Conselheiros (gestão 2021-2023)


GESTÃO 2021-2023


CONSELHEIRAS FEDERAIS

Nadia Somekh (TITULAR)

Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conselheira do IAB, conselheira da UIA-União Internacional de Arquitetos (2008-2017). Foi Presidente da EMURB (2002-2004), foi Diretora da FAU-Mackenzie (2005-2009), Diretora da FAU Mackenzie(2005-2009),coordenou a estruturação da pós-graduação na FAU Mackenzie, foi diretora do DPH Departamento de Patrimônio Histórico e Presidente do CONPRESP, Conselho de preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo (2013-2016), autora do livro A cidade vertical e o Urbanismo modernizador entre outros.Ganhou do governo Frances a palma acadêmica em 2018. Professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris. É Conselheira Federal do CAUBR(2018-2020) onde coordena a Comissão de Equidade de Gênero e propôs o Programa “Mais Arquitetos” para ampliar o trabalho de Arquitetura Social no Território brasileiro.

Helena Aparecida Ayoub Silva (SUPLENTE)

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – em 1979. Mestre pela FAUUSP – Área de Concentração “Estruturas Ambientais Urbanas” – Subárea de concentração de pesquisa: Projeto de Edificações, com a dissertação – Conceitos, processos e métodos presentes no projeto de arquitetura; em 1998. Orientador: Prof. Dr. Joaquim Manoel Guedes Sobrinho.
Doutora pela FAUUSP, – Área de Concentração “Estruturas Ambientais Urbanas” – Subárea de concentração de pesquisa: Projeto de Edificações, com a tese – Abrahão Sanovicz: o projeto como pesquisa; em 2005. Direção Técnica Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados EPP. desde 2002 – Sócia Gerente; Professora Doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP – Departamento de Projeto, Grupo de Disciplinas de Projeto de Edificações – a partir de novembro de 1989 – Auxiliar de Ensino de 1989 a 1998 e Assistente a partir de 1998 Doutora: destacando-se as atividades de Vice Presidente da Comissão de Pós-Graduação (2015 a 2017); Coordenação e Vice Coordenação da Área de Concentração Projeto de Arquitetura da Pós Graduação (diversos períodos, sendo 2019 – 2020 Vice-Coordenadora); e Vice_Coordenadora da Comissão de Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (desde 2020). Experiência: 40 anos de atividade professional, realizando projetos de caráter público e privado com ênfase em edifícios de interesse cultural e histórico. 37 anos de atividade pedagógica e de pesquisa relacionadas ao tema de projetos de arquitetura e caráter público e histórico.

CONSELHEIROS ESTADUAIS TITULARES E SUPLENTES

Afonso Celso Bueno Monteiro (TITULAR)
Formação: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (1978). Professor de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (1983 até o presente momento) em várias instituições de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo. Sócio Diretor da PROJET Arquitetura e Engenharia Ltda (1998 até 2018). Vice Presidente de Arquitetura da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (1991-1993). Presidente da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de S. José do Rio Preto (1997-1998). Presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São José do Rio Preto (2003-2004). Conselheiro do CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (2003 a 2008). Coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA/SP (2005-2006). Membro da Coordenação Nacional Das Câmaras de Arquitetura dos CREA/UF (2005-2006). Diretor Técnico do CREA/SP (2007-2008). Presidente em exercício do CREA/SP (maio/ junho 2008). Vice Presidente do SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (gestão 2009/ 2011). Presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (gestão fundadora 2012/2014). Conselheiro do CAU/SP (2015/2017). Coordenador da Comissão Permanente de Fiscalização do CAU/SP (2017). Gerente de Projetos Especiais e Tecnologia do CAU/SP (janeiro de 2018 a julho de 2020).
 

Fabiana Zanqueta de Azevedo (SUPLENTE)
Secretária Municipal de Habitação de São José do Rio Preto.  Arquiteta urbanista e mestre em Engenharia Urbana, Engenheira de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Empresarial. Vinte anos de experiência em gestão pública. Docente de graduação nas disciplinas que abordam a temática de gestão pública e planejamento urbano.

Ailton Pessoa de Siqueira (TITULAR)
Arquiteto e urbanista pela Universidade de Mogi das Cruzes. PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÁ (2010 – 2015); Assessor especial de Planejamento Urbano Coordenador de Meio Ambiente CTAGEO Engenharia e Geoprocessamento (2006 – 2010) Perícia em condomínio, estudos de viabilidade, licenciamento ambiental e assessoria em acessibilidade. Gerente de Perícia / Arquiteto Urbanista PROTRAN ENGENHARIA S/C LTDA (2000 – 2003) DERSA – DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S.A EIA – RIMA dos trechos Norte, Sul e Leste das Obras do Rodoanel Mario Covas. CETESB – COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL Título de reconhecimento de serviços relevantes prestados a nação – CONFEA/CREA.

Flavia Regina de Lacerda Abreu Hartmann (SUPLENTE)

Arquiteta pela Universidade de Brasília-UnB em 1992. Atuando na CET- Companhia de Engenharia de Tráfego, desde 2001, atendendo às demandas de projeto do Sistema Viário, bem como questões operacionais do trânsito. Anteriormente, trabalhou em escritórios de arquitetura em projetos residenciais, comerciais, hospitalares e educacionais. Representante dos funcionários da CET junto ao Sindicato dos Arquitetos e integrando o Conselho Fiscal do SASP na atual gestão.
 

Amanda Rosin de Oliveira (TITULAR)
Graduada na área de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologias – Presidente Prudente; certificada no curso de ‘Comunication, Design and Innovation’ pela California State University Northiridge – CSUN. Estuda os temas gênero, planejamento e mobilidade urbana, com foco na ciclomobilidade. Participou do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo – FCT Unesp de 2014 a 2016. Obteve bolsa CNPq de Iniciação Científica nos anos de 2015 a 2017 com foco no Microclima e Planejamento Urbano do Parque do Povo – Pres. Prudente. Exerceu o cargo de Gerente Administrativa e Presidência Executiva da Ópera Krios Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo entre os anos de 2015 a 2017 e Presidente do Conselho do Núcleo das Empresas Juniores da Unesp. Estagiou no ‘GrupoDEArquitetura’ até junho e foi Auxiliar de Arquitetura até novembro de 2019.

Rivanise Couto (SUPLENTE)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo Funcionária pública do município de Mauá, atuando na Secretaria de Planejamento Urbano de 2004 a 2014; atualmente atua na Secretaria de Mobilidade Urbana.
 

Amarílis da Silveira Piza de Oliveira de Campo (TITULAR)
Amarílis Piza é arquiteta pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2003) e pós-graduada em “ O Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea” pela Universidade Presbiteriana  Mackenzie (2009). Tem experiência em projetos de arquitetura, gerenciamento de obras e urbanização de favelas, atuando ativamente desde a etapa de projetos, até a execução nestas áreas. Colaborou em escritórios como Piratininga Arquitetos Associados, NPC Arquitetura, Sintagma entre outros, tendo ajudado em projetos como Biblioteca Mário de Andrade, agências de publicidade como WMcCann, Leo Burnett, entre outras, fábrica da Marillan e residências de alto padrão. Participou do projeto executivo do Teatro Castro Alves, junto ao Estúdio América. Também atuou em projetos urbanísticos junto à TCRE Engenharia, realizando protos de reurbanização no Tocantins, e urbanização de favelas em Santo André e Parnaíba (PI). Atua desde 2009 em escritório próprio, desenvolvendo projetos residenciais de Arquitetura e interiores, comerciais e corporativos e escolares, sempre que possível fazendo parcerias com colegas e outros escritórios quando a demanda assim exige.
Maria Stella Tedesco Bertaso (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista com graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mestre pela FAU-USP. Especialização em ‘Exhibition Design’ pela Domus Academy, Milão. Mantém escritório próprio desde 2001, desenvolvendo projetos expográficos, residenciais, institucionais, comerciais e corporativos  da implantação à edificação, de projetos de retrofit aos interiores.  Elabora e acompanha projetos expositivos sistematicamente desde 2005. Desenvolveu os projetos expográficos da Anual de Arte FAAP e do FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica SP, RJ, PoAe BH. Elaborou pavilhões para a galeria do SESI-FIESP. Desenvolve projetos expográficos para o MAM-SP e para o Itaú Cultural. Atualmente leciona na graduação do SENAC-SP, na pós-graduação da mesma instituição e na pós-graduação da Faculdade Belas Artes-SP. Foi professora da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP de 1999 a 2016, em Arquitetura e Design e na pós-graduação de Design de Interiores e Design Gráfico.
Ana Claudia de Souza Ferreira (TITULAR)
Especializando-me em Bio Arquitetura; vice presidente do IAB núcleo Guarulhos; trabalhei  em alguns escritórios na região; Atualmente atuo na área de projeto Arquitetônico e Gerenciamento de Obra.
 

Paula Rodrigues de Andrade (SUPLENTE)
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista UNIP (2012-). Foi professora da Universidade Católica de Santos FAUS/UNISANTOS (2015-2018). Possui Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP 2012), e atualmente é Doutoranda na FAU/USP (2019-). Possui Especialização em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico (UNISANTOS-2003). Foi arquiteta no Dep. do Patrimônio Histórico DPH/SMC/P.M. São Paulo (2002-2005). Foi arquiteta da Coord. de Revitalização e Preservação Urbana da SEPLAN/P.M. de Santos (2005-2007). Foi coordenadora do Escritório Técnico Alegra Centro da SEPLAN/P.M. de Santos (2008-2010).

Ana Claudia Fernandes Maciel (TITULAR)
Especialista em urbanismo pela Ecole nationale supérieure d’architecture de Paris la Villette (2014-2016), na área de projeto urbano e arquitetura em grandes metrópoles. Arquiteta e urbanista formada pela UNICAMP (2011). Sua experiência profissional compreende projetos arquitetônicos e urbanísticos em diversas escalas. Participou de projetos de habitacionais e comerciais para o mercado imobiliário, desde a fase de viabilidade até o projeto executivo, com desenvolvimento em plataforma REVIT. Também atuou em projetos de arquitetura, paisagismo e comunicação visual relacionados a mobilidade, compreendendo estações de metrô, trem e BRT. Recentemente atuou em projetos urbanos e concursos de projeto na França. Em paralelo, sempre participou de concursos de projetos urbanos, voltados para a política pública, como forma de exercício e reflexão sobre a atuação dos arquitetos e urbanistas. Hoje é sócio do Estúdio+1, o escritório aposta em parcerias multidisciplinares, atuando como um núcleo articulador entre as seguintes áreas temáticas: planejamento urbano e regional, desenho urbano, infraestrutura verde e meio ambiente, reurbanização de assentamentos informais, patrimônio, arte e cidade, mobilidade, acessibilidade e microacessibilidade.
Camila Campos Tavares Carvalho (SUPLENTE)
Formada pela universidade paulista UNIP (2017) e pós graduada pela faculdade Escola da Cidade ( 2018). Atualmente trabalho como autônoma na área de projetos residenciais e comerciais.

Ana Lucia Ceravolo (TITULAR)
Arquiteta e urbanista (1995) formada pela USP São Carlos. Mestre e Doutora na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Tem experiência em gestão de políticas públicas para preservação do patrimônio cultural, tendo coordenado as ações patrimoniais no Município de São Carlos (SP), por mais de dez anos. Coordenou e acompanhou diversos projetos de restauração arquitetônica. Integra, desde 1996, o Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ArqBras). Atualmente, realiza pós-doutorado sobre a contribuição de Lina Bo Bardi para o campo da restauração no Brasil. Desenvolve também pesquisa, financiada pela Getty Foundation, para desenvolvimento de um plano de conservação e gestão da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, para o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, como coordenadora adjunta. Atua como docente desde 2011 no Centro Universitário Paulista (UNICEP-São Carlos). É autora e organizadora de diversas publicações, destaque para o livro ‘Interpretações do Patrimônio’.

Tatiana de Souza Gaspar (SUPLENTE)
Cursa doutorado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto. Possui graduação (2009) e mestrado (2013) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como colaboradora e coordenadora de projetos em escritório especializado em restauração de bens culturais e em escritórios de arquitetura com ênfase na elaboração de projetos de habitação coletiva. Participou do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto.

Ana Paula Preto Rodrigues Neves (TITULAR)
Arquiteta e urbanista. Professora Universitária. Mestrado e Doutorado na área de Projeto de Arquitetura.

Livia Louzada de Toledo Pugliese (SUPLENTE)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (2016), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (2008) e convênio de Dupla Formação em Engenharia Civil (2005-2006). Possui experiência na área de docência e na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em gerenciamento de projetos de planejamento urbano e ambiental, como Plano Diretor, de Mobilidade Urbana, de Saneamento Básico, de Resíduos Sólidos, de Desenvolvimento Rural, requalificação de área urbana, definição de cenários futuros e Cadastro Técnico Multifinalitário.

Analia Maria Marinho de Carvalho Amorim (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998). Livre Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora da Escola da Cidade e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, tecnologia, urbanismo, projeto arquitetônico, desenho urbano e ensino. Mantém atividades de projeto no seu escritório desde 1984. De 2002 a 2019 foi presidente da Associação Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Hoje dirige o Conselho Científico um dos cinco Conselhos que compõem a Associação. Organizou e coordena a pós-graduação lato sensu ‘Conceber e Construir’ na Associação Escola da Cidade.

Ana Beatriz Goulart de Faria (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista pela FAU-USP 1983; mestra pela FAU-UFR 2019.

André Luis Queiroz Blanco (TITULAR)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas – Tema: Arquitetura Ecológica, especialista em Arquitetura Bioclimática pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC Barcelona/Espanha. Especialista em Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo pela UPC Barcelona/Espanha. Mestre em Geociências pela UNICAMP (2002). Cumpriu todos os créditos do doutorado em Recursos Hídricos Ambientais e Energéticos na FEC – UNICAMP. Foi professor, coordenador e pesquisador de Arquitetura e Urbanismo em várias entidades de ensino desde 1995 (UNIMEP, SENAC, UPC, UB/CETT, UNAR E UNIP). É Diretor Presidente do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total, entidade civil sem fins econômicos com atuação nacional e internacional, desenvolvendo projetos de tecnologias socioambientais voltados à sustentabilidade. Participa e já participou de várias entidades de classe e associações como associado, diretor e fundador no CAU/SP; SASP, IAB, AEAC, AEAP, FAEASP, CREASP,FNA e Cooperativa BRAÇO FORTE.
 

Fernando Rodrigues Neto (SUPLENTE)
 

Andreia de Almeida Ortolani (TITULAR)
Curso de Extensão em Geoprocessamento, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar , (2002- 2004). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista /Bauru (2009). Atualmente é servidora Pública da Prefeitura Municipal de Bauru (1996 – atual). Conselheira Núcleo Gestor do Plano Diretor (2006-2008).  Conselheira do IAB Interior – Bauru/SP (2014-2016). Tem experiência com ênfase em Planejamento Urbano Participativo, Mapeamento de Áreas de Risco. Atualmente, com Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Interiores Ambientação e Produção do Espaço (2018 a 2020). Conselheira do Conselho do Municipio de Bauru 2019-2021.
Leticia Tamisari Ferreira (SUPLENTE)
Arquiteta formada pela FAU Mackenzie em 2012. No final de 2011, associada ao arquiteto Mário Figueroa, funda o escritório FIGUEROA ARQ+URB, onde é co-autora de projetos públicos e privados, especialmente habitação coletiva, equipamentos urbanos, equipamentos de cultura e residências unifamiliares. Desde 2015 participa regularmente como conferencista convidada em seminários e oficinas em distintas cidades no Brasil e no estrangeiro como: Bueno Aires [Argentina], Talca [Chile], La Paz [Bolívia], Zacatecas e Cidade Guzmán [México], Chapecó, Itajaí e Joinville [SC], Curitiba e Cascavel [PR], Fortaleza [CE] e São Paulo [SP]. Em 2017 e 2018 participou como professora assistente do Estúdio Vertical, na Escola da Cidade. Atualmente dirige o desenvolvimento do projeto executivo do Anexo Museu Casa Lacerda, em Lapa, Paraná (1º Prêmio no Concurso Nacional de Arquitetura realizado pelo IPHAN-PR em 2019).
Angela Golin (TITULAR)
Graduada em Hotelaria pelo Senac/Ceatel S. Paulo em Dezembro/1982. Graduada em Arquitetura pela PUC Campinas/SP em Dezembro/1979. Arquiteta com foco em políticas públicas e instrumentos de planejamento urbano; 2009-2013. Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural 2012-2013. Conselheira no Conselho Municipal do Plano Diretor 2016-2018. Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor 2013-2017. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais 2015-2017. Membro do Conselho Municipal de Turismo Iporã Hotéis e Turismo Ltda – Itapetininga/SP, de 1995 a 2001 Cargo: Gerente Geral responsável pela operação administrativa e financeira Riema Empreendimentos Imobiliários Ltda – São Paulo/SP, de 1988 a 1991.

