Portal da Transparência
e Prestação de Contas

GESTORES (EMPREGOS PÚBLICOS DE LIVRE PROVIMENTO E DEMISSÃO)

 

OUVIDORIA

Ricardo Siloto da Silva
ouvidor@causp.gov.br
Ouvidor
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP com Doutorado em História pela Unesp (1996). Foi professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); integrou Comissão do Ministério da Educação que implantou o projeto REUNI – o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Ainda no setor público, foi colaborador do Ministério das Cidades. Possui experiência na área de Planejamento Urbano e Urbanismo, atuando em diversas áreas a exemplo de infraestrutura verde, indicadores intraurbanos, desenvolvimento sustentável entre outros.

 

 

AUDITORIA

Marcio Santos Lima
marcio.lima@causp.gov.br
Auditor
Experiência na gestão do processo financeiro e orçamentário (Budget e Forecast), Modelagem Financeira, Desenvolvimento e acompanhamento de KPIs, Análise Real X Orçado e Apresentação de reports mensais à Diretoria Executiva. Experiência em Auditoria Interna.

 

 

 

SECRETARIA-GERAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

Carolina Guimaraes Motta Silva
carolina.guimaraes@causp.gov.br
Secretária-geral dos Órgãos Colegiados

 

 

 

André Ferreira de Magalhães
andre.magalhaes@causp.gov.br
Supervisor – Suporte aos Órgãos Colegiados

 

 

 

Fernanda Costa
fernanda.costa@causp.gov.br
Coordenadora – Eventos
Graduada em Jornalismo (PUC-SP) com Intercâmbio na WUK (Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade de Viena) com ênfase em Jornalismo Internacional. Participou de mais de 120 campanhas cívicas e políticas na gestão de comunicação e relacionamento digital. Coordenou o projeto Aprender e Transformar, plataforma de inclusão digital. É fundadora da plataforma 72horas.org (acompanhamento do financiamento de campanhas de todo país).

 

 

 

CHEFIA DE GABINETE

Adriana Palheta Cardoso
adriana.cardoso@causp.gov.br
Chefe de Gabinete
Graduada em Direito pela PUC-São Paulo (1996); especialista em Direitos Humanos pela USP e em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É mestre em Políticas Públicas para o Adolescente em Conflito com a Lei pela Universidade Bandeirantes (2010). Atuou como consultora de projetos da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, da liderança do PC do B na Câmara Municipal da capital, da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras (PMSP) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana (PMSP).

 

Danielle Ruas Mamnerick
danielle.mamnerick@causp.gov.br
Assessora – Presidência
Graduada em Turismo pela Universidade Monte Serrat (UNIMONTE), com 10 anos de experiência na área hoteleira. Estudo de Inglês e outros cursos nos Estados Unidos por dois anos. Estudo de Alemão em Scheinfurt, Alemanha. Integra o CAU/SP desde 2013.

 

 

Maria Inês Ferreira
maria.ferreira@causp.gov.br
Assessora – Vice-presidência
Jornalista, 34 anos de experiência na área da comunicação, sendo 14 anos como repórter na imprensa escrita e mais de 20 anos de assessoria, a maioria no movimento sindical.

 

 

Marcelo Fonseca Ignatios
marcelo.ignatios@causp.gov.br
Assessor – Projetos Especiais e Inovação
Arquiteto e urbanista com 23 anos de profissão e larga experiência em políticas públicas para desenvolvimento urbano. Atuou na Prefeitura de São Paulo por 13 anos onde foi o responsável pela estruturação de Projetos de Intervenção Urbana, estudos econômico-financeiros das operações urbanas consorciadas, além de participar na elaboração do Plano Diretor Estratégico (lei 16.050/14). No setor privado, foi gerente de novos negócios no segmento de loteamentos e comunidades planejadas, e desde 2018 atua como consultor na área de concessões e PPP envolvendo desenvolvimento urbano e habitação social. Atualmente também é pesquisador e professor em cursos de pós-graduação da UNINOVE e Mackenzie.

