial – CPUAT-CAU/SP na gestão 2021/2023. Conselheira Titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU do município de Santos por três mandatos, sendo atualmente pelo CAU/SP. Membro da Coordenação do Núcleo BrCidades da Baixada Santista; Associada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU e do Fórum da Cidadania de Santos.
DENIS FERRI DA SILVA (SUPLENTE)
(São Bernardo do Campo, 1986) é arquiteto e urbanista, formado pela FAU-Santos em 2011 e mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP em 2018, com a dissertação intitulada “O terminal de ônibus urbano e a estrutura da cidade”. Possui vasta experiência como docente, tendo sido professor assistente na Universidade Anhembi Morumbi, professor convidado pela Associação Escola da Cidade e professor titular pela Universidade Católica de Santos. Atualmente, exerce a função de docente no SENAC São Paulo.
Com quinze anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial e institucional, colaborou com diversos escritórios, tais como Costa e Macedo, Ricoy Torres, Terra e Tuma, JPG.ARQ, Nitsche Arquitetos, entre outros.
Atualmente, é sócio-diretor do Trívio, um escritório de Arquitetura e Urbanismo que atua na interseção de três caminhos: boas práticas em arquitetura, pesquisa e ensino, e ativismo social. O escritório tem o compromisso ético de enfrentar as crises climáticas e ambientais, buscando soluções sustentáveis, repensando o impacto humano no planeta e promovendo cidades mais equitativas e democráticas.
É coautor, ao lado do arquiteto José Rollemberg de Mello Filho, de projetos de intervenção e requalificação no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação Bienal, edifício projetado por Oscar Niemeyer. Seus projetos também foram premiados pela Gestão do Porto Digital, polo tecnológico de Recife, bem como pela WRI Cidades Sustentáveis e Bloomberg Initiative For Global Road Safety.
Além de sua atuação na área acadêmica e profissional, ocupa o cargo de Diretor de Ação Regional Adjunto no Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, durante a gestão 2023-2025, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento e promoção da arquitetura e urbanismo.
NADIR MOREIRA DA SILVA (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela UGB-Universidade Geraldo Di Biase (antiga FERP), Pós-graduada em Gestão Ambiental. Atua no gerenciamento de de projetos e obras residenciais e comerciais e interiores. Foi Conselheira pelo CAU/RJ na 1ª gestão/2012 e 1º conselheir@ negr@ eleit@ até a gestão 2020. Assumiu a Vice-Presidente do CAU/RJ na gestão 2018-2020, Coordenou as Comissão Temporária de Equidade de Gênero (a 1ª comissão dentre os CAUs UF). Nos períodos em que atuou no CAU participou das comissões: Ética, Exercício Profissional, CPFI e Equidade de Gênero, Foi membro do Instituto dos Arquitetos em Angra dos Reis IAU-AR atuando como Diretora desde 2016-2022. Atua na conscientização do urbanismo para a cidade e no Empoderamento de Mulheres/e Mulheres Negras e na ATHIS para Mulheres.

CRISTIANE LOPES DOS SANTOS (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista desde 2008, formada em Arquitetura & Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2008) Arquitetura de Interiores (Decoração Residencial) pela AEA Educação continua em (2012)
Proprietária da empresa CLArquitetura & Interiores, realiza projetos comerciais, residenciais, condominiais, corporativos, reformas de Interiores, consultorias, gerenciamento de obra ou reforma, regularizações de imóveis, vistorias e estudos de viabilidade financeira.
NALLÍGIA TAVARES DE OLIVEIRA TAVARES (TITULAR)
Licenciada em Geografia (UNESP, 2010), foi pesquisadora do NERA – (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UNIVEF, 2017). Conselheira titular (Gestão 2021-2023) do CAU/SP, atuando na Comissão de Ética e Disciplina, Comissão de Relações Institucionais e Comissão Temporária de Valorização Profissional Reserva Técnica. Atualmente é mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Sócia da Koesam Construtora atuando em licitações públicas no interior paulista.

BÁRBARA CAETANO DAMASCENO (SUPLENTE)
Atuação profissional em assessoria técnica para habitação de interesse social e docente em curso superior de arquitetura no interior paulista. Doutoranda na área de concentração de Habitat pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com foco de pesquisa na incidência da vulnerabilidade socioeconômica em empreendimentos habitacionais de interesse social. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru, com pesquisa voltada à avaliação de políticas públicas de habitação. Graduada no ano de 2017 em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Metodista de Piracicaba (FEAU-UNIMEP).
NANCY LARANJEIRA TAVARES DE CAMARGO (TITULAR)
Formação: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988). Pós-graduação: Título de Mestre em Projeto de Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Pesquisa voltada para a área de Projeto de Arquitetura com ênfase em projetos de requalificação de edifícios ociosos no centro de São Paulo. Profissional: Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP (de 2014 a 2020); Membro Titular da Comissão Eleitoral do CAU/SP em 2020; Membro Titular da Comissão Permanente de Finanças do CAU/SP (de 2015 a 2020); Coordenadora da Comissão de Comunicação do CAU/SP (de 2018 a 2020), Membro Titular do GT de Arquitetura de Interiores do CAU/SP (2016-2017); Membro Titular da Comissão Especial para o Conselho das Cidades do CAU/SP (2016-2017); Membro Titular do Conselho de Obras e Edificações da Prefeitura Municipal de Jundiaí (de 2017 a 2023); Membro Titular no Conselho FUMAS Prefeitura de Jundiaí (2017-2018). Como Perita Judicial atuou nas Comarcas de Jundiaí, Tatuí, Sumaré e Região. Desenvolve há mais de 25 anos em seu escritório de Arquitetura Studio Laranjeira e Camargo, projetos completos (projeto de arquitetura e complementares) para residências de alto padrão, comerciais e institucionais. Executa e gerencia obras em suas diversas etapas de construção.