Arlete Maria Francisco (TITULAR)
É graduada pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (1996), com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (2000). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2008). Pós-doutorado em Planejamento urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2020). Foi professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev (2002-2010), onde coordenou também o Núcleo de Habitação (2004-2010). É Docente no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Presidente Prudente-SP, atuando nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Planejamento urbano. É integrante do Grupo de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade. Foi coordenadora do curso de Arquitetura e urbanismo da Unesp (2016-2018) e coordenou o projeto de extensão Planta Popular Paulista (2012-2015). Foi representante da Unesp no Conselho Municipal de Habitação de Presidente Prudente (2012-2016), desempenhando a função de presidente.

Tamires Noely Gomes de Oliveira (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Mogi das Cruzes no ano de 2017, e formada em Comunicação Multimídia pela Universidade Braz Cubas em 2012. Diretora no setor de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura Municipal de Suzano, atuante na entrega e organização de demanda de 1200 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, na elaboração da legislação municipal de regularização fundiária sustentável e em projetos urbanísticos de regularização fundiária do município de Suzano.

Barbara Emilia Kemp Dugaich Auto (TITULAR)
Arquiteta formada pela Universidade Belas Artes, em 2003. Sua experiência profissional iniciou em 1994 devido a formação técnica em Edificação, trabalhando para a Itauplan durante 09 anos. Fundadora e diretora técnica da Kemp Oficina de Projetos e Gerenciamento de Projetos. Empresa de projetos de arquitetura e engenharia, gerenciamento de obra, com foco em tecnologia e inovação na área de construção civil, fundada em 2006. Líder de uma equipe de mais de 150 colaboradores, seu escritório em 2019 entregou mais de 12.000,00 serviços de projeto e gerenciamento de obra, sendo que na sua maioria para clientes de varejo. Hoje seu propósito é usar a tecnologia e inovação para transformar o setor da construção civil, além de focar na formação de sua equipe por meio do desenvolvimento humano e técnico.

Claudia Andreoli Muniz (SUPLENTE)
Professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design e do Núcleo Interdisciplinar de Professores da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (2020). Especialização com o curso de pós graduação Habitação e Cidade, pela Escola da Cidade (2016), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP (2013) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2008).
Bruna Beatriz Nascimento Fregonezi (TITULAR)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015) e mestrado em ‘Human Settlements’ pela Katholieke universiteit leuven, KULeuven, Bélgica (2017). Tem experiência na área de desenvolvimento de projetos de arquitetura e restauro na iniciativa privada; políticas de preservação e planejamento urbano no governo Municipal. É pesquisadora e lecionou disciplinas práticas e teóricas nas áreas de restauro, arquitetura e urbanismo em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Paulista, Universidade Católica de Santos e Universidade Municipal de São Caetano.

Rayssa Saidel Cortez (SUPLENTE)
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP em 2014, é também mestra e doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Tem experiência profissional em projetos de planejamento urbano (PLHIS e regularização fundiária) e soluções locais de saneamento ecológico, a nível residencial. Trabalha na assessoria aos movimentos de ocupações por moradia e realizou monitoria no Curso de Prática Profissionalizante em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (FAUUSP/2019). É pesquisadora no Laboratório Justiça Territorial (LABJUTA-UFABC) e colaboradora no núcleo SP do BrCidades, no eixo meio ambiente.

Camila Moreno de Camargo (TITULAR)
Arquiteta e urbanista. Pesquisadora Pós-Doc pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (campus São Carlos). Docente da Universidade Paulista.

Beatriz Aied (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Arquitetura de Interiores pela Universidade de Araraquara, Uniara. Coordenadora e Professora do curso de Araquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara, Uniara. Foi presidente do Conselho de Patrimônio Histórico do município de Araraquara e é atual membro deste conselho representando o IAB. Foi presidente do núcleo do IAB Araraquara.

Carina Costa Correa (TITULAR)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2017) com trabalho final de graduação: “Nova Esperança: Um Estudo de Conjunto Habitacional na Região Central de Sorocaba”. Possui Especialização em Gestão de Projetos Sociais com Famílias pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019) com projeto de conclusão: “O arquiteto e urbanista como agente social em intervenções habitacionais”. Atualmente cursa pós-graduação em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cruzeiro do Sul e trabalha com instrução de softwares para utilização em Arquitetura.
 

Thais Borges Martins Rodrigues (SUPLENTE)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2011). Especialista em Políticas Públicas e Sociais da Habitação pela Uniara (2017-2018). Mestrando em Engenharia Urbana pela Ufscar (2018-2020). Docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na instituição Unilago, em São José do Rio Preto – SP. Atua como profissional autônoma na área de arquitetura residencial e acessibilidade.
Carina Serra Amancio (TITULAR)
Mestranda pela FAU-USP (2019-). Arquiteta e urbanista. Coordenadora Deliberativa do Instituto Tricontinental de Pesquisa (2018-Atual). Coordenadora nacional do projeto BrCidades (2017-Atual). Compôs equipes técnicas no setor privado e administração pública, com experiência em projetos de infraestrutura urbana e política urbana. Interesse em desenvolvimento urbano, política pública, planejamento urbano. É parte da equipe vencedora do Prêmio APCA, categoria Urbanidade, de 2018.
 

Carolina Heldt D Almeida (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista graduada em 2008 pela FAU-USP, Mestre em 2012 e Doutora em 2019 pelo IAU USP. Professora da pós-graduação e da graduação da Escola da Cidade, da pós-graduação da PUC SP e da graduação da São Judas. Sócia fundadora do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão de Políticas Públicas – AMSUR.
 

Cassia Regina Carvalho de Magaldi (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, especialista em restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico pela Universidade Complutense de Madrid, arquiteta concursada da Prefeitura Municipal de São Paulo; é profissional atuante na área de patrimônio cultural, foi chefe da Seção de Projetos , Restauro e Conservação, e Diretora Técnica da Divisão de Preservação do Departamento do Patrimonio Histórico SMC/PMSP,  trabalhando longo período como responsável pelo desenvolvimento e/ou análise de projetos de restauro do patrimônio edificado paulistano. Conta com larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, e atua principalmente nos seguintes temas: restauração, arquitetura, cidade, ensino e urbanismo. Possui Mestrado e Doutorado en História Social pela PUC/SP,  linha de pesquisa História da Cidade. Associada do ICOMOS/Brasil desde 1989, recebeu premiação do IAB/SP pela realização do melhor projeto e obra de restauração do Solar da Marquesa de Santos. Professora Titular aposentada de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, e de Projeto de restauro arquitetônico e urbanístico na Universidade Católica de Santos de 1987 a 2019. Foi corresponsável pelo curso de pós graduação em Restauro arquitetônico e urbanístico da Universidade Católica de Santos de 2002 ao ano 2019. Sócia da empresa Magaldi e Diegoli Arquitetos associados desde 1987. Destacada a sua larga experiência em intervenções no patrimônio cultural bem como orientações discentes associadas ao universo da preservação, considera-se sua participação imprescindível para as discussões inerentes à preservação do patrimônio cultural paulista.
 

Leila Regina Diegoli (SUPLENTE)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UBC-Universidade Braz Cubas, (1981), mestre e doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Sócia diretora do escritório Magaldi e Diêgoli Arquitetos Associados (desde 1987). Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (desde 1990), e coordenadora do curso (2010 a 2013). Professora e coordenadora do curso de especialização em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico da Universidade Católica de Santos (desde 1997). Arquiteta concursada do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo (1981-2013), Presidente do CONPRESP (2001 a 2003). Avaliadora do Instituto Anísio Teixeira de Pesquisas Educacionais, INEP/MEC na área de Arquitetura e Urbanismo (desde 2007). É membro do ICOMOS ( Conselho Internacional de Monumentos e Sitios/UNESCO e da APCR (Associação Paulista de Conservadores e Restauradores).
Catherine Otondo (TITULAR)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1993). Iniciou seus estudos na École D`Architecture Paris la Seine (1987). Em 2013 obteve o título de Doutora pela FAUUSP, com a tese “Pensar e Fazer: desenho e espaço construído na obra de Paulo Mendes da Rocha”. Foi professora na disciplina de Projeto nos anos 2015-2107 no IAU-USP em São Carlos. Desde 2017, leciona Projeto na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É sócia do escritório de arquitetura Base Urbana com Marina Grinover, com projetos para áreas de urbanização de áreas precárias da cidade, e nas diversas escalas do desenho. Recebeu em 2014 o Prêmio Melhor Urbanidade da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo projeto de reurbanização da Favela do Sapé em SP. Em 2017 foi curadora do Seminário: “Onde estão as mulheres arquiteta?” em parceria de fomento entre o CAU/SP e o Centro Cultural São Paulo.
Lua Nitsche (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1996. Em 1998 ganhou primeiro prêmio no concurso para Plano Diretor de Restauração da Faculdade de Medicina da USP em colaboração com o escritório Andrade Morettin. Em 2001 Fundou a NITSCHE ARQUITETOS ASSOCIADOS LTDA com o irmão Pedro Nitsche, após ter trabalhado nos escritórios: Felipe Crescenti, André Vainer & Guilherme Paoliello e Isay Weinfeld. É professora de projeto na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2009. Concluiu curso latu sensu “Arquitetura, Educação e Sociedade” com 360 horas ministrado pela Escola da Cidade em 2014 e 2015. Em 2012 ganhou o prêmio de melhor obra construída do prêmio Jovens Arquitetos promovido pelo IAB com edifício João Moura.
 

Consuelo Aparecida Gonçalves Gallego (TITULAR)
Doutoranda em Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista do Programa Prosup Capes. Mestre em Urbanismo (PUC-Campinas – 2012). Especialização em Habitação e Cidade (Escola da Cidade – 2010). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Braz Cubas – 1998). Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes na área de Planejamento Urbano, Ambiental e Regional. Arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal de Suzano atuando, principalmente, na área de planejamento urbano e planejamento habitacional. Coordenou o processo de revisão do Plano Diretor Participativo e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (2014) e, coordenou a implantação e o Programa de Assistência Técnica Gratuita no município de Suzano (2011).
Stefania Dimitrov (SUPLENTE)
Profissional de Arquitetura e Urbanismo com mais de 20 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos Habitacionais e de Infraestrutura; Atuação em Gestão de Projetos em BIM – Building Information Modeling; Experiência em Gerenciamento de Projetos de Habitação de Interesse Social, incluindo urbanização de favelas e planos urbanísticos para recuperação de áreas degradadas; Atuação com clientes públicos e privados, além de órgãos financiadores; Gestão de projetos multidisciplinares, tais como geométrico, terraplenagem, redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, canalização, fundação, estrutura, arquitetura, paisagismo e urbanismo; Experiência na implantação de projeto de sustentabilidade do escritório que, através de melhorias em procedimentos internos, resultou na diminuição de resíduos e na economia do consumo de papel; Membro do GT BIM da SINAENCO; Membro da CEE-134 para revisão da ABNT BIM (NBR 15965).
Daniel Passos Proença (TITULAR)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo na FAUS em 1981 pela Sociedade Visconde de São Leopoldo, atualmente UNISANTOS. Pós-graduado latu sensu em Avaliação e Perícia em Engenharia em 1999 pelo IBAPE e stricto sensu em Engenharia Urbana em 2005 pela UFSCAR. Proprietário da Proença Arquitetos Projetos e Consultoria, escritório estabelecido em Santos desde 1992, com atuação em Projetos Residenciais pluri-habitacionais e unifamiliares, Comerciais, Institucionais, Industriais e Consultoria Técnica. Professor Titular Mestre na FAU da Universidade UNISANTA desde 1999. Membro do Conselho Deliberativo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos desde 2010. Participa desde 1991 como Conselheiro e Diretor de diversas entidades de classe tais como Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista – ASSECOB, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – CONDEPASA, Conselho do Código de Edificações de Santos – CODIF, Conselho de Desenvolvimento Urbano – CMDU. Homenageado “Profissional do Ano 2016” pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Inspetor de Arquitetura do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura-CREA por 02 mandatos (2008/09 e 2010/11) na CAF (Comissão Auxiliar de Fiscalização) – Santos; Subgerente da Regional Santos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo– CAU/SP no período de abril/2018 a agosto/2019.
Maria do Carmo Cassani Lopes Soeiro (SUPLENTE)
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas em 1984, com dez anos de atuação no cargo de diretora de arquitetura no escritório “José de Barros Empreendimentos e Projetos” na cidade de Sorocaba,onde  projetou, detalhou e compatibilizou  empreendimentos urbanos, industriais e comerciais de grande porte, atualmente desenvolve projetos de arquitetura residencial, comercial, projeto de mobiliário e desenho de interiores na região de Sorocaba. Conselheira do COMUPLAN, Conselho Municipal de Planejamento da Prefeitura de Sorocaba.  Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do IDS Instituto Defenda Sorocaba. Conselheira do Grupo de Trabalho Ambiental da ACSO Associação Comercial de Sorocaba.  Filiada ao IAB regional Sorocaba desde 2.000 onde atuou em diversos cargos, exerceu a Presidência do IAB no triênio 2017-2019, atualmente é Secretária do IAB. Representante do IAB nos grupos de trabalhos técnicos de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do PDUI, Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba. Associada da AEAS, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba.  Relatora do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do CAUSP triênio 2015-2017.  Desempenhou a função de fiscal do CAUSP no ano de 2014.
 

Danila Martins de Alencar Battaus (TITULAR) – Licenciada de 13/05/2021 a 06/08/2021
Pós-doutorado (IAUUSP), Doutorado (FAUUSP) e Mestrado (EESC-USP) em Arquitetura e Urbanismo; docente de graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo; pesquisadora; experiência em gestão de cursos e participação em Conselhos de Habitação e Urbanismo; avaliador de cursos do INEP/MEC.
Renato Matti Malki (SUPLENTE) – Suplente no exercício da titularidade de 13/05/2021 a 06/08/2021
Arquiteto formado pela Universidade Paulista em 2000. Atuei como arquiteto fiscalizador de obras na Steel Construções e Empreendimentos de 1999 a 2001. Em 2002 criei a Malki Arquitetura, que atua desde então em projetos. No período de 2007 a 2010 a empresa teve uma sócia, que desligou-se da sociedade. Associado da Asbea desde 2009, com atuação mais efetiva em 2017, participando do GTL (Grupo Técnico de Legislação).

Débora Sanches (TITULAR)
Professora de Arquitetura e Urbanismo na graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Professora do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Integrante da Comissão Executiva da Operação Urbana Centro representante do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (gestão 2016 – 2019). Conselheira Municipal de Habitação da Prefeitura Municipal de São Paulo (gestão 2014 – 2016), representante das Universidades. Colaboradora do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (desde 2005 e atual). Sócia Kfouri arquitetos associados (2001 até 2019). Arquiteta e Urbanista na Cohab Bandeirantes em Campinas (1996 até 2001). Coordenadora do Grupo Técnico de Analise de Imóveis (GTAI) no programa Morar no Centro Procentro na PMSP (2002 até 2004).