 

Joyce Reis Ferreira da Silva
joyce.silva@causp.gov.br
Assessora – Relações Institucionais
Arquiteta e urbanista pela FAUUSP (2007), Mestre em Planejamento Urbano e Regional com bolsa CNPq pela FAUUSP (2014), Doutoranda em Planejamento Urbanos e Regional pela FAUUSP (atual). Diretora de Política Públicas do IABsp (Chapa 2023-2025). Bolsista Doutoranda no Insper – Arq.Futuro de Cidades (2022-2023). Coordenadora técnica e executiva do Fórum SP22/23. Coordenadora da FASE II do Plano de Bairro Jardim Pantanal (2022-2023). Trabalhou na São Paulo Urbanismo – Prefeitura de São Paulo (fev/2013 a dez/2021), onde foi gerente na Diretoria de Implementação de Projetos Urbanos (2019-2021). Pesquisadora no LabCidade/FAUUSP (2009-2013), parte da equipe de apoio à Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Em 2008 trabalhou na equipe do consórcio de elaboração do Plano Nacional de Habitação, pelo consórcio Instituto Via Pública (OSCIP), LabHab e Logos Engenharia.

 

Eduardo Pimentel Pizarro
eduardo.pizarro@causp.gov.br
Assessor – Relações Internacionais
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2012). Mestrado (2014) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2019), com estágio de pesquisa na ETH Zurich (2017). Estágio de pesquisa na Architectural Association Graduate School, AA, Londres (2013). Conselheiro Suplente no Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo. Professor de TFG, Conforto Ambiental, Projeto da Paisagem e Projeto Urbano na Universidade São Judas Tadeu (USJT).
Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais entre eles Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE (Brasília, 2012); 1st Prize na LafargeHolcim Forum Student Poster Competition (Detroit, 2016); publicou o livreto ‘6 pages’ na ETH Zurich (2017). Foi curador da Latitudes Global Exhibition (Ahmedabad, Londres, São Paulo e Chenai, 2018) e da exposição Cidade Vivida | Cidade Sonhada (Tenda Cultural Ortega y Gasset da USP, São Paulo, 2014), além de apresentar uma série de projetos e ações na 11ª e 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (2017/2019).

 

Leonel de Arruda Machado Luz
leonel.luz@causp.gov.br
Assessor – Relações Parlamentares
Graduado em Administração Pública pela FCL/UNESP (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Universidade Estadual Paulista), mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro e especialista em Gestão de Políticas Culturais – Itaú Cultural/Universidade de Girona. Atuou ao longo dos últimos 15 anos em diversos projetos na administração pública, terceiro setor e como prestador de serviços.

 

 

Antônio de Oliveira Leite Biondi
antonio.biondi@causp.gov.br
Assessor Chefe de Comunicação
Jornalista e advogado formado pela USP. Possui mais de 25 anos de experiência em veículos de mídia, assessoria de imprensa e projetos de comunicação junto à sociedade civil, poder público e empresas.

 

 

Antônio Couto Nunes
antonio.couto@causp.gov.br
Assessor Chefe de Convênios e Parcerias
Arquiteto e Urbanista formado pela UFSC (2007), Mestre pela mesma universidade (2017) com dissertação sobre o Programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidades” e o contexto das assessorias técnicas de São Paulo. MBA em Economia e gestão da sustentabilidade com ênfase em cidades inteligentes pela UFRJ (2022). Atuou em escritórios de arquitetura em Florianópolis, desenvolvendo projetos arquitetônicos e urbanísticos. Atuou como professor universitário entre 2013 e 2014 e desde 2018 trabalha junto ao CAU. De 2018 a 2021 atuou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) como Assessor Especial da Presidência, posteriormente exerceu o cargo de Assessor Especial da Presidência do CAU/BR, com foco no assessoramento técnico relativo a políticas urbanas e ambientais, de habitação de interesse social e ATHIS, direito à cidade e participação social, parcerias com OSCs, convênios e acordos de cooperação técnica com órgãos públicos, cidades inteligentes, patrimônio histórico e ODS.