ANDRE LUIS AVEZUM (SUPLENTE)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – EESC (1993) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU-USP (2007). Foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (de 2012 a 2023). É professor titular desde 1996 na mesma instituição, atuando nas áreas de projeto de arquitetura, representação e tecnologia das construções. Também atua como conselheiro suplente do COMUR – CONSELHO MUNICIPAL DE URBANISMO de Ribeirão Preto e Diretor Adjunto de Relações com as Instituições de Ensino pela AEAARP Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Exerceu cargo de Conselheiro Estadual Suplente no CAU/SP CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO em duas gestões no período de 2015 a 2020. Também desenvolve projetos de arquitetura com diferentes usos e escalas desde 1993 em escritório próprio, com a realização de várias obras na cidade de Ribeirão Preto e região.
NILCE CRISTINA ARAVECCHIA BOTAS (TITULAR)
É docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde desenvolve atividades didáticas, pesquisa, extensão e gestão administrativa. Professora Convidada na Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) e na Universidade de Buenos Aires (UBA). Suas pesquisas são na área de história e teoria da cidade e da arquitetura no Brasil e na América Latina, em temas como habitação pública, os problemas do subdesenvolvimento, da marginalidade e da colonialidade, e sua relação com o território e os fenômenos contemporâneos. Autora de diversos artigos científicos e do livro “Estado, arquitetura e desenvolvimento: a ação habitacional do Iapi” (Fap-Unifesp, 2016); líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL); e coordenadora geral da Associação Iberoamericana de História Urbana (AIHU) para o triênio 2022-2025.

CAROLINA MARIA POZZI DE CASTRO (SUPLENTE)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (1975), mestrado em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos/ Universidade de São Paulo (1986) e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Universidade de São Paulo (2000). Foi Diretora da Divisão de Habitação da Região Central da Superintendência de Habitação Popular da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo (2000- 2004). Foi professora de ensino superior da Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Engenharia Civil, ingresso em 1983, permanecendo até os dias atuais como professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (2008) nas linhas de pesquisa Estudos de Processos e Fenômenos Urbanos e Regionais e Planejamento e Gestão do Ambiente Urbano e Regional. É professora aposentada pela Universidade Federal do ABC desde 2018, onde foi vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ministrando disciplinas no Bacharelado de Planejamento do Território. Desenvolve atividades como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR/UFABC) e no Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos (LABHAB/FAUUSP). Atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e Engenharia Urbana, em temas relacionados ao desenvolvimento urbano e produção da cidade, política urbana e instrumentos urbanísticos, sustentabilidade, política habitacional, financiamento habitacional, requalificação de áreas centrais, gestão do patrimônio imobiliário público e provisão imobiliária residencial com especial interesse em cidades médias do estado de São Paulo e na Região Metropolitana de São Paulo. Possui publicações de artigos e capítulos de livros nas referidas áreas temáticas, e atua como revisora de periódicos científicos e como assessora ad hoc de agências nacionais de fomento à pesquisa.
PAULA RODRIGUES DE ANDRADE (TITULAR)
Graduada e Especialista em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico (FAUS-UNISANTOS), Mestre e Doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (FAU-USP), Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIP-SP) Conselheira do CAU/SP (2021-2023), Pesquisadora e docente na área de história da arquitetura e preservação do patrimônio cultural.