Viviane Manzione Rubio (SUPLENTE)
Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (2011/2017) com período de estudos em Lisboa (2016). Coordenadora Adjunta (2019) e Professora do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM (2013). Participa do grupo de pesquisa, Urbanismo Contemporâneo Redes Sistemas e Processos, do projeto A produção contemporânea da habitação de interesse social no Brasil e é líder da pesquisa Hiperlugares Moveis da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM. Contribui para o Grupo de Estudos Sócio Territoriais e Urbanos e de Acção Local (GESTUAL) do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD/FAUL), que investiga os processos de transformação urbana e habitacional sobretudo em áreas suburbanas de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil, sob a coordenação da Professora Doutora Isabel Ortins de Simões Raposo. Integrou a equipe da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco (2006-2017). Foi Secretaria Adjunta de Habitação em Nova Iguaçu (2005-2006). Integrou as equipes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Extraordinária de Projetos Especiais do Estado do Rio de Janeiro (2001-2005). No escritório Solida Arquitetura participou da equipe que elaborou o projeto de requalificação do Bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu (2005), para a urbanização das favelas do Heliópolis em São Paulo e Morro da Coroa no Rio de Janeiro (2003-2004). Integrou a equipe de projetos do Gerenciamento do Programa Favela Bairro na cidade do Rio de Janeiro (1997-2001). É Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986).
 

Debora Tognozzi Lopes (TITULAR)
Arquiteta e urbanista, tendo iniciado o curso na USP e concluído na UNIVAP (2006).    Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IP&D Univap: Assentamentos subnormais em zona de influência de APP). Atuou no Plano de Habitação de Interesse Social de Jacareí, em parceria com o MINISTÉRIO DAS CIDADES.   Atuou no Projeto Planta Popular de Guararema, com projeto e construção.  Atuou como Professora assistente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIVAP.  Contribuiu com a Faculdade de Gestão Ambiental da UNOPAR São José dos Campos. Graduou-se em Artes Plásticas na UNICAMP.  Foi colaboradora do programa Caminhos da Arquitetura liderado por Arq.Guedes em São José dos Campos.   Difundiu a empresa familiar Lopes & Lopes Arquitetura e Construção na qual lidera equipe (nome fantasia).   Atua no setor de Projeto e Construção/reformas em São José dos Campos há 14 anos, tendo projetado e construído residências de alto padrão, do alicerce ao acabamento, bem como diversas reformas.   Ministra Workshops e Consultoria no setor de Paisagismo Ambiental e Agroflorestas Urbanas.    Idealizou e dissemina o Programa Projeto com Identidade. Vive e defende São José dos Campos, cidade que adotou há 41 anos.
 

Lais Silva Amorim (SUPLENTE)
Pesquisadora da área de patrimônio e preservação arquitetônica e urbana. Mestre em História da Arte pela UNIFESP (2020), e arquiteta e urbanista pela FAU-Mackenzie (2013). Foi planejadora territorial desenvolvendo planos diretores, LPUOS e processos participativos no IPPLAN SJC (2017-2018), educadora cultural das exposições da FAAP SJC (2017) e arquiteta e urbanista desenvolvedora de projetos de cptm, brt e metrô na Sistran Engenharia/GPO group e Edson Bassi Arquitetura e Planejamento Sustentável em São Paulo (2013-2016).

Delcimar Marques Teodozio (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela UniSantos; Mestre em Engenharia Urbana pela UFScar; Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP; Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP; Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Design de Interiores do UNIRP; Professora do MBA em Gestão Ambiental do UNIRP; Foi Diretora de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Mirassol, em 2010; Desde 1995, é Professora de Urbanismo e Planejamento Urbano em diversos cursos de Arquitetura e Urbanismo de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto e atuou em escritório próprio; Conselheira Suplente do CAU/SP, Gestão 2012-2014; Representou o Estado de São Paulo como delegada em 3 Conferências Nacionais de Cidades, em Brasília; Tem publicações em congressos nacionais e internacionais.
 

Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista formada em 1989 pela Universidade Federal de Curitiba, sendo agraciada pela medalha de segundo lugar de turma; especialista em Gestão do Meio Urbano, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Université de Technologie de Compiégne, em 1990; mestra (2000) e doutora (2019) em Engenharia Urbana, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. Esta profissional desde sua graduação voltou suas atividades ao urbanismo, dentre as atribuições conferidas ao arquiteto urbanista. No urbanismo, aliou sua carreira profissional de arquiteta urbanista à carreira acadêmica, através das seguintes atividades: práticas do urbanismo (assessorias, consultorias e desenvolvimento de projetos e planos diretores e setoriais); acadêmicas (como professora de curso de graduação e pós-graduação em disciplinas relazionadas ao urbanismo e como aluna, num processo contínuo de formação e atualização); de gestão urbana (ocupando por diversas vezes cargos de confiança em prefeituras municipais aliados às práticas urbanísticas – secretária, diretora e assessora); e, de gestão acadêmica (como coordenadora, sub-coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, membro do Núcleo Docente Estruturante, membro do Colegiado de Curso; como também, participando de diversas comissões universitárias, como por exemplo, a CPA – Comissão Própria de Avaliação).

Denise Antonucci (TITULAR)
Professora e Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil). Coordenador do grupo de pesquisa: Concepção, produção e gestão da habitação social no Brasil. Membro dos grupos de pesquisa: Urbanismo Contemporâneo: redes, sistemas e processos (Mackenzie) e Produção do Espaço Contemporâneo: Políticas, Planos e Projetos Urbanos (FAU USP). Graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo (1975), mestre (1997) e doutora (2006) em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Estruturas Ambientais Urbanas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com foco em Planejamento e Projeto Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação e inclusão social, espaço público e preservação. Atualmente, ministra aulas de planejamento municipal e instrumentos urbanísticos para a 5ª etapa (semestre) da FAU Mackenzie.
 

Maria Cristina da Silva Leme (SUPLENTE)
Professora Titular Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Vice Diretora no período de 2011 a 2014. Visiting Research no Japan Center for Area Studies Metropolitan Museum of Ethnology em Osaka ( 2002). Visiting research no Center for Brasilian Studies, University of Oxford (2004). Visiting Scholar Department of History New York University (2008).Bolsista Produtividade CNPq1A, desde 1992. Pesquisa a formação do urbanismo no Brasil, a relação com os processos de urbanização e o impacto na estrutura urbana das cidades brasileiras. Presidente ANPUR 2001-2003. Coordenação da Área Arquitetura e Urbanismo na FAPESP de 2007 a 2012. Membro da Coordenação de Area Arquitetura e Urbanismo CNPq 2012- 2015. IPHS International Planning History Society Council member desde 2008.
 

Éderson da Silva (TITULAR)
Éderson da Silva, 51 anos, formado em 1992 pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de Bauru/SP. Nesta mesma cidade durante o curso de formação foi estagiário de arquitetura em uma construtora, onde atuou também como arquiteto por um curto período de 2,5 anos após a formatura. No final de 1995 volta para sua cidade, Araçatuba/SP e desde então, junto com sua esposa, também arquiteta, inicia uma parceria atuando como Profissional Liberal  na elaboração de projetos e acompanhamento de obras. Entre julho de 2010 e dezembro de 2016 foi Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba/SP. Atuou como Diretor da AEAN – Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste, por cinco mandatos, sendo Vice-Presidente em dois deles. Integrou como membro representante da AEAN o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT, por dois mandatos consecutivos, ocupando em um deles a Vice-Presidência (2011-2013). Foi Conselheiro Titular do CAU/SP nas duas primeiras gestões, entre 2011 e 2016, atuando em ambas como membro da Comissão de Ética e Disciplina.
Denise Carvalho Schneider (SUPLENTE)
Denise Carvalho Schneider, 61 anos, nascida em Araçatuba, SP e formada em outubro de 1982 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, em Santos, SP, com Trabalho de Graduação Interdisciplinar sobre Habitação Popular na Vila São José, em Cubatão, SP, premiado pelo Banco Nacional de Habitação (BNH).  Cumpriu seus estágios em Santos na empresa PRODESAN, e, em São Paulo, no escritório do arquiteto Gilberto Salvador e na empresa ENGEPLAN. Atuando desde sua graduação como Profissional Liberal, desenvolveu projetos nas áreas de Arquitetura das Edificações, Urbanismo e Paisagismo. De janeiro de 2009 a junho de 2010 foi Secretária Municipal de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal de Araçatuba, SP. Desde 2016 é funcionária pública locada na Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação da Prefeitura de Araçatuba, onde atua como arquiteta e urbanista no desenvolvimento de Projetos de Arquitetura das Edificações, Urbanismo e Paisagismo.
Edison Borges Lopes (TITULAR)
Formado em 1987 na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. Depois de formado, trabalhou por 15 anos em algumas empresas como Promon e ALG onde pode desenvolver grandes projetos para indústria automobilística, farmacêutica e varejo. Curso de extensão em Gerenciamento de Projetos pela FGV-SP.  Edison Borges Lopes é hoje sócio-diretor do escritório de arquitetura ArGis Arquitetos Associados, com forte atuação na área de edifícios comerciais como Centros Comerciais de grande e pequeno porte, redes de lojas de diferentes segmentos comerciais e galpões logísticos.
 

Caio Bacci Marin (SUPLENTE)
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1996, iniciou a carreira na Bélgica (U.E.), onde participou da elaboração de projetos de grande porte elaborados na metodologia BIM.  Sócio-fundador do escritório Bacci Marin Arquitetos, conta com mais de 20 anos de atuação profissional liderando equipes de projetos de natureza e escalas diversas. Adotou o uso de softwares paramétricos em seu escritório no ano 2001, aprofundando a aplicação do BIM a partir de 2014. Vice-presidente da AsBEA/SP, onde também é coordenador do GT–BIM, membro da comissão temporária BIM do CAU/SP e membro da subcomissão de objetos para elaboração da norma BIM.

Elena Olaszek (TITULAR)
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (1998), com experiência em projetos de arquitetura e gerenciamento de obras, unindo desenho e prática direta na execução. Realiza experimentações práticas no canteiro, desenvolvimento de mobiliário e objetos. Em 2019 foi selecionada para residência artística na Patagônia, onde construiu fornos solares e os testou, produzindo uma série de conhecimentos aplicados em oficinas com a comunidade local. Colaborou com vários escritórios de arquitetura em são Paulo com destaque o detalhamento para a nova sala do acervo do Museu da Casa Brasileira e para o projeto Museu da Cidade de São Paulo – Palácio das indústrias e Gasômetro. Desde 2004, dedica-se como autônoma a projetos e gerenciamento de obras, reformas e interiores de residenciais, apartamentos, escritórios, consultórios, clínicas, loja, fábrica e escola.

Ligia Rocha Rodrigues (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista com graduação (2005) e mestrado (2013) pela FAU-USP com dissertação em Projeto, Espaço e Cultura, na interface com a antropologia urbana, orientação de Regina Meyer, entitulada Territórios Invisíveis da Vila Leopoldina: resistência, permanência e ruptura na cidade. Bordadeira ativista do Linhas de Sampa, em militância por direitors civis, Coordenadora de Projetos pelo Coletivo As Mina na Frente por direito à cidade e mãe de dois meninos criados na perspectiva de gênero. Desde a graduação trabalhou com o arquiteto Jorge Wilheim, primeiro estagiando na Sempla no Plano Diretor de 2002, e depois em seu escritório particular. Desde 2014, após o falecimento do arquiteto, assume a liderança do escritório JWurbana, nova denominação da Jorge Wilheim Consultores Associados, com sua sócia Marcia Grosbaum. Trabalha com planos e projetos urbanos em escalas regional, como a elaboração do Quadro Habitacional das Metrópoles Paulistas para Emplasa e do Estudo de Impactos da Implantação da montadora Ford em Camaçari; em escala local, como a Operação Urbana Rio Verde Jacu em São Paulo, ou projetos de urbanização de Favelas, como Saint Moritz em Taboão da Serra; ou em diversos planos diretores municipais em municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, destacando a consultoria de apoio ao processo participativo da elaboração da última Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de São Paulo e o desenvolvimento do Plano de Ordenamento Territorial da Cidade do Recife.
Fernanda de Macedo Haddad (TITULAR)
Fernanda Haddad é arquiteta-urbanista, PHD pela University College London (UCL) e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). Ao longo de 15 anos, trabalhou em escritórios de arquitetura em São Paulo e em Londres, atuando em requalificação de espaços públicos e em reurbanização de favelas, além de desenvolver projetos residenciais, educacionais, comerciais e corporativos. Em 2010  tornou-se sócia do escritório Iurbi Arquitetos Associados. Desde 2007 é professora na UNIP onde orienta trabalhos de conclusão de curso e leciona as disciplinas de Habitação Coletiva e Projeto Urbano e Paisagismo. Entre 2011 e 2016 foi responsável pela disciplina de Paisagismo para Interiores no Instituto Europeu de Design (IED) e durante os anos de 2016 e 2017 foi professora dos três módulos de Paisagismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS).

Melyssa Maila de Lima Santos (SUPLENTE)
Melyssa Maila, 24 anos, vem da periferia da zona leste de São Paulo, estudante de escola pública, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP), através de uma bolsa integral pelo programa PROUNI com uma vaga destinada a cotas raciais.  Também é técnica de edificações pelo SENAI. E está cursando a pós-graduação em “Arquitetura, Educação e Sociedade” na Escola da Cidade aonde também recebeu uma bolsa integral. Trabalhou durante 3 anos em uma Assessoria Técnica em obras de Habitação de Interesse social junto com movimentos sociais de moradia, e atualmente atua dentro do campo da construção civil com acompanhamentos de obras e reformas. Também é coordenadora internacional  do concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (XXIIBAQ2020).
Fernanda Menegari Querido (TITULAR)
Arquiteta Urbanista formada pela UNICAMP (2009), Pós-Graduada em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade em São Paulo (2015) e mestranda em Planejamento e Gestão do Território – PGT na Universidade Federal do ABC-UFABC pesquisando a visão do BID e das agências multilaterais na América Latina através do Programa ICES (Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis). Foi residente do Instituto de Arqueologia Clássica na Faculdade de Filosofia da Universidade Friedrich Alexander em Erlangen-Nurnberg na Alemanha. Capacitada pelo BID para Liderar o Desenvolvimento Sustentável das Cidades. Cursou Viabilidade de Empreendimentos e Incorporação Imobiliária pela FGV e tem expertise em Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575). Sete anos de experiência em desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e legal de novos negócios, e atua com projetos de arquitetura e urbanismo e planejamento urbano. É consultora de Inteligência em Desenvolvimento Imobiliário, Legislação Urbana, Normas Técnicas da ABNT e IT´s de Bombeiro. Atualmente é pesquisadora no IPIU – Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo e Diretora Adjunta de Assuntos Jurídicos e de Estudos Legislativos do SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

Larissa Francez Zarpelon (SUPLENTE

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela mesma instituição (2013). Cursou o Master Paesaggi Straordinari: Paesaggio.Arte.Architettura no Politecnico di Milano (2008). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Sócia do escritório Z3 Consultoria e Projetos. Atua como docente na Universidade Paulista (UNIP) nas disciplinas de Projeto Arquitetônico e Projeto Urbano e Paisagístico.
Fernanda Simon Cardoso (TITULAR)
Mestranda do IAU USP desde 2018, com pesquisa focada na atuação profissional de arquitetos e urbanistas em Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Além do âmbito acadêmico, acompanha ações de movimentos de luta por moradia nas periferias da cidade de São Paulo. Graduada em 2011 pela Universidade Federal de Santa Catarina, já atuou em diversas áreas da profissão, envolvendo projetos arquitetônicos, obras de pequeno porte e docência no ensino superior. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (2013-2016) e diretora da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (2017-2019).
Juliana Souza Santos (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Paulista em 2017 com a defesa do trabalho de conclusão de curso “Arquitetura e urbanismo como mediadores para integração e interação social”, trabalho este que foi exposto no ano de 2019 no Encontro Latinoamericano de Arquitetura Comunitária em La Plata-Argentina. Atuou no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais da CDHU e urbanização de assentamentos precários no litoral de São Paulo de 2015 a 2017 no escritório High Tech Consultants/Encibra. Atua hoje na assessoria técnica Ambiente Arquitetura que trabalha com movimentos sociais de moradia na produção de habitação de interesse social a partir da autogestão e mutirão com financiamento do programa MInha Casa Minha Vida Entidades e no escritório J09 STUDIO com sua sócia Daniela Oliveira, promovendo acesso à Arquitetura pelos moradores da periferia.