 

Ronaldo Rodrigues
ronaldo.rodrigues@causp.gov.br
Assessor Chefe de Tecnologia, Inovação e Digital
Experiência de cinco anos como consultor independente, com passagens pelas empresas Alliance, T-Systems do Brasil, Gedas do Brasil e Volkswagen do Brasil; atuou em diversas áreas com destaque para Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Unidades de Negócios e Delivery de serviços e soluções para empresas de diversos segmentos, principalmente Manufatura e Financeiro.

 

 

Thiago Pereira Machado
thiago.machado@causp.gov.br
Coordenador – Tecnologia da Informação e Comunicação
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistema (UNIP, 2014); Técnico em Redes de Computadores (Etec-Guaracy Silveira, 2011); Técnico em Informática (Etec – Albert Einstein, 2009).

 

 

Ricardo Martins Sartori
ricardo.sartori@causp.gov.br
Assessor Chefe Jurídico
Graduado em Direito pela USP; Pós-graduado em Advocacia Pública pela Faculdade Educamais. No setor público, atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo (2013 a 2016), e Assessor jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo (1998 a 2000). Foi advogado associado de Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia (1997 a 1998), sócio do escritório Amaral, Domingos, Nakazato e Sartori Advogados (1998 a 2012) e sócio do escritório Nader e Sartori Sociedade de Advogados (2017 até o momento).

 

Ellen Monte Bussi
ellen.bussi@causp.gov.br
Assessora – Jurídico Consultivo
Graduada em Direito (UniSantos, 2011). Pós-graduação ‘lato sensu’ em Direito Administrativo (IDP, 2021). Estágio na Justiça Federal de Primeiro Grau (Subseção Judiciária de Santos), de 2007 a 2009. Estágio na Petrobras (Santos) de 2010 a 2011. Advogada associada no escritório Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire Advogados (São Paulo), de 2012 a 2013. Integra o CAU/SP desde 2014.

 

 

Clarisse Coutinho Beck e Silva
clarisse.silva@causp.gov.br
Assessor – Jurídico Contencioso

 

 

 

Natalia Jordão
natalia.jordao@causp.gov.br
Assessora – Jurídico dos Órgãos Colegiados
Advogada desde 2008, graduada pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduada em Direito Público (2021) pelo instituto Ânima. Integra o CAU/SP desde 2015.

 

 

 

 

GERÊNCIA GERAL

Margareth Matiko Uemura
margareth.uemura@causp.gov.br
Gerente Geral
Mestre em Arquiteta e Urbanismo. Especialista em desenho e gestão de cidades. Atuou nas gestões públicas municipais e no Governo Federal. Atuou em assessoria a instituições, agências nacionais e internacionais de cooperação e financeiras. Nos últimos anos dirigiu e coordenou a área urbana do Instituto Polis produzindo pesquisas, assessorando governos e movimentos sociais e representando a instituição em redes e conselhos.

 

 

Marcela Cristina Castilho
marcela.castilho@causp.gov.br
Gerente – Administrativo
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco, cursa MBA em Planejamento Estratégico de Finanças, além da Pós-graduação em Gestão de Cidades. Possui uma ampla gama de cursos de especialização na área de controles internos e financeiro como Compliance, J-sox, CP’s Contábeis, Rotinas Fiscais, Análise de Balanço e DRE. São 12 anos de experiência profissional em uma empresa multinacional, atuou nas áreas de Controladoria, Fiscal, Logística e Financeira, com contribuições significativas em projetos de Suprimentos e Tecnologia da Informação. Desde 2018, atua como voluntária na organização não governamental ACOHAB ministrando cursos de gestão financeira familiar e empreendedorismo voltado para mulheres e associados, além de ser cofundadora do projeto UNEafro Brasil que atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Erick de Moura Sotero
erick.sotero@causp.gov.br
Coordenador – Gestão de Pessoas
Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP) e especialização em Economia Aplicada à Gestão pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Políticas Públicas pela UFABC. Dez anos de atuação no setor público e consultorias nas áreas de gestão de pessoas; plano de cargos, carreiras e salários; planejamento de pessoal, carreiras, concursos e estágio; relações sindicais, estudos econômico-financeiros e modelagem organizacional.