FERNANDA CRAVEIRO CUNHA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo (FAU USP), Especialista em Conservação Preventiva pelo Instituto del Patrimonio Histórico Español de Madrid (atual IPCE), Pós-graduada em Gestão de Obras de Restauro pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI/UFPE) e Mestre em Tecnologia de Construção de Edifícios pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). É professora convidada do curso de Extensão “Preservação do Patrimônio Arquitetônico” da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora da publicação “Pedra Fingida: protagonista invisível do centro de São Paulo” (GAPS Editora). Atua como Perita e Auxiliar da Justiça em processos do Tribunal da Justiça de São Paulo. É sócia diretora da empresa Estúdio BIC Arquitetura e Avaliações, especializada em estudos técnicos de arquitetura, preservação, perícias e avaliações. É membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), dos comitês científicos do ICOMOS Brasil: Técnicas Vernaculares e Preparação para o Risco (ICORP), membro da Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (ANTECIPA).
PAULO ANDRE CUNHA RIBEIRO (TITULAR)
Graduado Arquiteto e Urbanista, com especialização em Gestão e Educação Ambiental. Atua na prestação de serviços, Projetos arquitetônicos, consultoria, e assessoria especializada nas áreas de Planejamento, Gestão e Licenciamento Ambiental e urbano no estado de São Paulo. Experiência Profissional: Coordenação Técnica do Plano Diretor de Caraguatatuba; Docência no Unimódulo/Unicsul – Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Engenharia Civil • Secretário Adjunto de Meio Ambiente e de Urbanismo da Prefeitura de Caraguatatuba Gestão (2009 á 2012) • Conselheiro do CREA SP ( (2005 a 2010) • Conselheiro do CAU –SP • (2012 a 2017) • Gerente do CAU-SP da Regional Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (2018 a 2020) • Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba (1998 a 2000) • Membro do CBH LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) desde a fundação 1997 – Vice Presidente – por 4 gestões. • Presidente do Grupo Setorial Litoral Norte.do Gerenciamento Costeiro – GERCO • Diretor da Associação dos Arquitetos de Caraguatatuba • Diretor do SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo).

ALINE MARQUES ANALHA (SUPLENTE)
Tem 32 anos, é Arquiteta e Urbanista Formada pela Anhembi Morumbi em 2015 e começou sua carreira, ainda como estagiária na prefeitura e posteriormente em grandes escritórios voltados para projetos comerciais, residenciais, industriais e logísticos em São Paulo, onde nasceu e cresceu. Seu amor pelo litoral fez com que ela trocasse a metrópole pela praia, há oito anos, e desde então ela se consolida profissionalmente com seu próprio escritório. Aline já construiu sua própria equipe de confiança. Ela se destaca por trazer soluções inovadoras e sustentáveis aos seus projetos, alinhando o meio ambiente com a estética e funcionalidade. Além disso, Aline também se dedica à Associação de Arquitetos de Caraguatatuba, onde está na diretoria e busca fortalecer a classe com eventos e palestras, além de contribuir com os alunos da Arquitetura. Membro do Conselho Municipal do Urbanismo – CMDU, discutindo e elaborando propostas de projeto de lei de interesse urbanístico. Aline participou ativamente das discussões do plano diretor atual junto com os arquitetos e outras entidades na defesa da preservação do meio ambiente aliado a um crescimento sustentável para nossa cidade.
RAFAEL PAULO AMBROSIO (TITULAR)
Graduado pela UNESP (2002), Mestre pela FAU/USP (2013) e de doutor pela UNISANTOS (2021). Pós-graduado em Gestão da Terra e Regularização de Assentamentos Informais (2009) e em Estratégias para o Patrimônio Histórico Urbano (2019), ambos pelo IHS/Erasmus University/Holanda. Possui experiências nas áreas de Desenvolvimento Urbano e habitação. Sócio-Diretor do escritório Casa da Árvore Consultoria. Atua Coordenador do Programa de Acesso à Moradia Rural para assentamentos e quilombos do INCRA/BR.

JOAO SETTE WHITAKER FERREIRA (SUPLENTE)
Arquiteto-Urbanista (FAUUSP, 1990), Economista (PUC-SP, 1993), Mestre em C. Política (FFLCH-USP, 1998), Doutor em Urbanismo (FAUUSP 2003), Livre-Docente em Urbanismo (FAUUSP, 2013). Professor de planejamento urbano FAUUSP. Diretor da FAUUSP. Ex-Secretário de Habitação de São Paulo -SP (2015-2016).
REGINALDO PERONTI (TITULAR)
Arquiteto e urbanista formado pelo PUC Campinas, com 35 anos de experiência atuando no interior de São Paulo, na elaboração de projetos arquitetônicos e execução de obras. Foi presidente do IAB/SP – Núcleo São Carlos por duas gestões, foi presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos por duas gestões, foi Conselheiro fiscal no IAB Departamento de São Paulo, foi Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos – COMDUSC, foi Conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, na ocasião ocupando a posição de Diretor Adjunto e foi ainda, Secretário Municipal de Obra Públicas da cidade de São Carlos.