Fernando Netto (TITULAR)
Coordenador do Curso de Arquitetura e Ubanismo da Universidade  de Marília / UNIMAR. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1988), Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (2002) com especializações em Arteterapia pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM (2011) e marketing pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM (2011). Avaliador ”ad hoc”do BASis/INEP/MEC do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Superior – SESu – Departamento de Supervisão da Educação Superior – DESUP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Avaliador ”ad hoc”do BASis/INEP/MEC – RANA do SISTEMA ARCU- SUR Sistema De Acreditación de Carreras Universitarias para El Reconocimiento Regional de La Calidad Academica de Sus Respectivas Titulaciones En El Mercosur Y Estados Asociados. Avaliador do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR do Projeto Piloto de Acreditação de Cursos iniciado no ano de 2019. Membro de BNI – Banco Nacional de Itens / ENADE 2017 a 2019 INEP/MEC do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Superior – SESu – Departamento de Supervisão da Educação Superior – DESUP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Membro atuante dos conselhos municipais: CODEM – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília e CONSHAB – Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Obras e Estruturas de Concreto Armado, Planejamento Urbano e Regional, coordenação de Planos Diretores e Estudos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Inclusiva, Habitação de Interesse Social, Plano Diretor, Computação Gráfica, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Modelagem e Simulação em Arquitetura e Urbanismo e Semiótica – Figuratividade Visual Daviliana.
Luiz Fernando Gentile (SUPLENTE)
Arquiteto e urbanista formado pela PUCC em 1985, conselheiro por 2 mandatos no CREA-SP, professor universitário desde 1993 na Universidade de Marília e com passagem pelo UNIVEM – Marília, membro, vice e presidente pelo IAB – Núcleo de Marília, vice presidente do Comite de Bacias do Aguapeí – Peixe, membro atuante e ex diretor da AEA – Marília.

Flavia Taliberti Pereto (TITULAR)
Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) (2010), trabalha na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo desde 2015. É mestre em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP (2020), tendo como linha de pesquisa Políticas Públicas Urbanas, com pós-graduação em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). É conselheira do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) e faz parte dos Grupos de Gestão das Operações Urbanas Centro, Faria Lima e Água Espraiada. Participou da revisão e elaboração da atual Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de São Paulo e de seus decretos correlatos.

Raquel Furtado Schenkman Contier (SUPLENTE)
Servidora pública desde 2012, atua no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2019 assumiu a direção do Departamento e em junho de 2020 passou à presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).É formada (2009) e mestre (2014) pela FAUUSP, e docente da PUC-SP desde 2011.

Gabriela Katie Silva Morita (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pelo UNIFATEA (2016), especialista em planejamento e gestão de cidades pelo USPCidades Pece-Poli (2020), atua com projetos de reforma e interiores, e em projetos de ATHIS – assistência técnica para habitação de interesse social. Fundadora da organização VamoaPé (2020), que trabalha a temática do deslocamento a pé e o debate sobre cidades e espaços públicos.
Maria Eneida Barreira (SUPLENTE)
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Especialização em Andamento na área de Gestão de Cidades e Planejamento Urbano pela Facuminas. Na área de Arquitetura é atuante em Planejamento Urbano, sendo Analista de Projetos de Arquitetura na Prefeitura Municipal de Caçapava. Ampla experiência na área de Projetos, Legislação e em Patrimônio Histórico e Artístico e conhecimento em plataforma BIM, com uso de ferramentas projetuais para concepção de imagens arquitetônicas técnicas e artísticas. Com a Pedagogia encontra-se a área de pesquisa voltada para Educação Patrimonial quanto a preservação de objetos e monumentos históricos, para identidade humana, social e cultural. Em Mestrado de História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, concebe estudos relacionados aos Patrimônios Históricos e Artísticos do Brasil, principalmente o Vale do Paraíba Paulista. Já a Especialização em andamento em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano busca promover com o conhecimento mais específico, uma melhor atuação como Arquiteta Urbanista dentro das cidades.

Gustavo Ramos Melo (TITULAR)
Formado pela Universidade Braz Cubas em 1998. No ano 2000, fez especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Sta Cecília Santos e Prevenção e Combate ao Incêndio para Edificações. Sócio desde 2000, da Melo & Santana Arquitetura, especializada em Projetos Arquitetônicos, Urbanísticos e Obras. Diretor de Atualização Profissional da AEAAB, Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Bertioga em 2001 a 2003. Presidente da AEAAB período 2003 a 2007, reeleito para o período 2007 a 2009. Coordenador da UALP, União das Associações Engenharia, Arquitetura do Litoral Paulista, eleito em 2003 e reeleito 2004. Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da FAEASP Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura de S. Paulo período 2003 a 2006. Diretor financeiro da FAEASP período 2006 a 2009. Foi Conselheiro no CREASP nos períodos 2001 a 2003 e 2004 a 2006; Membro das Comissões de Legislação e Normas e de Planejamento e Orçamento em 2005 e Diretor Técnico responsável pela Fiscalização do Conselho em 2006. Membro do Condema, Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Bertioga em 2004. Inspetor chefe do CREA SP em 2008. Vice-Presidente do Contur Conselho de Turismo de Bertioga em 2008. No ano de 2009 foi Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento e Habitação de Bertioga. Congresso Mundial de Engenharia e Arquitetura Buenos Aires em 2010. Convenção Mundial de Engenharia e Arquitetura, Geneve, Suíça em 2011. Congresso Pan Americano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano em 2011. Assessor da Presidência do CREA SP em 2011. Conselheiro Titular do CAUSP em 2012.  Vice-Presidente do CAU SP entre 2012 e 2014. Participação do Congresso da União Pan Americana Engenharia e Arquitetura Havana em 2012 e na Feira de Tecnologia dos Materiais e Equipamentos Guangzhou China em 2013. Conselheiro do CAU SP mandato 2014 a 2016. Desde 2017 atua como Secretário de Governo e Gestão da Prefeitura de Bertioga SP.

Bruno Ghizellini Neto (SUPLENTE)
Concluiu o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Braz Cubas no Ano de 1976. Aprovado em Concurso Público em 1978, Ingressou no Corpo Técnico da Prefeitura da Cidade de S.Paulo onde atuou em diversas secretarias destacando-Se: Negócios Jurídicos, Transportes e Administrações Regionais, atualmente Subprefeituras. Ocupou Os Cargos de Chefe de Unidade Técnica, Supervisor Tecnico de Obras e Uso e Ocupação Do Solo e Coordenador de Obras Novas.  Membro de Equipe de Elaboração de Plano Diretor Regional em S.Paulo e Subprefeito Adjunto (2005). Atuou como Perito Técnico Assistente Pela Secretaria Dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de S.Paulo em Ações de Desapropriação Nas Varas da Fazenda Municipal. Cursou Especialização em Planejamento de Transportes na Escola Politécnica da Usp, Engenharia de Tráfego Pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Pós-Graduação em Segurança Do Trabalho Pela Universidade São Judas.  Diversos Cursos Internos da Prefeitura de S Paulo na Área de Licenciamento de Edificações, Obras Públicas e Legislação de Parcelamento, Uso e Ocupação Do Solo. Foi Conselheiro Pela Câmara de Arquitetura Do Crea-Sp Por Dois Mandatos, de 2006 A 2011, Onde Atuou em Várias Comissões e Gts Destacando-Se: As Comissões De: Legislação e Normas, Meio Ambiente, Convênios e Parcerias. Diretor Eleito da Seam (Ass. Eng. Arq. e Agrônomos Municipais de S.Paulo) Onde Respondeu Pela Secretaria Geral Desde 2006, Posteriormente Vice-Presidente. Secretário Geral na Aep/Sp – Ass. de Eng. e Arq. Públicos Do Estado de S. Paulo para O Triênio 2013/2015. Conselheiro Titular Do Cau/Sp – Eleito em 2011, para Os Triênios  2012/ 2014 e 2015/ 2017, Tendo Sido Coordenador Adjunto da Comissão Permanente de Orçamento e Contas e Coordenador da Comissão de Sede. Ocupou Cargo de Subprefeito na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia da Cidade de S. Paulo no Biênio 2014/2015. Atualmente Atua como Perito Técnico Judicial na Região de S. Paulo.

Jaqueline Fernandez Alves (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela FAUS Santos, 1985; pós graduada pela Universidade Politécnica de Madrid, 1992; mestrado pela FAU USP, 2000; atua na área de patrimônio histórico e cultural executando projeto e pesquisa; professora universitária; ocupa o cargo de suplente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos; é gestora do coletivo Jornada Santista do Patrimônio Histórico.
Clarissa Duarte de Castro Souza (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista, Doutora em Planejamento Urbano e Regional (FAU USP, 2012) e Mestre em Estrutura Ambientais Urbanas (FAU USP, 2006). Aperfeiçoamento em Infraestrutura, planejamento e paisagem para cidades sustentáveis na Erasmus University Rotterdam, IHS (2019). Docente de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo desde 2011. Desenvolve atividades de gestão acadêmica, representação técnica perante Conselhos, fundos e núcleos de atuação e pesquisa. Consultora em Planejamento Urbano e Regional e Projeto de Espaço Urbano. Pesquisadora e Integrante do Grupo de Pesquisa: Observatório Sócio Espacial da Baixada Santista (OBSERVA-BS) desde 2015. Técnica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) onde atua na área de gestão pública, orçamento, finanças, licitações e contratos, tendo mais de 13 anos de experiência na área de gestão pública.
 

Jose Luiz Lemos da Silva Netto (TITULAR)
Jose Luiz Lemos é sócio diretor da aflalo/gasperini arquitetos. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 2001. Possui mestrado pela Architectural Association (Londres) em 2007, onde cursou o programa denominado Design Research Laboratory com desenvolvimento de processos de pesquisa e ferramentas paramétricas para o um masterplan investigativo – Swarm Urbanism. Colaborou com Zaha Hadid Architects por 2 anos em projetos e concursos na Europa, Asia e Oriente Médio. Integrando uma equipe altamente colaborativa na conceituação de projetos culturais. Ingressou na aflalo/gasperini arquitetos em 1999 onde permaneceu até 2005 até sua ida a Inglaterra e retornou ao escritório em 2009. É um dos 4 sócios diretores do escritório onde compartilham a área de conceit­uação e supervisão do desenvolvimento de projeto, que variam das mais diversas escalas e usos, desde projetos residenciais e institucionais a complexos de uso misto e masterplans.  Palestrante convidado em diversas instituições de ensino como Universidade Mackenzie, Belas Artes, Universidade de São Paulo, Unip, entre outras, asim como eventos: Bond Latin América, Expo sustentável, Domo Fachadas, Aula Magna pelo CAU/GO, Inovaconstruir em Fortaleza, etc.
Marcio Macedo Porto (SUPLENTE)
Formado em 1996 na Faculdade de Arquitetura Mackenzie em São Paulo; estagiou no escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados Ltda, no período da faculdade. Depois de formado, residiu e trabalhou nos Estados Unidos em grandes escritórios de arquitetura em Nova York e Califórnia. Mestre e Doutor pelo programa de pós-graduação da FAU-USP, já realizou e coordenou projetos de diferentes portes, como residências, fábricas, hotéis, escolas, sites industriais e centros administrativos. Marcio Porto é hoje sócio-diretor do escritório de arquitetura Sidonio Porto Arquitetos Associados Ltda, ganhador de alguns importantes prêmios do segmento, além de marcar presença em todas as Bienais de Arquitetura, entre outras exposições nacionais e internacionais. A partir da Dissertação de Mestrado, publicou em março/2010 o livro “O Processo de Projeto e a Sustentabilidade na Produção da Arquitetura”. Professor da Cadeira de Projeto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie.
 

Jose Marcelo Guedes (TITULAR)
Profissional com escritório de Arquitetura, com ampla experiência em aprovação de projetos residenciais, comerciais e shopping centers, acompanhamento e fiscalização de obras civis e interiores; com 06 anos como Gerente Administrativo no Crea/SP no Vale do Paraiba entre 10-2007 a 02-2012. Professor Acadêmico, Palestrante e colunista da Revista Urbanova. Criador do Caminhos da Arquitetura. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela  Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes SP –  conclusão 1998. Pós Graduado MBA em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos pela FAATESP – Faculdade Alvares de Azevedo – de 01/2017 a 07/2018 Pós Graduado em Gestão de Projetos na Construção Civil  pela UFF Universidade Federal Fluminense – de 06/2003 a 12/2004. 2015 como Professor da pós-graduação do SENAC e FAAP-SJC. 08/2015 a 08/2018- Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera. 06/2004 a 06/2008 AEA/SJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos. Atuou como presidente da AEA/SJC por duas gestões criando parceria nas prefeituras de SJCampos e Guararema. 06/2005 a 03/2007 Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIP Universidade Paulista. 03/2004 a 03/2005 Prefeitura Municipal de São José dos Campos Integrou a equipe de regularização de loteamentos irregulares. 04/1999 a 02/2003 Projetos de Arquitetura em geral. Cursos de Aperfeiçoamento: Avaliações e Pericias em Edificações – IBAPE/SP, Gerenciamento de Obras – FUPAM – FAU/USP, Curso Avançado de Paisagismo – Instituto Gustaaf Winters / Holambra; Atualização de Projetos de Proteção contra incêndio; Palestras Realizadas:Arquitetura Efêmera e Cenografia na FAAP – SJC. Arquitetura e Interiores de espaços comerciais em lojas do segmento. Cursos Livres Aplicados / Workshop: Vitrinismo 30h – 2018.

Airlana Fernandes Silva Polzatto (SUPLENTE)
Formada na Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes –SP em 1995. Formação de Técnica em Edificações pela ETC Getúlio Vargas no Ipiranga – SP. Fundadora da AEASCS- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul em 2002. Presidente da AEASCS na Gestão 2018-2020. Conselheira Titular no COMDEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São Caetano do Sul,  Conselheira Titular no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Caetano do Sul e também conselheira no COMDEC- Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Coordenadora da UNASETE – União das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos das Sete Cidades do ABC no ano de 2020. Tesoureira da AEASCS no período de 2008 a 2017. Proprietária do escritório LDUO ARQUITETURA  que atua na área de projeto e construção e é  responsável técnica por uma empresa de montagem de estandes no segmento de feiras e eventos. Integra o grupo de voluntariado Abraço do Bem desde o ano de 2013.

Jose Renato Soibelmann Melhem (TITULAR)
Formado pela PUC de Campinas, trabalha em planejamento e projetos na CET/SMT da Prefeitura de São Paulo. Foi conselheiro do CAU entre 2012 e 2017 e diretor finnceiro do IAB entre 2008 e 2011. Profissionalmente, além de desenvolver trabalhos como consultor de mobilidade urbana e desenvolver projetos arquitetônicos, trabalhou como Subsecretario Substituto da Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo em 2015 e 2015; Técnico em Planejamento Urbano na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – EMPLASA de 2011 a 2019; assessor de urbanismo na Camara Municipal de São Paulo de 2009 a 2011 e 2003 a 2005; técnico do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT do Estado de São Paulo de 2003 a 2005, bem como, foi o Coordenador do Programa Passeio Livre iniciado em 2005 na Prefeitura Municipal de São Paulo e que executa a padronização de calçadas e revitalização de ruas na capital.

Carolina Ribeiro Simon (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista graduada pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013), atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de São Paulo, na Secretaria de Governo. Pesquisadora associada ao Grupo de estudos “Devaneios experimentais e Poéticas Imaginativas” (DEPi) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), vinculado ao RITe (“Representações: Imaginário e Tecnologia”), por sua vez vinculado ao Centre de Recherches Internationales sur LImaginaire CRI2i. Integra a diretoria do Sindicado dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) pela regional de São Paulo.