 

 

Priscila Vaz da Silva
priscila.silva@causp.gov.br
Supervisora – Desenvolvimento Humano e Organizacional
Graduada em Ciência da Computação pela Unisanta (2009), cursa atualmente Bacharelado em Administração na Univesp. Possui também formação de Auxiliar Administrativo (2014) e Técnico em Informática (2000). Trabalhou por mais de 11 anos em empresa pública. Integra a Coordenação de Gestão de Pessoas do CAU/SP desde abril/2019.

 

 

Joyce Almeida Rosa
joyce.rosa@causp.gov.br
Supervisora – Relações Trabalhistas e Remuneração
Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, Bacharel em Administração, Pós-graduada em Psicologia Organizacional. Integra o CAU/SP desde 2015.

 

 

 

Karina Vieira Lima Lopes
karina.lopes@causp.gov.br
Coordenadora – Licitações e Contratos
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2019) e Design de Interiores (2021) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Técnica em Edificações (2021) pelo IFSP e Técnica em Administração (2018) pelo Centro Paula Souza. Experiência em equipe de apoio de Pregão e Pregoeira no acompanhamento dos certames. Integra o CAU/SP desde 2020.

 

 



Supervisor(a) – Compras e Contratos

 

 

 

Gisele Gomes de Vitto
gisele.vitto@causp.gov.br
Coordenadora – Serviços e Suporte
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e atualmente conclui pós-graduação em Gestão Pública na Universidade Federal de Santa Maria. Possui certificados em cursos livres de Gestão da Informação e Documentação, Gestão de Documentos Públicos, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Nova Lei de Licitações, entre outros.

 

 

Rafael Fernandes de Azevedo
rafael.azevedo@causp.gov.br
Supervisor – Zeladoria e Manutenção Predial
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Padre Anchieta, tendo atuado na área da construção civil em projetos de condomínios logísticos, residenciais e infraestruturas de lazer pelo setor privado; migrando para o setor público, no CAU/SP, desde 2021.

 

 

Marcelo Lenk
marcelo.lenk@causp.gov.br
Supervisor – Suprimentos e Logística

 

 

 

Karina Veglione
karina.veglione@causp.gov.br
Gerente – Financeiro
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP (2014), com registro no CRA-SP. Pós-graduada pelo Programa Avançado em Gestão Pública do INSPER (2019) com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP (2021). Intercâmbio de Mérito Acadêmico na Coimbra Business School (ISCAC) de Portugal (2013), com vivência internacional de implementação de projetos na área da educação.Experiência sólida com políticas públicas, gestão de projetos, planejamento estratégico e articulação institucional. Trabalhou na gestão municipal e estadual de São Paulo, com passagens pela Prefeitura Municipal e Governo do Estado, em projetos na área da educação; urbanismo e licenciamento; inovação e tecnologia.Na área da saúde trabalhou com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, PROADI SUS, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde nas áreas de regionalização da saúde e equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras no Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Juliana Chaim
juliana.chaim@causp.gov.br
Coordenadora – Contabilidade
Graduada em Contabilidade pela PUC-SP (2006), Graduação em Administração, Graduação em Direito e MBA em Administração pública e gerência de cidades, além de diversos cursos profissionalizantes voltados para a Administração Pública.

 

 



Supervisor(a) – Tributário

 

 

 

Renata Aparecida Pitana Braga Vasquez
renata.vasquez@causp.gov.br
Coordenadora – Contas a Pagar
Graduada em Administração na Faculdade Cruzeiro do Sul, onde cursa MBA em Gestão Pública. Trabalhou na Prefeitura e Câmara Municipal de Itirapina-SP, Fundação Casa e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Estudou Técnico em Administração na Escola Técnica Paulino Botelho – Centro Paula Souza e Secretária Executiva Bilíngue na Faculdades Integradas de São Carlos. Atua no setor público há mais de 20 anos.