LUIZ FISBERG (SUPLENTE)
Atuação profissional:
Chefe do Departamento de Arquitetura da Paulo Abib Engenharia S.A. (1977- 1992) Socio-diretor da FS´A Arquitetura Ltda. desde 1992
Projetos de Unidades Industriais e Administrativas, Nucleos habitacionais, Restaurantes Industriais, Estações Ferroviarias, Auditorios, Residencias. Atividades Didáticas:
Universidade de Brasilia, DF; (1968 – 1974) Faculdade Farias Brito, Guarulhos, SP – (1975 – 1978) Associações/ Entidades:
Curador da 3ª e 4ª Bienal Internacional de Arquitetura, São Paulo – (1997-2001) Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional – (1972 a 1975)
Conselheiro do CREA-SP (2007-2009)
Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Arquitetura, CREA/SP – (2008-2009) Conselheiro do CONPRESP/PMSP – (2008-2010)
Conselheiro do CAU-SP (2012- 2017)
Membro da CPA-Comissão Permanente de Acessibilidade /PMSP – (2014 – 2018).
RENATA BALLONE (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pela Università degli Studi di Firenze, Florença, Itália, com diploma brasileiro junto à Escola de Arquitetura da UFF, Universidade Federal Fluminense em Niterói. Desde 2016 é proprietária do escritório Renata Ballone Arquitetura que atua com projetos residenciais, comerciais e de serviços. Atualmente atua junto à Comissão de Exercício Profissional do CAU/SP como Conselheira titular, eleita para a gestão 2021/2023, e é sócia fundadora e investidora social do Fundo Haja que atua na recuperação do patrimônio histórico no centro de Campinas e o destina à habitação de interesse social.
PAULA FRANCISCA FERREIRA DA SILVA (SUPLENTE)
Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ambos na área de planejamento urbano. Trabalhou como docente de arquitetura e urbanismo por mais de 6 anos em diferentes universidades, dentre elas a PUC-Campinas, a UNIP e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a UNILA. Prestou consultoria na área de planejamento urbano, participando em 2011 no trabalho referente à licitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de análise e caracterização urbana do entorno das estações do Trem de Alta Velocidade (TAV) na unidade de Campinas e, em 2009, do desenvolvimento de Planos Metropolitanos considerados prioritários para o governo do Estado de São Paulo em 2009 – Habitação, Meio Ambiente, Saneamento e Resíduos Sólidos, Transportes, Trânsito, Segurança Pública e Sistema Georreferenciado de Informação (SIG). Desde 2022 é coordenadora de projetos de arquitetura e urbanismo no Estúdio 22 Arquitetura, desenvolvendo projetos arquitetônicos, projetos de regularização, reformas e realizando o acompanhamento de obras.

RICARDO AGUILLAR DA SILVA (TITULAR)
Formado pela Universidade de São Paulo, atuou na área de desenvolvimento de projetos no Banco Itau S/A, Marcelo Suzuki Arquitetura e Urbanismo e Arcadis Logos.
Na Prefeitura do Município de São Paulo, atuou no Programa de reurbanização de favelas da Operação Urbana Águas Espraiadas pela Secretaria Municipal de Habitação.
Atuou na implantação de equipamentos públicos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em especial no desenvolvimento do projeto de arquitetura dos Centros Educacionais Unificados – CEUs de 2014. Pelo Departamento de Edificações – EDIF- atuou na área de desenvolvimento de projeto de arquitetura de escolas, centros culturais, centros esportivos e hospitais junto à Secretaria de Infraestrutura Urbana – SIURB
Atualmente é arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura, no Museu da Cidade São Paulo, atuando na área de desenvolvimento de projetos de arquitetura para restauro e conservação do Patrimônio Histórico do município de São Paulo.
TOMAS GIOIA BRUNORO (SUPLENTE)
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 2004.
Profissionalmente colaborou com arquitetos de destaque na produção nacional e internacional como: Decio Tozzi e Isay Weinfeld, entre outros.
É sócio fundador do escritório LABRA e atualmente atua como coordenador de projetos na Obra de Modernização do Complexo Esportivo do Pacaembu pela PROGEN S.A.

ROBERTO CARLOS SPINA (TITULAR)
Graduado pela FAU Mackenzie em 1986, participou do programa de pós-graduação da FAU-USP de 2010 a 2013. É diretor Educacional e de Difusão Cultural da ADESP, membro especialista convidado da CEP Representação Gráfica e Atividades Técnicas de Arquitetura da ABNT e membro convidado da CTVP-RT Comissão Temporária de Valorização Profissional-Reserva Técnica do CAU/SP. É titular do escritório Roberto Spina Arquitetos Associados e Diretor da empresa Roberto Spina A+I.
ANA MARIA LEAO WEY (SUPLENTE)
Arquiteta formada pela Escola Superior de Belas Artes e em Desenho Industrial pela FAAP. Proprietária da Design Planejamento Arquitetura e Decorações Ltda desde 1978. Fundadora e atual presidente da ADESP-Associação de Design do Estado de São Paulo. Foi diretora social do Clube Athletico Paulistano com atuação importante na recuperação do patrimônio histórico do clube, onde hoje é diretora cultural.