Jose Roberto Geraldine Junior (TITULAR)
Graduado em 1994; Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo PUCCAMP (1995-96); Mestrado em Urbanismo PUCCAMP (1997-2000); Fundação Getúlio Vargas – FGV – aluno especial no curso de Mestrado em Administração Pública e Governo (1998); Bolsista do programa Alfa da União Europeia em Grenoble/França e Lisboa/Portugal (1999-2000); Doutorado em Planejamento Urbano e Regional – USP (2001/2006); Experiência profissional: N4 (projetos e obras diversas) 1994/1997; Consultor de Planejamento Urbano – Diversos Planos e Projetos (desde 2000); Docência: Universidade de Franca – 1999/04; Faculdades Dom Pedro II – 1999/06; Centro Universitário Barão de Mauá – 1994 a 2015 (coordenador do curso de 2003 a 2015); Representações e congressos internacionais: Representação do CAU/BR nas reuniões da CIAM (2012 a 2016) e na reunião do CNB Mercosul – União Européia – Bruxelas/Bélgica (2016); World Urban Forum – Habitat/ONU (Barcelona 2004, Vancouver 2006, Nanjing 2008, Shangai 2010 e Nápoles 2012); EXPO (LISBOA 1999, Shangai 2010 e Milão 2015); UIA (Barcelona 1996, Berlim 2002, Istanbul 2005, Turim 2008, Tóquio 2011, Durban 2014); Membro da Delegação Brasileira na COP 15 – Copenhagen 2009; Outras Atividades: Presidente do CAU/SP no período de 2018 a 2020; Membro do Conselho Diretor do CAU/BR 2012/16 e coordenador da CEF CAU/BR; Vice-presidente do CONFEA (2010) e Conselheiro Federal representante das IES (2008/11); Presidente da ABEA (2003/05-2005/07); Presidente do COMUR Ribeirão Preto –(2013/14); Participação nas Reuniões Técnicas da Câmara de Serviços e da Divisão de temas educacionais Do Itamaraty (2016/17); Avaliador de cursos, Institucional e do MERCOSUL (INEP/MEC).
Saide Kahtouni (SUPLENTE)
Arquiteta Urbanista FAUUSP,/1986, Doutora USP /2003, pelo Departamento de História da FAUUSP, Mestre em Estrturas Ambientais Urbanas FAUUSP/1994.  Atuou como docente universitária na Arquitetura e Urbanismo durante mais de 20 anos, desde 1990, atuando em instituições de ensino privadas. Autora de diversos livros e artigos científicos. Atua na profissão desde 1987 como consultora e projetista especializada na área ambiental e paisagística. Pós-Doutorado em 2011 pelo PROURB-UFRJ.  Foi Presidente Nacional da ABAP-Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas ( 2009-2011), condecorada em 2011 pela AsBEA, com a medalha de Mérito pelos serviços prestados pela Arquitetura e Urbanismo no Brasil e, também, em 22 de abril de 2014, recebeu a placa de homenagem do CAUBR pelos seus relevantes trabalhos legislativos que culminaram na aprovação da lei n. 12.378 em 31 de dezembro de 2010. Foi Conselheira estadual no CAU-SP em sua primeira gestão e membro do CEAU -BR de 2011 a 2015. Tem colaborado na realização de diversas Normas Técnicas pela ABNT desde 2014 e desenvolve diversos trabalhos de pesquisa de forma voluntária.

Jose Roberto Merlin (TITULAR)
Arquiteto e urbanista com graduação, mestrado e doutorado na USP (São Carlos e São Paulo). No ensino atua na FAUPUC Campinas como professor desde 1975, ocupando várias coordenações e postos didáticos e pedagógicos vinculados ao ensino, à pesquisa e a extensão. Foi também professor da FAU CEUNSP. Profissionalmente, tem atuado basicamente nas regiões metropolitanas de Campinas e de Sorocaba, onde executou cerca de 400 obras de arquitetura e urbanismo, além de 5 planos diretores municipais de cidades médias, e ganhou concursos em parceria e individualmente. Tem publicações em revistas Qualis e capítulos de livro da área de A&U premiados em livro pelos IABs de SP e RJ. Foi Secretário de Planejamento e Urbanismo de Salto, vereador mais votado e presidente da Câmara da cidade. Foi diretor nacional e regional da ABEA por cerca de 10 anos e membro fundador da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, em que ocupou inúmeros cargos.

Teresinha Maria Fortes Bustamante Debrassi (SUPLENTE)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), doutorado em Arquiteturae Urbanismo, Área de Concentração Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.Pesquisador CNPq – Grupo de Pesquisa Identidade,  Memória, Imaginário, da Universidade Paulista, atualmente professora na graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo em disciplinas de Projeto Urbano e Paisagismo e, no Curso de Design de Interiores da Universidade Paulista-Campus Sorocaba.Prática profissional em cargos públicos no campo do Paisagismo, Urbanismo, Arquitetura e Gestão Ambiental, tendo ocupado  cargos de Gestora de Desenvolvimento Ambiental e Diretora de Controle e Licencimento Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba (2009 a 2013).
Kelly Cristina Magalhães (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1997), mestrado e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2002 e 2016). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho e da FIB- Faculdades Integradas de Bauru. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, políticas públicas, planejamento paisagístico, ferrovia e patrimônio histórico.

Jennifer Talita Pereira (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista formada desde 2015, pelo Centro Universitário Unitoledo. Sócia do escritório NCArq em Araçatuba (2015-2017), atuante na área de projetos residenciais e comerciais; Coordenadora de projetos arquitetônicos, no escritório Pedro Petenati Arquitetura (2017-2019); e desde 2019, atuo como Arquiteta e Urbanista, na empresa LRG Construtora LTDA, desenvolvendo projetos de loteamentos e residências de interesse social.
Leda Maria Lamanna Ferraz Rosa Van Bodegraven (TITULAR)
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na FAU-USP, na área de Projeto de Arquitetura; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas (2019), na área de Arquitetura e Cidades; graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo(1981); MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (2011); Curso de Docência pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Foi Conselheira Suplente no CAU/SP (2018-2020). Sócia-Diretora na empresa Larqtec, onde desenvolve gerenciamento de projetos e obras, projetos de arquitetura e urbanização em geral e faz consultoria técnica. Ministra cursos de gerenciamento de projetos para empresas e outras instituições. Coordenou EPC´s, Projetos Multidisciplinares e Projetos de Arquitetura em empresas da área de Engenharia e Arquitetura Consultiva. Foi sócia diretora da LRVB Arquitetura e Design e da Federal Constrói – Engenharia, Arquitetura e Construções. Participa de grupos profissionais de mulheres com o objetivo de informar e valorizar a profissão exercida nos diversos campos de atuação.
Sofia Puppin Rontani (SUPLENTE)
Arquiteta graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2011, e especialista em Concepção e Gestão de Projetos de arquitetura metropolitana pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2014. Atualmente é mestranda pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp e desenvolve pesquisas na área de Planejamento Urbano. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, da Escola Superior de Tecnologia e Educação – ASSER, campus Rio Claro. Faz parte do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (CODEPAC), representando a sociedade civil como conselheira, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – SP (IAB-SP). E é parte integrante da Comissão Técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) do Aglomerado Urbano de Piracicaba (AUP), representante da sociedade civil, pela ASSER.
 

Luiz Antonio de Paula Nunes (TITULAR)
Graduou-se como arquiteto e urbanista (1980) pela FAUS (atual Universidade Católica de Santos – UNISANTOS) e fez mestrado (2001) e doutorado (2006) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Atuou como arquiteto autônomo, em empresas privadas e na gestão pública, destacando-se no exercício dessa função na EMPLASA e na Prefeitura Municipal de Santos. Se dedica ao meio acadêmico há mais de 20 anos, como professor titular na Universidade Santa Cecilia – UNISANTA (Santos/SP), na Universidade de Sorocaba – UNISO (Sorocaba/SP), onde foi eleito e exerceu o mandato na função de coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, assim como, mais recentemente, no Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (Santos/SP). Desde 1981 está ligado a diversos organismos representativos da categoria, como o IAB (núcleo Santos), SASP (representação Santos), e CAU-SP, onde participou do GT de Ensino e Formação e é o atual secretário do GT de Arquitetura de Interiores.

Natália Costa Martins (SUPLENTE)
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Arquitetura Comercial, Mestranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP. Atualmente desempenha atividades profissionais como Oficial na Marinha do Brasil no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP – como Arquiteta e Urbanista e possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Participação em eventos científicos Nacionais e Internacionais na área de Arquitetura e Urbanismo com apresentação de pesquisas cientificas desenvolvidas. Facilidade em trabalhar em equipe liderando-a, facilidade em comunicação, escrita e criação. Compreensão em ferramentas como, AutoCad, CorelDraw, Sketchup, 3D Maxs, ferramentas do pacote Office, MS Project, acompanhamento de cronograma e facilidade em apresentações empresariais. Facilidade com o relacionamento entre empresa e cliente, organização, liderança e inovação.
Marcelo de Oliveira Montoro (TITULAR)
Arquiteto formado pela Universidade Católica de Santos em julho de 1991. É profissional com CP³P – Foundation, programa de certificação profissional em Concessões e PPPs, suplente do conselho fiscal da AsBEA 2019-2021, membro do GT INFRA do programa Built By Brazil da AsBEA. É sócio da Saraiva + Associados desde 2010.

Maria Jocelei Steck (SUPLENTE)
Arquiteta formada pela FAU PUCC em 1984, à frente da STECK ARQUITETURA desde 2000, procura projetar e discutir questões dentro dos quesitos de conforto e desempenho em consonância com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” nas mais diversas escalas de projeto: edifícios e espaços inovadores e flexíveis, cidades inclusivas, acessíveis e infraestruturas resilientes. Atua de maneira comprometida, colaborativa e crítica, colocando os usuários no centro do processo.
Marcia Helena Souza da Silva (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Instituição Universitária Moura Lacerda, (1995). Possui mestrado iniciado em História no Curso de Pós-graduação da Unesp de Franca/SP. Foi Secretária do COMUR – Conselho de Urbanismo de Ribeirão Preto (1999), Diretora regional do SASP – Sindincato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (2008), Conselheira do CREA/SP (2009-2011) e integrante do GT Valorização Profissional. Foi membro titular do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do CAU-SP em 2014, 15 e 16. Integrante doo Grupo Associação BIM Ribeirão Preto. Atua com escritório próprio de arquitetura e urbanismo sediado em Ribeirão Preto/SP desde 1995.
Denise Elaine Simões de Sá (SUPLENTE) – Licenciada de 28/05/2021 a 25/09/2021
Graduação pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP (2007), com especialização em Gestão Ambiental pela IBEAS/UFSCar (2010) e Mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar (2015); Experiência profissional: Responsável Técnico na Simões & Sá Arquitetura Ltda. em Ribeirão Preto, com experiência na iniciativa privada em projetos de construção, reformas, regularização, legalização e laudos técnicos para PF e PJ. Principais clientes: Assoc. Moradores do Jardim Itaú – Ribeirão Preto: análise dos instrumentos do Estatuto da Cidade e elaboração de laudo técnico para processo judicial; Pedrão PVC: escritório adm. matriz Rib. Preto / loja 02 Sertãozinho/SP / loja 03 Av. Maurílio Biagi Rib. Preto (projeto e execução de reforma – AVCB Bombeiros); Borges Arquitetura – Cravinhos/SP: Elaboração em equipe de projeto de Reabilitação do quadrilátero central de Ribeirão Preto/SP; Leroy Merlin – S. José do Rio Preto/SP: execução 30 ambientes de exposição no setor de acabamentos; Sugee Sushi Restaurante – Rib. Preto: projetos de demolição, construção e execução de obra de cozinha industrial e restaurante, LTA – VISA e CLCB Bombeiros; GTKS Equipamentos Médicos – Rib. Preto: projeto e execução de reforma, LTA – VISA; BIOTOX Clinic – Shop. Iguatemi Rib. Preto: projeto e execução de reforma de clínica de estética, LTA – VISA; Residências em Ribeirão Preto: projetos e execução de construção, reformas, transformações, regularizações e legalizações: aprox..6.000 m2; Docente na Faculdade UNIRP de S. José do Rio Preto/SP – curso de Arquitetura e Urbanismo (2016); Docente na Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto – Arquitetura e Urbanismo / Eng. Civil / Eng. Mecânica / Eng. Elétrica / Eng. Produção / Eng. Computação / Tecn. Gastronomia (2016 – até o momento); Docente no SENAC – Ribeirão Preto – no curso de pós graduação em Design de Interiores (2016 à 2019); Recebeu o Prêmio Bienal do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP (2012) Cat. Urbanismo.
 

Marcia Mallet Machado de Moura (TITULAR)
Graduada pela Universidade Braz Cubas em 1978. Recebeu o prêmio Cassiano Ricardo sobre a História e Desenvolvimento de SJC. Especialização em Controle Ambiental em Empreendimentos Litorâneos pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pós-graduação e História do Brasil Contemporâneo na Faculdade de Economia da USP. Chefe de Divisão na Secretaria da Habitação PMSP. Município de São Sebastião nas áreas de projeto e execução onde também e sócia de indústria da área da construção civil. Eleita para três mandatos como Presidente da Associações dos Engenheiros e Arquitetos de S Sebastião, onde: implantou cursos de pós-graduação e atualização profissional. estabeleceu convenio com o Município para Programa de Assistência Técnica. Inspetora Chefe do CREASP; Diretora da FAEASP Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos de S. Paulo; Diretora do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte; Vice-presidente do Conselho de Meio Ambiente de São Sebastião COMDURB. Conselheira do CREASP, membro da Comissão de Legislação e Normas, elaborou cartilhas sobre Disposição de Resíduos Sólidos da Construção Civil e Assistência Social. Coordenadora da Câmara de Arquitetura do CREASP. Representou S. Paulo no CONFEA na Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura CCEARQ; responsável  pela eleição e transição dos arquitetos do CREASP para o CAUSP. Conselheira fundadora e Diretora Técnica do CAUSP estabeleceu programas de gestão e divulgação do novo Conselho. Trabalhou para que os profissionais portadores de doenças graves fossem isentos do pagamento de anuidades, Resolução 134. Implantou parceria entre o CAUSP e o Corpo de Bombeiros deste Estado; participou da implantação de 10 (dez sedes) regionais: Coordenadora da Comissão de Sindicância Investigativa; Membro da Comissão de Exercício Profissional; Coordenadora da Comissão para Assuntos de Repercussão Pública. Representante do CAUSP no grupo de estudos da ABNT para elaboração da NBR de Inspeção Predial.
Victor da Costa (SUPLENTE)
Graduado em 1976 pela Universidade de Guarulhos. Escritório de Arquitetura próprio desde 1977. Arquiteto concursado na Secretaria de Transportes de 1977/2020. Diretor da Divisão de Estudos e Projetos – SMT/DTP – 1993/95. Assessor Chefe na Assessoria Técnica de Obras da SMT/DTP – 1995/2002. Professor na Escola Protec –  1977/78. Curso de Projeto Geométrico de Vias Rurais e Urbanas – Instituto Mauá de Tecnologia – 1978. Curso de Planejamento, Programação e Controle Operacional para Obras Civis – FDTE/EPUSP/ IPT – 1980. Programa de Desenvolvimento de Dirigente Público – Fundação Getúlio Vargas – 1994. MBA – Controladoria na Gestão Pública – Fipecafi/USP – 2008. Perito junto à Defensoria Pública de SP – 2008/2011. Presidente da SEAM – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos Municipais de São Paulo, desde 2016. Conselheiro Suplente no CAU/SP – 2015/2017 – membro do GT de Acessibilidade.
Maria Alice Gaiotto (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela FAU-PUCCampinas/SP (1978-1982); Mestre em Filosofia (PUCC/1993); Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU-USP/2002). Professora e pesquisadora nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, lecionou no Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto-SP/1985); PUCC (1986-2002); UNIP (Campinas-SP/Sem.1-1996); UNIVAP (São José dos Campos-SP/2001-2003); UNESP (Presidente Prudente-SP/Sem.1-2006); SOCIESC (Joinville-SC/Sem.1-2007), onde também Coordenou o Curso; FACCAT (Tupã-SP/2010-2012). Titular -representante da Sociedade Civil-Região Sudeste- no Colegiado Setorial de Arquitetura e Urbanismo (CNPC-MinC/2013-2014). Coordenadora do GT Patrimônio Histórico CAU-SP (Nov/2013-Fev/2014). Gerente Regional Sorocaba do CAU-SP (Mar/2014-Mar/2015). Fundadora da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cerquilho – desde 2005, atua em cargos da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo dessa Entidade de Classe.

Maria Eduarda Curio Alcantara e Silva (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pela FAAP, pós-graduanda em Economia Urbana e Gestão Pública pela PUC SP e aluna especial de Regularização Urbanística e Configuração Sociopolítica pela FAU-USP. Assessora parlamentar na ALESP e presidente da Rede Sustentabilidade na capital. Cofundadora da consultoria Mandato Ativo para planejamento e estratégia política e do movimento Vote Nelas para elegermos mais mulheres na política. Atuou 8 anos no mercado imobiliário com construção e incorporação onde fundou a empresa Urbo. Foi também consultora do projeto Bem Viver Centro que constrói MCMV no centro de São Paulo.

Carolina Dondice Cominotti (SUPLENTE)
Carolina “Lilla” Cominotti é arquiteta-urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). É mestre em Espaços Públicos e Abordagens de Projeto pelo Instituto de Urbanismo de Paris (2013), onde se especializou na humanização das cidades através da mobilidade ativa. Atuou na Prefeitura de Paris, desenvolvendo um plano diretor para requalificação do Canal Saint Martin (2013). Foi uma das fundadoras da Cidadeapé – Associação Pela Mobilidade a Pé em SP (2015). Atuou como assessora técnica em urbanismo e mobilidade ativa no gabinete da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo (2017-2019), liderando importantes projetos como o Plano de Segurança Viária. Possui o certificado de Líder Global em Segurança Viária pela Universidade Johns Hopkins (2017). Atua como Mentora em Mobilidade Humana e membro do Conselho Superior da SAE Brasil.
Maria Isabel Rodrigues Paulino (TITULAR)
Arquiteta e urbanista. Atualmente pertencente ao quadro de profissionais arquitetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo a partir do ano de 2001. Desde então, participação em estudos urbanísticos com suporte técnico nos PDEs, Planos Regionais e outros. De 1989 a 2000 atuação junto à Secretaria Municipal de Habitação coordenando as ações referentes aos projetos de urbanização de favelas nas subprefeituras de Capela do Socorro e Santo Amaro. Direção da divisão Técnica de Planejamento – Habi 1 da Superintendência de Habitação, ocasião em que demos início ao georreferenciamento das favelas, através do mapeamento digital no então Mapa GEOLOG. Em 1989 cargo de arquiteta no Escritório Regional de Saúde (ERSA-12) de Itapecerica da Serra com atribuições de análise segundo o Código Sanitário do Estado de São Paulo, visando aprovação para implantação dos projetos dos municípios sob controle do ERSA-12; De 1980 a 1988 elaboração de projeto e construção de residências. Cursos de especialização no IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal)  e na (Universidade de Brasília) UNB. Em 1982, pela UNB,  participação no Projeto Rondon Campus avançado de Nova Xavantina / Campinápolis.
 

Viviane de Andrade Sá (SUPLENTE)
Arquiteta e artista visual. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU (2006) e mestrado em Poéticas Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA (2014). Atua profissionalmente em arquitetura e artes e como docente na Universidade Paulista ministrando as disciplinas de Trabalho de Curso, Projeto Arquitetônico, Projeto Urbano e Teoria e História Contemporânea.

Maria Teresa Diniz dos Santos Maziero (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pelo Izabela Hendrix em Belo Horizonte (2002), é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne (2004). Atualmente, é chefe da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Transportes, além de responsável pela secretaria executiva do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e pela edição do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura. É também editora no Urbitandem e professora no curso de especialização Planejamento e Gestão de Cidades do USP Cidades / PECE Poli. No CAU-SP, é membro da Comissão Temporária de Habitação. Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo entre 2005 e 2012, integrou a equipe que conquistou diversas premiações durante este período como: UN-Habitat Scroll of Honour Award, Prêmio João Batista Vilanova Artigas IAB, Prix d’Excellence Awards – Fiabci Internacional, Master Imobiliário – Fiabci Brasil e Secovi. Coordenou o Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP. Foi membro do Conselho Municipal de Habitação, do Comitê de Mudanças Climáticas e Eco-Economia, do Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água e Reuso em Edificações e da CAEHIS. Com experiência em gestão das águas e compilação de legislação ambiental, integrou a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Paulo e do contrato de concessão da Sabesp (2010). Fluente em inglês, francês e espanhol, foi responsável por diversas parcerias internacionais, tendo sido também palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais, com destaque para o TEDxFMUSP – Sanus urben, sanus civis, a Cúpula C40 São Paulo, as 5ª e 6ª edições do Fórum Urbano Mundial, o simpósio Metropolis Nonformal – Anticipation da UN-Habitat.
 

Maria Teresa Cardoso Fedeli (SUPLENTE)
Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 1995, Trabalhou na Prefeitura de Diadema no Programa de Mutirão De Obras De Infraestrutura  Em Favelas; Participou Da Construção Do Programa “Habitar Legal” Na Cidade De Mauá, Coordenando A Equipe De Projetos E Acompanhamento De Obras Por Mutirão E Construtora Nos Bairros Precários Do Município, E Seguindo Na Mesma Linha De Atuação, Representou a Assessoria Técnica ao Movimento de Moradia no “Mutirão Talara” Na Cidade De São Paulo. (1995-1997).

Maurilio Ribeiro Chiaretti (TITULAR)
Arquiteto e urbanista de Ribeirão Preto-SP, formado no Centro Universitário Barão de Mauá (2005); especialista em “História, Cultura e Sociedade” (2008) pela mesma instituição de ensino; foi Diretor Geral da FENEA de 2004 a 2005 e Diretor Regional da UNE em 2005. Atuou como autônomo, prestador de serviços e escritório próprio de 2006 a 2019, em projetos e obras residenciais e comerciais; processos de licenciamentos ambientais; consultoria urbanística para o Programa de Regularização Fundiária Cidade Legal (2010); assistência técnica à habitação de interesse social (ATHIS) em escritório montado na comunidade Vale das Flores, Taboão da Serra-SP, e em Heliópolis, São Paulo-SP, junto ao programa de melhorias habitacionais da ONG Habitat para a Humanidade (2011 – 2012); foi responsável técnico e coordenador urbanístico do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Santa Rosa de Viterbo (2012); coordenador urbanístico do Plano de Expansão Urbana de Sumaré (2012); coordenador urbanístico da regularização fundiária da comunidade Vila Garcia, Sertãozinho – SP, pelo Programa Papel Passado (2013); professor de Projeto de Arquitetura e Ética Profissional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIP – RP (2014-2015); e assessor técnico para diversas ocupações e movimentos de moradia, auxiliando os mesmos em regularização fundiária e na produção habitacional com auto-gestão (2015-2019). No final de 2019 assumiu como Secretário Adjunto de Habitação e Planejamento Urbano de Ribeirão Pires – SP, onde atua até hoje. Nas entidades profissionais, atuou principalmente no Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), onde foi Diretor Regional de Ribeirão Preto (2008 a 2010), Diretor Financeiro (2011 a 2013), Presidente (2014 a 2019) e atual Diretor de Relações Institucionais e Sindicais. No SASP, teve experiência com palestras, cursos, mobilizações, negociações coletivas, dissídios, atendimento aos arquitetos, denúncias, fiscalização, extensão e seminários acadêmicos.
 

Mariana Estevão de Souza (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Engenharia de Saúde Pública e Gestão de Infra-estrutura Física em Saúde, pela ENSP/Fiocruz. Fundadora da ONG Soluções Urbanas e idealizadora do Projeto Arquiteto de Família – metodologia de assistência técnica para melhorias habitacionais, com foco na promoção da moradia saudável. Arquiteta do Ano pela FNA, em 2015. O Projeto, aplicado desde 2009 em uma comunidade de Niterói/RJ, recebeu, o Prêmio de Inovação Tecnológica na categoria Tecnologia Social, pela FINEP em 2013, entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais. Atualmente vem atuando na formação continuada de profissionais para a prática da ATHIS.
Monica Antonia Viana (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (1985); Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP (2003); Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP (2010). Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Santos, lecionando nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Líder do grupo de Pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista – Observa BS da UniSantos (2015/atual). Coordenou o curso de especialização Cidade e Região na UniSantos (2005/2007) e o curso de graduação em Turismo da PUC SP (2011/2013), em que foi professora no periodo de 2003 a 2016. Tem ampla experiência em gestão pública na área de Planejamento Urbano e Regional e Gestão Ambiental em várias administrações municipais, como também é consultora de órgãos nacionais e internacionais. É conselheira titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos – CMDU (2017/2019 e 2019/2021).
Mariana Correa Madureira Guimarães (SUPLENTE)
Formada em 2015 pela Belas Artes de São Paulo. Trabalhou de 2011 a 2014 na Secretaria de Habitação de São Paulo como estagiária da coordenação de projetos do Programa Mananciais e de Paraisopolis (2013-2014), trabalhou de 2014 a 2015 na Camargo Corrêa com compatibilização de projetos e acompanhamento de obras. Auxiliou na elaboração do Plano Diretor e no Plano de Mobilidade de Ilha Comprida (2015-2016), desde 2016 é proprietária de um escritório de projetos e construtora que presta serviços para o setor privado e publico, principalmente no litoral sul, nas cidades de Iguape e Ilha Comprida.
Nallígia Tavares de Oliveira  (TITULAR)
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFEV de Votuporaga; Licenciatura em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente; Participante do grupo GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) da UNESP de Presidente Prudente.
Dania Brajato (SUPLENTE)
Doutora em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (PGT/UFABC) e pesquisadora associada ao Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR) vinculado à instituição, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991) e mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC (2015). Atuou como assessora técnica de movimentos de moradia para produção de habitação de interesse social (1996-2014) e trabalhou como assessora e dirigente técnica em governos municipais na Região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema). Foi Supervisora de Projetos na empresa Geris Engenharia e Serviços, em contratos de gerenciamento e fiscalização de projetos e obras de instituições públicas, dentre as quais a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB/SP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência na área de Habitação Social, Planejamento Urbano e Obras, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentos de planejamento e gestão urbanos, projetos e obras de habitação de interesse social e instituições de ensino, urbanização de favelas, estudos de impacto de vizinhança, estudos de viabilidade técnica, orçamentos e custos de edificações.
Nilson Ghirardello (TITULAR)
Doutor pela FAU-USP (1999), Mestre pela EESC-USP (1992), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Graduado pela PUC-Campinas (1983). É Professor Assistente Doutor (Nível II), do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP-Campus de Bauru. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, pesquisando e orientando, principalmente, temas relacionados à História da Cidade, História da Arquitetura e Patrimônio Histórico, com ênfase nas cidades do centro oeste e oeste paulista. É autor individual, colaborador e organizador de livros, bem como concebeu artigos apresentados em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Pesquisador Principal de Projeto Edital FAPESP/CONDEPHAAT (2011/2013). Foi Vice-Diretor da FAAC-UNESP/Bauru, gestão 2008/12 e Diretor na gestão 2012/16. Vice-presidente do Grupo Administrativo do Campus de Bauru – GAC (2013/15) e também Presidente (09/2015 a 11/2016). Conselheiro da FUNDUNESP e da Editora da UNESP. Foi por duas gestões, representante docente no Conselho Universitário da UNESP. Conselheiro, por duas vezes, no CONDEPHAAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico do Estado de SP. Presidente e Vice-presidente do CODEPAC, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru. Conselheiro do CREA/SP, gestões 2005/2008 e 2009/2012, Coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura, (2009/2010). Eleito em 2011, Conselheiro Titular do CAU/SP, gestão 2012/14, na mesma gestão eleito Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SP. Reeleito como Conselheiro Titular do CAU/SP, gestão 2015/17, sendo eleito membro da Comissão de Ética e Disciplina. É o atual Coordenador de Meios da Fundação para o Vestibular da UNESP, VUNESP, na região de Bauru.

Helio Hirao (SUPLENTE)
Graduação (1981) e Mestrado (1990) pela FAU USP, Doutorado (2008) em Geografia Urbana pela UNESP. Professor Assistente Doutor da UNESP Presidente Prudente (desde 2009), Vice-Coordenador do Curso (2020-2022), Líder do Grupo de Pesquisa “Projeto, Arquitetura e Cidade” com pesquisas nas áreas de Intervenções sobre o Patrimônio Urbano e Arquitetônico e de experimentação projetual na cidade Cidade Contemporânea. Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT/ UNESP (2015 a 2018), Membro Titular da Câmara Central de Pesquisa (CCPe) da UNESP (2017 a 2018). Coordenador (2012 a 2014) e Vice-Coordenador (2010 a 2011) do Curso de Arquitetura e Urbanismo UNESP Presidente Prudente. Professor da UNOESTE (2003 a 2009). Arquiteto Urbanista da Assessoria de Planejamento da Prefeitura de Presidente Prudente (1985 a 1988) e Coordenador de Desenvolvimento Urbano de Álvares Machado (1997 a 2000). Profissional Liberal (1982 a 2009) com mais de 100 obras de caráter residencial, comercial e institucional. Participou da formação e das primeiras diretorias do IAB Presidente Prudente (década de 1990), membro da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomo de Presidente Prudente (década 1990) e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal (1991-1992). Inspetor do CREA/SP (1995 a 1996). Premiado na Premiação Anual do IAB/SP de 1994/1995 na categoria habitação unifamiliar.
Paula Fernanda Faria Rodrigues (TITULAR)
Arquiteta e urbanista (UNESP Bauru), Especializada em Habitação Social pela Escola da Cidade (São Paulo). Atuou no Sindicato dos Arquitetos de 2014 a 2018 e trabalha com projetos de arquitetura e com comunicação social autonomamente desde 2010.

Gabriela Gonçalves Franco (SUPLENTE)
Profissional autônoma, atua em projetos de diferentes escalas e propostas de intervenção. Se interessa e pesquisa sobre territórios educativos, assistência técnica para habitação de interesse social e permacultura, entendendo que o projeto tem uma dimensão integral e potencialmente impactante, tanto na paisagem, quanto na sociedade.
Atualmente é também integrante do coletivo político pedagógico e multidisciplinar Escola Sem Muros. Já integrou a equipe de escritórios como RADDAR (2019-2020), JDVDP (2018), Grupo de Desenho (2015-2017), Luiz Esteves (2013-2015), além da Secretaria de Planejamento de Bauru (2011). Co-produziu o seminário “Arquitetura para autonomia – Ativando territórios educadores” (2019). Entre 2014 a 2016 foi suplente da Regional Grande São Paulo do SASP, onde integrou o recente GT de gênero “Mulheres na Arquitetura”.
Paula Raquel da Rocha Jorge (TITULAR)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora pesquisadora período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade urbana, desenvolvimento sustentável, cidades sustentáveis, apls – arranjos produtivos locais e ecologia urbana.

Larissa Garcia Campagner Arcuri (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista pela FAU-MACKENZIE – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (2000); Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU.MACKENZIE (2016); É Professora Adjunta de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo desde 2013, onde lidera a Pesquisa: “Cenários Urbanos Futuros e o Varejo de Rua”, que tem como ênfase a busca pela utilização de tecnologia da informação, BIG DATA e georreferenciamento de dados em pesquisas aplicadas. Membro eleita, em segundo mandato, do Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de São Paulo, representando as Entidades Empresariais. Representante Titular da ACSP na CTLU – Câmara Técnica de Legislação Urbanística, coordenada pela Prefeitura de São Paulo, desde 2007; Representante Titular da ACSP na Comissão Executiva da Operação Urbana Centro, coordenada pela Prefeitura Municipal de São Paulo; Coautora do livro “Projetos Urbanos em SP: oportunidades, experiências e instrumentos” com Valter Caldana; Coordenadora do Comitê Técnico do Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo.
Paulo Machado Lisbôa Filho (TITULAR)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie – 1981. -Pós-Graduado em Negócios Imobiliários (SECOVI-FAAP) – 1989. -Sócio Titular do escritório Lisboa, Kondo, Shinobe e Arquitetos S/S Ltda , com mais de 600 projetos desenvolvidos em empreendimentos imobiliários, corporativos e urbanismo. -Conselheiro e Diretor da ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. -Membro Titular CMPU – Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de São Paulo. -Representante Titular no CTLU – Câmara Técnica Legislação Urbanística/SMUL-SP. -Conselheiro Fundador do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. -Coordenador do Comitê de Projetos do CBCS. -Membro do GTS/AsBEA, Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e do GTL/AsBEA, Grupo de Trabalho de Legislação, onde atuou na aprovação da Lei Cidade Limpa, na elaboração do Guia de Sustentabilidade na Arquitetura e na implantação do Convenio Plantas on Line com a Secretaria de Licenciamento de São Paulo.