ROSANA FERRARI (TITULAR)
Formada pela FAU PUCC – 1981.
Especialista em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela FAU-PUCC, em 1986-1987. MBA na FGV em Gerenciamento de Projetos – 2013 e 2014.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL
1995/1998 – 4 anos de experiência em administração pública, com Coordenação Técnica do Plano Diretor de Itatiba – Leis 2732/96, 2734/96, 2735/96.
2001- Implanta o Projeto “Casa da Criança”, que abriga crianças de 0 a 8 anos, com apoio da Fundação Ayrton Sena e participação de 40 arquitetos, decoradores e 18 construtoras.
1992/2014 – Várias gestões da Diretoria e Presidência do IAB – Núcleo Jundiaí e Departamento SP – Representante do IAB em órgãos e Conselhos Municipais de Jundiaí e SP. Presidente do Conselho da Serra do Japi – 2 gestões.
2002 a 2004 – Elaboração do Plano Diretor para a Serra do Japi – Lei 417/2004, que cria o Sistema de Proteção das Áreas da Serra do Japi.
2018 – Idealizadora da 1.a Mostra Business de Arquitetura com a Sede do Instituto Business House, envolvendo 08 escritórios de arquitetura e fornecedores da área da construção civil.
NA PRESIDÊNCIA DO IAB SP
2009 – Presidente – promotora da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP; 2011 – Presidente – promotora da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP;
2010 – Participante da Criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em 2010; 2010 – O IAB SP, em conjunto com a CDHU, organiza um Concurso para HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COM SUSTENTABILIDADE.
RONALDO JOSE DA COSTA (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista, formado em 2006 na UNIPLI, atuando como estagiário em duas construtoras no Município de Niterói – RJ. Obteve em 2008 a equivalência do diploma de Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa. Membro da Ordem dos Arquitectos de Portugal desde 2009. Mestre pela Unicamp (2006) – IFCH (Instituto de Filosofia e Ciência Humanas) com dissertação na temática do Patrimônio Cultural construído. Realizou projetos residenciais, laudos técnicos de avaliação de imóveis, diversos projetos comerciais e religiosos em diversos Estados e no exterior, com destaque no Senegal e em Moçambique. Foi Vice-Presidente do IAB – núcleo do leste metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Suplente de Conselheiro do CAU/RJ (2012-2014 e 2015-2017) atuando na Comissão de Ética e Disciplina e Conselheiro Titular do CAU/SP (2021-2023) atuando na Comissão de Ética e Disciplina e da Comissão de Relações Institucionais. Foi conferencista, em 2007, nas Universidades do Porto, Lisboa e Évora com o tema do Patrimônio.

RUTH CRISTINA MONTANHEIRO PAOLINO (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestre em Tecnologia do Ambiente Construído (1993) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental (2000) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional é de 42 anos atuando nas áreas de projeto de arquitetura e interiores e projetos de condicionamento e isolamento acústico de ambientes residenciais, comerciais, serviços e industriais. Como docente em cursos de arquitetura e urbanismo possui 37 anos de experiência, tendo atuado também em cargos de coordenação de curso de graduação e pós-graduação. Atualmente, também atua como consultora nas áreas de desempenho térmico, acústico e lumínico.
WILTON FLAVIO CAMOLEZE AUGUSTO (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista (Unimar – 2010); Especialista em Projeto Arquitetônico (UEL 2011); Especialista em Arquitetura de Interiores (UNIFIL 2012); Mestre em Metodologia do Projeto Arquitetônico (UEL 2014). Arquiteto e Urbanista com escritório autônomo desde 2010. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília – UNIMAR desde 2011. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA na Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA desde 2023. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA na Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA.

SAMIRA RODRIGUES DE ARAUJO BATISTA (TITULAR)
Arquiteta urbanista formada em 2009 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É sócia proprietária no escritório Corpo, Arquitetura e Cidade que tem atuação na área de projetos de arquitetura e em projetos ligados a movimentos de moradia. Na área acadêmica, atualmente é mestranda em Planejamento Urbano e Territorial pela FAU/USP e atua como professora assistente na Escola da Cidade. Participa como conselheira no Conselho Municipal de Habitação na Cidade de São Paulo e também participa da atual gestão do CAU/SP como conselheira estadual, atuando como coordenadora na Comissão de Comunicação, como coordenadora na Comissão Temporária do Centro de Memória e Acervo, e como convidada no Conselho Diretor.
DANTE NABUCO LEVA (SUPLENTE)
Arquiteto e Urbanista, desde a sua formação em meados dos anos 2000, trabalha no ramo de eventos, criando, desenvolvendo, gerenciando e executando o que conhecemos como arquitetura efêmera: cenários para teatro e tv, palcos para shows e festivais, conferências e plenárias, estandes para os mais variados fins, inclusive para lançamentos de produtos e filmes publicitários. Participou do time de criativos de produtoras e agências conceituadas na cidade de São Paulo e hoje dirige, ao lado de sua sócia, o próprio estúdio criativo, Soul Chic Artes e Design, desenhando festas corporativas e socias por todo o país, além de publicar livros como ilustrador. Tem nos felinos e nas formas orgânicas da natureza sua maior fonte de inspiração.

SILVANA SERAFINO CAMBIAGHI (TITULAR)
Arquiteta, Mestre em Desenho Universal pela FAU/USP; uma das fundadoras da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), atual presidente da Comissão representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, Docente dos cursos de Mestrado em Design da Universidade Estácio de SÁ, em Tecnologia Assistiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Foi Comentarista da Rádio Eldorado sobre Desenho Universal. Ministra palestras no Brasil e no exterior, ganhando em 2000, o prêmio internacional “Horizontes que convergem” conferido pela Universidad de Guanajuato (México). Ganhou o 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2008 com a autoria do livro, “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas” – editora Senac. Socia Diretora da “Design Universal Consultoria”.
PATRICIA CERONI SCARABELLI (SUPLENTE)
Doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade FECFAU UNICAMP, Mestre em Urbanismo na PUC-Campinas, 2004, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Paulista, 2001. Coordenadora, na Universidade Paulista, dos cursos Arquitetura e Urbanismo Campus Campinas e Design de Interiores modalidades EaD e presencial e MBA Gestão de Obras de Edificações. Foi docente no curso Arquitetura e Urbanismo do CEUNSP. Atua em projetos e obras, tem livros e artigos publicados e trabalhos em exposições e concursos.