Milene Sabbag Abla Scala (SUPLENTE)
Milene Abla Scala arquiteta titular do escritório VIVÁ Arquitetura, Vice-Presidente (2017-2019 e 2019-2021) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (desde 2011) da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1996; Complementação Acadêmica no Departamento de Desenvolvimento de Materiais para Construção na Delft University of Technology, Faculty of Architecture – Holanda em 1997; Mestrado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo em 1999-2001 e Especialização em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM (Fundação para a Pesquisa Ambiental) da FAU USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2002-2003. Arquiteta associada ao escritório Aflalo Gasperini, de 1995 a 2009, atuando em diversos projetos arquitetônicos para o mercado imobiliário, dando continuidade nesta atividade no exercício profissional da VIVÁ Arquitetura.
Paulo Marcio Filomeno Mantovani (TITULAR)
Graduado pela FAU PUC-Campinas 1980- 1984. Presidente fundador da AEAAS-Socorro-SP Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia em 1997, Presidente por três mandatos e atual Vice-Presidente. Participação ativa junto a UNABAMM – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana, congregando diversas cidades do leste paulista por diversos anos desde a sua criação. Candidato a Vice-Presidente de Arquitetura na chapa Rumo Certo da FAEASP eleições de 2012. Inspetor chefe e Inspetor de Arquitetura do CREA-SP por mais de 8 anos. Coordenador Adjunto de GT ABNT do CREA-SP por 4 anos. Coordenador do GT Assistência Técnica do CAU/SP 2013 e 2014 Escritório próprio de Arquitetura e Construções desde 1985, atuando em centenas de projetos e gerenciamentos de construções de obras residenciais e de alto padrão, comerciais, industriais e públicas na cidade de Socorro e região e Grande São Paulo. Trabalhos voltados a Mobilidade Urbana junto a Prefeitura Municipal.

Jose Augusto Das Graças (SUPLENTE)
Formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1987, e reconhecimento de grau pela Universidade de Coimbra, em 2007. Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis pela Universidade do Minho, em 2012, com reconhecimento de Grau pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 2014. Consultor  Certificação Lixo Zero e Sistema PAYT – Pay As You Throw; Servidor Público, lotado na Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento de Santana de Parnaíba, na área de resíduos sólidos, nomeadamente, resíduos de materiais recicláveis. Responsável pela implantação do projeto de coleta seletiva nas secretarias, localizadas na área central e envoltóría, iniciado em junho de 2019. Representante do municipio, junto ao Programa Estadual, de cunho ambiental, intitulado Programa Município VerdeAzul – PMVA; Participação, em equipe técnica, na elaboração do PMGRS e o processo de revisão, em andamento. Conselheiro na ABEAA – Associação Bandeirante de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Santana de Parnaíba.
Poliana Risso Silva Ueda (TITULAR)
Doutoranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na área de política habitacional. Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar em 2010, e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina – UEL em 2007. Foi subcoordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP de 2011 a 2012, e coordenadora do Laboratório de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano de 2010 a 2012. Atuou como docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP de 2010 a 2013, da UNORP em 2010, da UNILAGO em 2014 e da UNIP em 2015. Fez parte da equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) em 2007, do grupo GENIUS LOCI na elaboração de Planos Diretores, de 2005 a 2006, e do ParanaCidade na avaliação de Planos Municipais em 2007. Atualmente é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brasil (2016-atual) e da Pós-Graduação em Design de Interiores da UNIRP e da UNITOLEDO (2014 – atual).

Maira de Camargo Barros (SUPLENTE)
Graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2010 e especialista em Gestão de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI – UFPE), em 2015. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí-SP (CONDEPHAT), biênio 2017-2019. Atuou, entre 2012 e 2017, no desenvolvimento de inventários arquitetônicos, relatórios de estado de conservação e projetos de conservação, restauro e adequação a novos usos em diversos escritórios na cidade de São Paulo. É responsável técnica da Panorama Arquitetura e Preservação desde 2015. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro do grupo de estudos Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH).
Renata Alves Sunega (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela PUC- Campinas desde 1999 e mestre em História da Arte pela Unicamp desde 2003 com a dissertação “Quarteirão Paulista: Um conjunto harmônico de edifícios monumentais”. Atuou como Coordenadora de Extensão Cultural e como Coordenadora de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Campinas entre 2005 e 2011. Entre 2011 e 2012 ocupou o cargo de Secretária Municipal de Cultura, atribuição que também englobava a presidência do CONDEPACC (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). Desde de 2012 atua como Coordenadora de Projetos do Escritório de Arquitetura e Restauro Sunega-Tognon (www.arquiteturarestauro.com.br). Entre suas publicações estão “Quarteirão Paulista: um conjunto harmônico de edifícios monumentais”, editado pela Prefeitura de Ribeirão Preto e a Coordenação editorial dos catálogos das exposições “Memória e Altar” (Espaço Cultural CPFL) e “Gênese e Celebração” (Pinacoteca do Estado de São Paulo).

Danielle Skubs (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista, Mestre em Conforto Ambiental há 15 anos, ambas titulações pela UNICAMP e Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP. Atuou em escritórios de arquitetura e design e tem experiência na execução e coordenação de equipes de projetos desde a conceituação até implementação e gerenciamento nas áreas residencial, corporativa, industrial e hoteleira, além de experiência na gerência administrativa, financeira e organizacional de escritórios de projetos. Na área acadêmica é Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira ministrando aulas de Projeto Integrado, Conforto Ambiental, Metodologia Científica e Gestão de Obras e Escritórios; docente da Pós Graduação do curso de design de interiores no SENAC das aulas de Materiais e Tecnologia; além de cursos livres de Design de Móveis e softwares 3D e design de interiores. Responsável pelo Escritório Modelo da Einstein Limeira que trabalha com projetos para a comunidade. Estuda Metodologias Ativas que faz parte do seu projeto de doutorado em métodos inovadores de ensino x aprendizagem e realidade virtual e aumentada na AEC. É ainda, atualmente conselheira do CONDEPHALI (Conselho Municipal de Defesa de Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira).
Renata Ballone (TITULAR)
Arquiteta urbanista Formada pela Unifi – Università degli Studi di Firenze, Florença, Itália, com revalidação de diploma pela UFF – RJ.  Experiência por 6 anos em projetos privados na área de restaurantes, spas, hotéis e serviços relacionados, dentro da empresa 5R architects, do Arq. Cristiano Boni, Florença, Italia. No Brasil, experiência na área de alimentação, franquias e ha 12 anos, autônoma, arquiteta do escritório Renata Ballone Arquitetura que atua na área de projetos residenciais, comerciais de varejo e serviços.

Claudia Maria Lima Ribeiro (SUPLENTE)
Possui graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Trabalho como consultora na Base Planejamento e Projeto, professora na Universidade São Marcos no período 1997 a 2008; professora adjunto da Universidade Paulista , no período 2001 a 2019; professora da Universidade São Francisco no período 2000 a 2013 , e atualmente professora da PUC Campinas. Tem experiência na área Projeto e Planejamento Urbano e Regional.
Renata Fragoso Coradin (TITULAR)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensão pela Universidade Técnica de Lisboa. Especialização pela Fundação Politécnica da Catalunya, Barcelona – Espanha, no Máster Laboratório de la Vivienda. Mestrado pela Universidade de São Paulo. É docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FMU FIAM FAAM e da pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Colaborou com o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados. Foi sócia do escritório Habitar Arquitetas Associadas e em 2018 fundou o Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo. Atua como arquiteta, urbanista e pesquisadora, apresentando experiência em projetos de urbanismo, projetos da edificação, gênero, projetos de concursos, ATHIS e habitação de interesse social.
Aline Alves Anhesim (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Estadual de Londrina em 2005, Mestre em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Londrina em 2010, e atualmente, cursa doutorado em Geografia na Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou na área de planejamento urbano e obras públicas e lecionou na UNESP como professora substituta de 2013 a 2017. Atualmente, trabalha com projetos em seu próprio escritório, pesquisa paisagens culturais no Oeste Paulista e é professora adjunta na UNIP – Universidade Paulista desde 2010.

Ronaldo Jose da Costa (TITULAR)
Arquiteto e urbanista formado em 2006 na UNIPLI; atuou como estagiário em duas construtoras no Município de Niterói – RJ. Obteve em 2008 a equivalência do diploma de Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente mestrando da Unicamp – IFCH (Instituto de Filosofia e Ciência Humanas) com a dissertação na temática do Patrimônio Cultural construído. Realizou projetos residenciais, laudos técnicos avaliações de imóveis, diversos projetos comerciais e religiosos em diversos Estados e no exterior com destaque no Senegal e Moçambique. Foi Vice-Presidente do IAB – núcleo do leste metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, conselheiro suplente do CAU-RJ (2012-2014 e 2015-2017) atuando na Comissão de Ética e Disciplina. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos de Portugal desde 2009. Foi conferencista, em 2007, nas Universidades do Porto, Lisboa e Évora com o tema do Patrimônio.
Luiz Antonio Raizzaro (SUPLENTE)
Graduado na Faculdade Farias Brito em 1994. Trabalho na empresa Publistand de 1983 a 1985. Sócio proprietário da empresa RM Construções Ltda., de 1987 a 1992. Autor de projetos residenciais, comerciais e loteamentos. Secretario de Obras da Prefeitura de Presidente Epitácio, de 1993 a 1996. Secretario de Planejamento da Prefeitura de Presidente Epitácio, de 1997 a 2000. Arquiteto e Urbanista da Prefeitura de Presidente Epitácio, desde 1985. Curso em Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos. Coordenador da CTPAS do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, de 2005 a 2008. Vice Presidente e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, de 2009 a 2010. Fundador da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Presidente Epitácio. Conselheiro do CREA/SP, de 2007 a 2009. Conselheiro do CAU/SP, de 2012 a 2017. Coordenador da Comissão Permanente de Orçamento e Contas do CAU/SP, de 2012 a 2014. Membro da Comissão Permanente de Orçamento e Contas do CAU/SP, de 2015 a 2017.

Rosana Ferrari (TITULAR)
Formada em Arquitetura pela PUC-Campinas-1981. Especialista em Urbanismo Moderno e Contemporâneo-Pós Graduação FAU-PUCC–1996 e 1997. Curso MBA na FGV em Gestão de Projetos–2013 e 2014. Prefeitura de Itatiba–de 1995 a 1998. Coordenação Técnica do Plano Diretor, do Projeto de Lei de Uso e Ocupação de Terrenos e do Projeto de Lei de Parcelamento do Solo, para o Município de Itatiba-Leis 2732/96, 2734/96, 2735/96. Projetos urbanísticos para a entrada da cidade de Itatiba e projeto de arquitetura para o Portal de Itatiba, construído como Portal do Parque da Juventude. Implantação em 2001 do Projeto Casa da Criança, com apoio da Fundação Ayrton Sena. A Casa Transitória, instituição que abriga crianças em espera de adoção, foi entregue totalmente reformada. ATUAÇÃO INSTITUCIONAL: 1992/2014–Integrante por gestões consecutivas, da Diretoria e Presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Jundiaí, bem como do Departamento SP, representando a entidade em diversos Conselhos Municipais de Jundiaí e São Paulo. Presidiu por 2 gestões o Conselho da Serra do Japi, em Jundiai. De 2002 a 2004 participa da elaboração do Projeto de Lei para um Plano Diretor para a Serra do Japi, resultando na Lei417/2004, que cria o Sistema de Proteção das Áreas da Serra do Japi. Em 2018, inicia um projeto, envolvendo fornecedores da área da construção civil em parceria com 08 escritórios de arquitetura, resultando na 1.a Mostra Business de Arquitetura, para a Sede do Instituto Business House.
IAB SP: 2009 e 2011-Presidente do IABSP, promove a 8ª e 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Na Presidência do IABSP, atua na Criação do CAU, participando politicamente, como entidade. O IAB SP organiza em 2010 um Concurso para HIS–HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, COM SUSTENTABILIDADE, em conjunto com a CDHU–Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, com livro publicado.
Juliana Binotti Pereira Scariato (SUPLENTE)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, na linha de pesquisa Arquitetura: Fundamentos, Metodologia e Projeto. Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP (2008/2009), na área “Planejamento Regional, Patrimônio e Paisagem”. Especialista em “Restauro Arquitetônico: Teoria e Projeto”, pela PUCCAMP (1999). Especialização em Restauro Di Dipinto, pelo Istituto per l’Arte e il Restauro, Florença – Itália (1995). Arquiteta e Urbanista formada pela PUCCAMP (1993). Desde 1996, possui escritório próprio realizando projetos nas áreas: restauro e requalificação do patrimônio histórico e cultural; projetos institucionais, residenciais, comerciais, e retrofit; e ainda projetos de design de interiores. Foi presidente do CONDEPHALI – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira, desde sua criação, no período de 2004-2016. Atualmente é Vice-Presidente, na gestão 2018-2020. Foi conselheira no CONTUR – Conselho de Turismo de Limeira (2008-2011) e no COMPLAN – Conselho de Planejamento Urbano de Limeira (desde sua criação em 2007 até 2018). Foi fundadora do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo Limeira, sendo conselheira desde a sua criação em 2006 e presidente de 2008-2011. É conselheira na Associação Pró-Memória de Limeira com projetos de revitalização e valorização da memória histórica municipal. Coordenadora nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira, no curso de Arquitetura e Urbanismo, de 2013-2018; e professora desde a criação do curso em 2010 até 2018. Professora substituta na Faculdade de Tecnologia – FT, da Unicamp – Campus Limeira, nos cursos de Construção Civil e Ambiental, de 2014-2016.  Atualmente é membro da Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira, gestão 2020-2022. Ministra palestras em Encontros, Conferências e Congressos, falando sobre arquitetura e restauro do patrimônio cultural, gestão urbana e política pública.

Rossella Rossetto (TITULAR)
Formada na PUCCAMP (1979), com especialização em planejamento urbano na Universidade de Roma (1982), mestrado (1993) e doutorado pela FAUUSP (2003). É membro do Conselho Consultivo do IAB SP e da diretoria do Instituto Casa da Cidade. Trabalha na Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo. Trabalhou na Secretaria de Habitação e na chefia de gabinete da Secretaria de Cultura (2016). Foi membro da equipe de redação, na Câmara Municipal de São Paulo, do Plano Diretor Estratégico de 2014, 2002 e da Lei de uso e ocupação do solo de 2004. Consultora pela Unesco/Habitat do Plano de Habitação de Angola (2010) e coordenadora executiva do Plano Nacional de Habitação para o Ministério das Cidades (2009). Participou da elaboração de vários planos diretores e de habitação, como os de Nova Iguaçu (RJ), Carapicuíba (SP) e Salvador (BA). Foi professora na Universidade São Judas (1995- 1999) e em cursos de pós-graduação, entre eles, o de Gestão de Cidades da Uninove.
Elisabete França (SUPLENTE)
Arquiteta (1980), doutora em Arquitetura e Urbanismo. É professora titular doutora de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), da Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades do núcleo USPCidadesPecePoli e da Especialização em Habitação da Escola da Cidade. Gestora pública desde os anos 1990, tem contribuído na formulação e implantação de políticas públicas relacionadas a programas habitacionais e urbanização de favelas, de recuperação ambiental em áreas precárias e de mobilidade urbana, especialmente na  Cidade de São Paulo. Ao longo de toda a vida profissional, tem se dedicado à divulgação da produção da arquitetura e do urbanismo, tendo participando da curadoria de exposições com destaque para o Pavilhão Brasileiro na Bienal de Veneza (2002),  na Bienal de Rotterdan (2009) e a Jornada da Habitação/SP Calling (2012). Membro do corpo de jurados do Urban21, Prêmio AsBEA, Schindler Global Award (2017), Concurso Público Nacional para a Sede IAB/DF + CAU/BR, entre outros. Atualmente coordena o Comitê Científico do Congresso Internacional de Arquitetos UIA2021RIO. Autora e organizadora de mais de vinte publicações sobre arquitetura e urbanismo,  publicou em 2017, Arquitetura em Retrospectiva: 10 Bienais de São Paulo, um panorama da produção brasileira na últimas quatro décadas. Em 2015, fez parte das 48 arquitetas selecionadas pelo Coletivo Arquitetas Invisíveis, em reconhecimento pela sua atuação na categoria Arquitetura Social, em homenagem às profissionais ‘que se dedicam a um trabalho com o foco no outro, atentas às demandas sociais e preocupadas com a desigualdade, voltando seu empenho profissional para democratizar a arquitetura, entendendo-a como uma forma viável de resolver problemas sociais’.