SORIEDEM RODRIGUES (TITULAR)
Arquiteto e Urbanista graduado na Faculdade de Belas Artes de São Paulo;
MBA/Mestrado Profissional Gestão em Bens Culturais na FGV; Especialização em habitação de interesse social, Sorbonne, Paris; Missões de estudos para Arquitetura com a Faculdade de Belas Artes, Madri, Paris, Praga e Roma; Empresário da Construção Civil, com diversos projetos e construção de edifícios residenciais em São Paulo e Interior; Nas últimas décadas, diversas atuações com forte participação no mercado de Construção Civil; Consultor e Assessor, especializado em vidros de alta performance; Abravis; Associação Brasileira de Vidros de Segurança, da qual tive a honra de Presidir: Fundador da Andiv, hoje, Abravidro, Associação Brasileira de Vidros; Participação importante no desenvolvimento de vidros especiais de alta performe Consultor e Assessor para Relações Institucionais; Consultor e Assessor de vidros planos para Construção Civil, Diretor da FIESP, Deconcic, departamento da Indústria da Construção Civil, Membro do Conselho Superior de Construção Civil, Consic FIESP Conselheiro Câmara Municipal de Valores Imobiliários PMSP; Atuação contínua em prol da Arquitetura e Arquitetos, através da FIESP e Associações de Classe na área da Construção Civil: Participação em todas as gestões do CAUSP; Conselheiro suplente, Conselheiro titular, Coordenador de Comissão e Colaborador; Arquiteto Empresário, com participação em diversas missões de interesse da Arquitetura na Construção Civil, em Países da América Latina, Argentina Paraguai e Uruguai, na Europa, Alemanha, França, Espanha e Países Baixos.
IRACY FORTES SQUILLARO (SUPLENTE)
Realizou projetos de arquitetura e urbanismo em várias escalas desde a formação. Destaca com orgulho o conhecimento adquirido como recém formada na área do paisagismo devido ao incentivo dado pelo Arquiteto Dr Zenon Lotufo. Ministrou cursos de botânica para paisagistas no Sindicato dos Arquitetos em São Paulo e em 1985 recebeu o convite do Arquiteto Dr. João Roberto Leme Simões para ministrar a disciplina de paisagismo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes e, desde então dedica-se também a carreira acadêmica. Participou de eventos, congressos nacionais e internacionais, exposições, possui trabalhos publicados em Anais de Congressos, recebeu premiações em concursos, inclusive fazendo parte das equipes de projetos dos escritórios: Padovani Arquitetos, Biselli Katchborian Arquitetos, Spadoni AA. Faz parte do corpo docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (desde 2000) e no Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (eventual). Atuou como Diretora do Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de Santo André (2003 e 2004). Realiza pesquisas sobre a qualidade dos espaços livres públicos e questões ambientais urbanas.
Obs: variações do meu nome ocorrem em publicações, mas trata-se da mesma pessoa.

TATIANA REIS PIMENTA (TITULAR)
Graduada pelo CEUNSP (2012), especialista em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC, 2017), Mestre (2019) e doutoranda pela UNICAMP (2021-2024), docente da graduação de arquitetura e urbanismo da Universidade Paulista – UNIP Campus Jundiaí, possui trajetória profissional nas áreas de Habitação de Interesse Social, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS, Urbanização de Favelas e Regularização Fundiária, atuou de 2013 a 2016 como Diretora e Coordenadora de Habitação na FUMAS, órgão responsável pela implantação da Política Habitacional no município de Jundiaí/SP, sócia da InCidade LTDA, empresa especializada em Regularização Fundiária a atual conselheira titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP (2021-2023).
MEL GATTI DE GODOY PEREIRA (SUPLENTE)
Sou formada pela Universidade Anhembi Morumbi em Arquitetura e Urbanismo em 2005, idealizei meu escritório em 2010 em Campinas no mercado de arquitetura, com especialização em desenho universal e acessibilidade, em projetos de arquitetura, arquitetura de interiores para diversos mercados (residencial, comercial e corporativo) com ênfase também em neurociência aplicada na arquitetura.
Fui Secretária Executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade da Cidade de São Paulo em 2019 a 2021 e coordenadora de Acessibilidade e Desenho Universal da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo;
Atualmente estou como vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo – Núcleo Campinas;
Ex-conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – gestão 2018-2020, onde participei como coordenadora Adjunta do Comissão de Acessibilidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e membro da Comissão de Fiscalização;
Palestrante nos temas sobre Desenho Universal e Acessibilidade.

THAIS BORGES MARTINS RODRIGUES (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista, com atuação nas áreas de projetos e acompanhamento de obras habitacionais e comerciais. Especialista em políticas públicas e sociais da habitação (Uniara) e mestre em engenharia urbana (UFSCar).
Conselheira suplente no CAU/SP – gestão 2021/2023, atuando na Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Docência no curso de Arquitetura e Urbanismo nas áreas de projeto arquitetônico, projeto e planejamento urbano.
LETICIA FAIDIGA (SUPLENTE)
Arquiteta formada em 2016, atuando no interior do estado de São Paulo na região de São José do Rio Preto, Araçatuba e na cidade de Santa Fé do Sul, onde resido, a última cidade do estado, fazendo divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Arquiteta autônoma, trabalho produzindo projetos executivos, arquitetônicos e projeto de interiores residenciais e comercias, bem como seus memoriais descritivos, compatibilização de projetos, consultorias, prestação de serviços para empresas terceirizadas de vistorias imobiliárias e prestação de serviços de levantamento, laudo técnico, vistorias e memorial descritivo para franquias.

VERA LÚCIA BLAT MIGLIORINI (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1985), tem mestrado e doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP (1991/1997). Atua como docente em cursos de graduação e pós graduação desde 1994. Hoje, atua como professora doutora do Centro Universitário Moura Lacerda e professora titular da Organização Educacional Barão de Mauá, ambos em Ribeirão Preto, SP. É pesquisadora do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais e membro do grupo de pesquisa do CNPq Memórias, Identidades e Políticas Públicas. Atualmente, é Conselheira Titular do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo – gestão 2021-2023) onde participa da CPFi (Comissão Ordinária de Planejamento e Finanças) e da CPUAT (Comissão Especial de Política Urbana, Ambiental e Territorial. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, prestando serviços de consultoria principalmente nos seguintes temas: meio ambiente urbano, planejamento urbano, plano local de habitação social, mobilidade urbana, padrões de desempenho, instrumentos urbanísticos e controle da urbanização. É co-autora dos livros Ligados pela História (2022) Urbanismo e Urbanização em Ribeirão Preto: História e Desenvolvimento (2022); Seis passos para a Cidade Humana (2019) e Tecnologia Social para gestão de cidades – Cidadania e Co-criação (2017).
CATHERINE D ANDREA (SUPLENTE)
Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1997), Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2004) e pós-graduada em Gerente de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (2022). Atualmente é Secretaria Municipal da Infraestrutura de Ribeirão Preto-SP e docente no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto-SP. Foi docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNISEB (de 2009 a 2015). Foi Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (de agosto de 2015 a janeiro de 2022) e professora da mesma IES (de 2015 a 2022). Foi professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG – Passos MG ( 2017 a 2018). Foi Chefe de Divisão na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto-SP com a função de coordenação do Grupo de Análise de Projetos Especiais (GAPE) e Comissão de Controle Urbanístico (CCU) ( 2018 a 2019) e Diretoria do Departamento de Urbanismo da mesma Secretaria ( de 2019 a 2021), atuando na análise e deliberação de processos de urbanização e coordenando a elaboração da Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo de Ribeirão Preto. Membro das Comissões de revisão das Leis complementares ao Plano Diretor Municipal de Ribeirão Preto, (Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, Plano de Mobilidade, Lei de Saneamento e Código Municipal do Meio Ambiente). Coordenadora da Câmara Técnica de Regularização Fundiária (CTRF) de Ribeirão Preto. Foi Secrataria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto ( 2021 a 2022). Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos de Edificações para as áreas institucionais de saúde, educação e lazer.

VICTOR CHINAGLIA JUNIOR (TITULAR)
Formado na FAU-PUCCAMP em 1989, atualmente Diretor Presidente da Cooperativa Braço Forte de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Construção e Diretor de Assuntos Jurídicos e legislativos do Sindicato dos Arquitetos urbanistas no Estado de São Paulo – SASP 2021-2024 . Foi diretor da Federação Nacional de Arquitetos-urbanistas- FNA 2013-2016 e ex Diretor e Conselheiro Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB-2006-2012, Coordenador Regional Campinas do CAU/SP 2018-2020, Conselheiro do CAU/SP-2011-2017 e Coordenador da Comissão Permanente de Exercício Profissional do CAU/SP-2011-2014. Diretor de Urbanismo 1999-2002, Secretário de Planejamento e Controladoria 2002-2004 e secretário de Meio Ambiente 2004-2008 na cidade de Americana e membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas 2001 – 2008. Curador de Patrocínio da 8° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Coordenador da 1° Conferência do CAU/SP, Coordenador – fundador da Móbile, a Revista do CAU/SP.
DANIELLA FARIAS SCARASSATTI (SUPLENTE)
Arquiteta da Prefeitura Municipal de Campinas desde 2002, trabalhando na elaboração Planos Diretores, Plano Estratégico de Cidade Inteligente, Regularização Fundiária, estruturação de base de dados geográficos para o cadastro multifinalitário, avaliação imobiliária e representante da Prefeitura de Campinas no Comitê Permanente sobre Cadastro na Ibero-América (desde 2012). Atualmente é assessora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tecnologia e Inovação na Prefeitura de Campinas, conselheira fiscal no Instituto Governança de Terras – UNICAMP e atualmente conselheira suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo- CAU-SP, diretora financeira da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Campinas. Desde 2017, faz parte do Grupo de Governança de Terras do Instituto de Economia da Unicamp (IE/Unicamp) e do Grupo Propriedades em Transformação (CEBRAP, Universidade São Francisco e University of Bristol). Foi coordenadora da rede ibero-americana de especialistas em cadastro imobiliário na Funação CEDDET- Espanha.