Salua Kairuz Manoel (TITULAR)
Arquiteta e urbanista graduada pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP em julho de 2001. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo EESC USP (2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP (2011), com pesquisa na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, analisando projeto e política habitacional no Brasil no período pré-BNH. Atualmente é docente na Universidade de Araraquara (UNIARA) e Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Além da experiência em pesquisa e docência, também trabalhou com projetos de arquitetura e urbanismo e foi Gerente de Projetos em construtora de porte médio na cidade de Araraquara. Desde 2010 é funcionária de carreira da prefeitura Municipal de Araraquara, tendo trabalhado no desenvolvimento de projetos de equipamentos públicos e praças. Atualmente é Gerente de Projetos Urbanos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Catherine D Andrea (SUPLENTE)
Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto  (desde 2015) e professora da mesma IES ( desde 2009) Diretora do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto ( desde 2019) Atuou como professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG – Passos MG (de 2017 a 2018) na Universidade Paulista UNIP de Ribeirão Preto (de 2014 a 2020) e no curso de pós-graduação em Arquitetura Comercial  e Corporativa  do Senac Ribeirão Preto (módulos de 2015 e 2016). Tem experiência em Arquitetura e  Urbanismo com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos de Edificações institucionais de saúde, lazer e educação atuando como autonoma (desde 1998).

Samira Rodrigues de Araujo Batista (TITULAR)
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com intercâmbio realizado na École Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Atuou profissionalmente em órgãos públicos e empresas de Planejamento Urbano, e colaborou em coletivos de intervenção urbana e de grupos feministas. Atualmente, é sócia do escritório Cacho Arquitetura, pesquisadora autônoma e representante do IAB-SP no Conselho Municipal de Habitação.
Carmela Medero Rocha (SUPLENTE)
Carmela Rocha possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRGS (2006), pós-graduação em Cinema pela Unisinos (2008) e mestrado na área de projeto de arquitetura pela FAU USP (2018) onde pesquisou pavilhões expositivos na Expo 2015. Trabalhou como diretora de arte e cenógrafa para cinema e teatro durante seis anos em Porto Alegre e abriu seu primeiro escritório, Grão Arquitetura em 2007 onde desenvolveu trabalhos de arquitetura, design de objetos e interiores. Foi diretora de projeto do Atelier Marko Brajovic de 2011 até 2016, quando saiu para se dedicar a outros projetos e investigações. Desde 2017, tem seu escritório em São Paulo onde desenvolve projetos de arquitetura, cenografia e expografia e investiga novos modos de ocupar e narrar o espaço, cruzando diferentes áreas de atuação – arte, teatro, dança e arquitetura. Dentre os principais trabalhos, destacam-se: projeto para exposição My name is – Ivald Granato – Eu sou no Sesc-SP (2019), Pavilhão da Embraer no Paris Air Show em Le Bourget (2019), expografia para o Fórum de Fotografia do Itaú Cultural (2019), cenografia para peça Eu sou essa outra (2018), expografia para Ocupação Angel Vianna no Itaú Cultural em São Paulo (2018) e no Paço Imperial no Rio de Janeiro (2019); e projetos de residências unifamiliares e de arquitetura de interiores residenciais e comerciais. Como diretora de projeto junto ao Atelier Marko Brajovic destacam-se: expografia para o Pavilhão do Brasil e para o Pavilhão de Montenegro na Expo Mundial em Milão (2015), Exposição David Bowie (2014) e Stanley Kubrick (2013) para o MIS-SP, expografia para Bienal de Design em Belo Horizonte (2012). Como diretora de arte e cenógrafa, destacam-se: direção de arte para o filme Um animal Menor (2008) e para o curta As Férias de Lord Lucas (2008), cenografia para o longa-metragem Cão Sem Dono (2007) e para minissérie Mulher de Fases para HBO (2010), entre outros.

Sandra Aparecida Rufino (TITULAR)
Atua como Autoridade Sanitária na Divisão de Arquitetura da Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos. Possuí mais de 14 anos de serviço público, tendo atuado em diversas áreas. Tem conhecimentos em regularização de imóveis e em avaliação imobiliária. Também desenvolvendo de forma autônoma Assessoria Técnica Arquitetônica para pessoas de baixa renda. Graduada em Dez/2017, tendo recebido na trajetória acadêmica três inclusões na Deans’ List do curso de Arquitetura e Urbanismo (1ºSem/2016, 2ºSem/2016 e 1º Sem/2017), do Programa Anhembi Morumbi Honors, criado em 2016 . Possuí mais de 200 horas de monitoria voluntária nas disciplinas de “Fundamentos da Arquitetura”, “Gestão de Obras”, “Infraestrutura Urbana” e “Sistemas Estruturais”. Tem interesse em Arquitetura Social, tendo desenvolvido pesquisa científica e o trabalho final de graduação abordando a questão da autoconstrução, da habitação de interesse social e dos processos de urbanização de favelas, levantando a importância do papel social dos arquitetos, das assessoria técnicas e das universidades. Possuí extensão em “Prática Profissionalizante de Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social” pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP / 2019). Atualmente cursando especialização em “Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular” pelo Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/2020).
Vanessa Padia de Souza (SUPLENTE)
Arquiteta e urbanista; concluiu seu mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco em morfologia urbana. Atuou nas esferas de Governo Municipal, Estadual e na iniciativa Privada. Representou o Município de São Paulo em eventos nacionais e internacionais, sediados no Brasil, Marrocos, Nova Iorque, Suíça e Índia. Em especial, destacam-se as cooperações internacionais nas Universidades ETH em Zurique, Parsons The New School e Sede das Nações Unidas, as últimas duas na cidade de Nova Iorque. Entre os anos de 2005 e 2012 esteve a frente da Coordenação do Projeto Heliópolis (parte integrante do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo) e pode acompanhar os projetos e obras de empreendimentos de reconhecido valor arquitetônico, tais como o Projeto Premiado Heliópolis do escritório Biselli & Katchborian, iniciado sob sua coordenação. Deste 2019 está a frente da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Habitação.

Soriedem Rodrigues (TITULAR)
Formado em Arquitetura e Urbanismo pelo FAU de Belas Artes, com MBA/Mestrado Profissional Gestão em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Atividade Profissional: Construção Civil, Projetos, Consultoria, atuando nos escritórios, Projetus Engenharia e Projetos (diretor); Sansei Projetos – Arquitetura, design gráfico e produtos (diretor); soriedem arquitetura & consultoria (sócio diretor) e Abriesp Associação Brasileira da Indústria do Esporte (diretor Estratégico); Atualmente atua como Empresário da Construção Civil; FIESP FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, como: diretor do DECONCIC Departamento da Indústria da Construção; Conselheiro do COMPI Conselho Superior da Micro, e Média Indústria; Membro do CONSIC Conselho Superior a Indústria da Construção Civil; Membro do CODE Comite da Cadeia Desportiva. Participações GT Mão de Obra Universitária (Coordenador), Fiesp; – GT Construção Industrializada (Membro) Fiesp; GT Segurança em Edificações (Membro) Fiesp; GT HIS (Coordenador e Membro convidado) CAU/SP.
Outras Atividades: Conselheiro CVM Comissão de Valores Imobiliários.
Missões empresariais: Missão Empresarial, Alemanha – Dusseldorf – Glastech; Missão Empresarial, Itália – Milão – Vitrum; Missão Empresarial, França – Paris, Fórum Internacional de Sustentabilidade – Sorbonne; Missão Empresarial França – Paris Batimat; Viagem de Estudos em Arquitetura – Austria, Viena -Tchecoslováquia, Praga, Budapeste, Bratislava – Itália Roma – Espanha, Madri, Segóvia, Barcelona – Argentina, Buenos Aires – FAU de Belas Artes.
Wilton Flavio Camoleze Augusto (SUPLENTE)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Marília (UNIMAR). Possui experiência profissional, atuando em escritório próprio em projetos residenciais e comerciais, projetos de detalhamento e acabamentos, bem como projetos de mobiliário e interiores, residenciais e comerciais. Pós-Graduado em Especialização em Projeto Arquitetônico: Composição e Tecnologia do Ambiente Construído, na Universidade Estadual de Londrina – UEL (2011). Pós-Graduado em Especialização em Arquitetura de Interiores: Projeto de Ambientes Comerciais e Residenciais, no Centro Universitário Filadélfia – Unifil – Londrina/PR. Mestrado em Metodologia de Projeto, no programa conjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014), curso integrante do Programa de Pós-graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (PPU). Desde 2011 atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIMAR – Universidade de Marília, Marília/SP. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília (UNIMAR). Orientador de Trabalho Final de Graduação.

Tatiana Reis Pimenta (TITULAR)
Doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na FEC/UNICAMP (2020-2024); Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela FEC/UNICAMP; Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC; pesquisadora do LOTE – Grupo de Estudos em Urbanização e Regulação Urbanística da FEC/UNICAMP; possui trajetória profissional nas áreas de Habitação de Interesse Social, Urbanização de Favelas e Regularização Fundiária, atuou como Coordenadora da Política Habitacional na Fundação Municipal de Ação Social – FUMAS, órgão responsável pela implantação da Política Municipal de Habitação no município de Jundiaí, S.P. (2013-2016). Docente da graduação em arquitetura e urbanismo da UNIP. Sócia-proprietária da InCidade, Planejamento Consultoria e Projetos LTDA.
Geise Brizotti Pasquotto (SUPLENTE)
Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Engenharia Civil na área de Arquitetura e Construção pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Possui dez anos de experiência no ensino superior e como pesquisadora na área de Teoria do Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e Técnicas de Análise do Espaço Urbano.

Vanessa Gayego Bello Figueiredo (TITULAR)
Arquiteta e urbanista, doutora (2014) e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU USP – Universidade de São Paulo (2005). Docente na FAUPUCC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisadora da FUPAM FAU USP. Foi Subprefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André e gestora de políticas públicas na Prefeitura de Santo André (2001-2008). Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de planejamento urbano e regional, gestão de políticas urbanas integradas, plano diretor, zoneamento urbano, mobilidade e transporte ferroviário, habitação, regularização fundiária, instrumentos urbanísticos, legislação urbana, ambiental e cultural, reabilitação urbana em sítios históricos, preservação do patrimônio e da paisagem cultural, restauro, projetos urbanos, planejamento ambiental e da paisagem, paisagismo, infraestrutura verde, turismo, planejamento estratégico situacional, participação cidadã, economia solidária. É membro do ICOMOS e TICCIH Brasil.
Adriana Corsini Menegolli (SUPLENTE)
Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson – UNAR, onde leciona desde 2012 disciplinas de Projeto, Patrimônio e Planejamento Urbano e coordena o Laboratório Cidades. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP, Especialista em Marketing e Gestão de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1993). Atuante em Projetos Urbanos e Planos Diretores. Exerceu por 6 anos a função de diretora de projetos e planejamento urbano na Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade da Prefeitura Municipal de Araras, participou ativamente na revisão do Plano Diretor Participativo e outros planos diretores setoriais, executou projetos municipais de áreas verdes e patrimônio e fiscalizou obras públicas. Coordenou a implantação e foi diretora da Casa da Memória de Araras (2016). Foi presidente do Conselho de patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Araras (2015/2016). Possui experiência em projetos arquitetônicos institucionais, comerciais e residenciais e acompanhamento de obras (30 anos) e gestão de marketing na indústria de revestimentos (12 anos).

Vera Lúcia Blat Migliorini (TITULAR)
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1985), Mestre e Doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP (1991/1997). Atualmente é professora doutora do Centro Universitário Moura Lacerda e professora titular da Organização Educacional Barão de Mauá. É pesquisadora do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais e membro dos grupo de pesquisa do CNPq “Memórias, Identidades e Políticas Públicas” E “Arquitetura, Arte e Cidade”. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, prestando serviços de consultoria principalmente nos seguintes temas: meio ambiente urbano, planejamento urbano, plano local de habitação social, mobilidade urbana, padrões de desempenho, instrumentos urbanísticos e controle da urbanização. É co autora dos livros “Seis Passos para a Cidade Humana” e “Tecnologia Socal para a Gestão de Cidades: Cidadania e Cocriação”.
Debora Prado Zamboni (SUPLENTE)
Fiz Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2018). Atualmente sou professora adjunta na Universidade Paulista-UNIP. Tenho experiência na área de Planejamento Urbano e Regional.

Victor Chinaglia Junior (TITULAR)
Victor Chinaglia Jr., formado na PUCCAMP em 1989 é Diretor e responsável técnico da Cooperativa Braço Forte de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Construção e Diretor de Assuntos Jurídicos e legislativos do Sindicato dos Arquitetos -urbanistas no Estado de São Paulo- SASP 2013-2020  reeleito para o mandato 2021-2024. Foi diretor da Federação Nacional de Arquitetos-urbanistas- FNA 2013-2016, Diretor Estadual e Conselheiro Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB-2006-2012, Coordenador Regional Campinas do CAU/SP 2018-2020, Conselheiro do CAU/SP-2011-2017 e   Coordenador da Comissão Permanente de Exercício Profissional do CAU/SP-2011-2014, Secretário de Meio Ambiente 2004-2008, Secretário de Planejamento e Controladoria 2002-2004 e Diretor de Urbanismo 1999-2002 cargos execidos  na cidade de Americana,   Membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas 2001 – 2008. Curador de Patrocínio da 8° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Coordenador da 1° Conferência do CAU/SP- 2013, Coordenador – fundador da Móbile, a Revista do CAU/SP. Ganhou o Prêmio Ex AEQUO do IAB/SP de projeto e execução de obra pública em 2004 com o  Teatro de Arena Elis Regina na cidade de Americana, trabalho exposto na 7° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Daniella Farias Scarassatti (SUPLENTE)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Mestrado em Engenharia de Transportes e Geotecnologias pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Arquiteta da Prefeitura Municipal de Campinas desde 2002, atualmente é assessora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, diretora financeira da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Campinas e membro do conselho fiscal do Instituto Governança de Terras. Desde 2017, faz parte do Grupo de Governança de Terras do Instituto de Economia da Unicamp (IE/Unicamp). Foi coordenadora da rede de especialistas em cadastro imobiliário (2013-2017) e redatora chefe da Revista Catastro (2015/2016) na Fundação CEDDET/Agencia Espanhola de Cooperação Internacional.

Viviane Leão da Silva Onishi (TITULAR)
Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Habitação de São José do Rio Preto (2017 até o momento).Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Tec. Design de Interiores do Centro Universitário do Norte Paulista – Unorp (2013 até o momento). Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unorp (2017 a 2019). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da União das Faculdades dos Grandes Lagos – Unilago (2016 a 2017). Diretora do Departamento de Obras da Prefeitura de Mirassol (2011 a 2012). Chefe de Acompanhamento de Convênios do Departamento de Obras da Prefeitura de Mirassol (2010 a 2011).
Maria Ermelina Brosch Malatesta (SUPLENTE)
Arquiteta urbanista formada pela FAU Mackenzie com mestrado e doutorado em Mobilidade Ativa pela FAUUSP. Atua como consultora, professora independente e como ativista no assunto. Autora dos livros Pé de Igualdade e A Rede da Mobilidade a Pé.

 

Conselheiros – gestão 2018-2020

Conselheiros – gestão 2015-2017

Conselheiros – gestão 2012-2014