VIVIANE LEAO DA SILVA ONISHI (TITULAR)
Arquiteta e urbanista desde 2010, mestre em Engenharia Urbana pela UFSCAR, com especialização em Arte Educação e Gestão e Licenciamento Ambiental. Atualmente é Assessora Técnica na Secretaria de Educação do município de São José do Rio Preto/SP, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Norte de São Paulo e conselheira titular do CAU/SP (gestão 2021/2023). Na área acadêmica atuou como coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unorp (2017 a 2019) e atua como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo há 10 anos. Em gestão pública como Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Habitação de São José do Rio Preto (2017 a 2020), Diretora do Departamento de Obras da Prefeitura de Mirassol (2011 a 2012) e Chefe de Acompanhamento de Convênios do Departamento de Obras da Prefeitura de Mirassol (2010 a 2011).
THAÍS VICENTE SANTOS (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista graduada pelo Centro Universitário de Votuporanga, em 2015. Mestrado em arquitetura e urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 2020. Atualmente é docente do curso de arquitetura da Fundação Educacional de Fernandópolis. É responsável pelos processos de regularização fundiária da prefeitura do município de Cardoso. Também atua em trabalhos de ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social.
VIVIANE MANZIONE RUBIO (TITULAR)
Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986 – Integrou a equipe da Coordenação de projetos do Gerenciamento do Programa Favela Bairro na cidade do Rio de Janeiro (1998-2001). No escritório Solida Arquitetura participou do projeto de requalificação do Bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu (2005), para a urbanização das favelas do Heliópolis em São Paulo e Morro da Coroa no Rio de Janeiro (2003-2004). Integrou as equipes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Extraordinária de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2005) atuando nas obras de urbanização da Favela Santa Marta, cidade do Rio de Janeiro. Foi Secretaria Adjunta de Habitação em Nova Iguaçu (2005-2006). Foi coordenadora de Projetos do Departamento de Projetos e Obras da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco (2006-2017). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (2011/2017) com período de estudos em Lisboa (2016). Coordenadora Adjunta (2019) e Professora do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM (2013). Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (2021-2023). Conselheira Titular do Conselho Municipal de Política Urbana e da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana de São Paulo (2021-2023).
ELUÉ EATONI (SUPLENTE)

Período de licença: 31/01/2024 a 31/07/2024

Arquitete e Urbanista (FAU-Mackenzie), Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública (PUC), Mestru em Políticas Públicas (UFABC), com ênfase em Governos Locais, Participação Social e Relações Intergovernamentais. De 2009 a 2023, servidore públique no departamento técnico vinculado ao Conselho estadual de patrimônio cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPH/Condephaat/SEC-SP). Integrando o Grupo de Estudos de Inventário e Reconhecimento do Patrimônio Cultural e Natural, participou de mais de 100 processos de tombamento de bens culturais com visitas a cerca de 250 municípios paulistas e conhecimento in loco de mais de 100 sítios declarados Patrimônio pela UNESCO.
Tem ampla experiência com: pesquisas, projetos e iniciativas de identificação, proteção, preservação, fiscalização e/ou gestão de bens culturais, sobretudo Conjuntos Urbanos, Patrimônio Ferroviário e Industrial, Sítios Paisagísticos e edificações isoladas; produção de pareceres técnicos quanto a planos e projetos de intervenção de Arquitetura, Restauro, Urbanismo e Paisagismo; promoção de oficinas participativas de formação e capacitação de agentes públicos e da sociedade para preservação de referências culturais; formulação de propostas de políticas públicas; análise de legislação urbanística e edilícia, incluindo conhecimento amplo de Administração Pública e Governo e de Direito Urbanístico e Administrativo.
Atua como Conselheire eleite em colegiados de participação social, como no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU, pela Ciclocidade-Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo / Segmento: Movimentos de Mobilidade Urbana, 2021-2023), onde acompanhou o processo de revisão do Plano Diretor de 2014; e no Conselho Participativo Municipal da Lapa (2018-2020), com recorrente participação em Audiências Públicas e interação com movimentos sociais, coletivos, associações de moradores e outras organizações, com foco em meio ambiente urbano, mobilidade e democracia participativa.

 

Conselheiros – gestão 2021-2023

Conselheiros – gestão 2018-2020

Conselheiros – gestão 2015-2017

Conselheiros – gestão 2012-2014

Atas plenárias
Deliberações plenárias