 

 



Supervisor(a) – Pagamento

 

 

 

Daiane Fernandes do Vale
daiane.vale@causp.gov.br
Coordenadora – Contas a Receber
Graduada em Gestão de Políticas Públicas. Pós-graduada em Controladoria e Gestão. Atuação nas áreas de planejamento de políticas públicas de Primeira Infância, apoio à Gestão Pública e de Cultura para a Sustentabilidade; Processo Legislativo entre outros.

 

 

Alzira Neli dos Santos Mosca
alzira.neli@causp.gov.br
Supervisora – Inadimplência
Pós-graduanda MBA em Gestão Pública pela Univ. Cruzeiro do Sul (2024); Pós-graduação em Nutrição e Atividade Física pela UNIFESP (2023); Bacharel em Nutrição FMABC (2016).

 

 

João Constantino Gonçalves
joao.goncalves@causp.gov.br
Coordenador- Planejamento Orçamentário
Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec e graduação em Ciências Contábeis pela UERJ. Foi contador na Vibra Energia S/A (antiga Petrobras Distribuidora S/A), onde foi responsável pela: implantação da Governança e gestão do planejamento e execução orçamentária dos Investimentos de CAPEX em todo o país; apresentação dos resultados da Cia; e gestão contábil das exigibilidades. Foi coordenador de contabilidade na Light, participando da implantação do IFRS. Participou da implantação da auditoria interna do fundo de pensão Braslight e foi auditor externo sênior da Deloitte. Atualmente, é professor da Alumini Coppead- UFRJ e da FACHA. Foi: membro do comitê de auditoria da Cia Docas RJ (Portos do Rio); Conselheiro Fiscal da Braslight e do SINDICOM; professor homenageado da UFRJ, UERJ e FACHA.

 



Supervisor(a) – Planejamento

 

 

 

Tais Jamra Tsukumo
tais.tsukumo@causp.gov.br
Gerente – Técnica
Arquiteta e urbanista (2001) e mestre (2009) pela FAUUSP, tem experiência em política habitacional e urbana, tanto na gestão pública quanto no terceiro setor. Coordenou a revisão do Plano Municipal de Habitação de São Paulo (CMH, 2014-2016) e conduziu o eixo de capacitação do Projeto TraDUS (MDR/MCidades/UFERSA, 2021-2024), focado em educação urbana. Atuou na elaboração do plano diretor e zoneamento de São Paulo (SMDU, 2013-2015) e em projetos e obras de urbanização de favelas (PMTS, 2009-2012). Foi professora de desenho técnico e urbanismo na FMU e na USJT (2011-2016).

 

Velta Maria Krauklis de Oliveira
velta.oliveira@causp.gov.br
Coordenadora – Ensino e Formação
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho (2019). Especialista pela PUC de Minas Gerais (PUC-MG) em Direito Urbanístico e Ambiental (2021). Mestranda pela Universidade Nove de Julho em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, Diretrizes de Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental e Diretrizes para Política Pública Urbana.

 



Supervisor(a) – Ensino e Formação

 

 

 

Mariana Fialho Nascimento
mariana.nascimento@causp.gov.br
Supervisora – Graduação e Registro de Egressos
Graduada em Engenharia Ambiental e Urbana pela Universidade Federal do ABC (2020) e em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2017). Mestranda do Programa de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC.

 

 

Rafael Ganzella Machado Pedrosa
rafael.pedrosa@causp.gov.br
Supervisor – Pós-Graduação e Acordos Internacionais
Graduado em Engenharia Civil (2018), Técnico em Edificações (2012); atualmente, cursa Arquitetura e Urbanismo (graduação prevista para 2026).

 

 

 

Karla Regina de Almeida Costa
karla.costa@causp.gov.br
Coordenadora – Exercício Profissional
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2002). Pós-graduação em Gerenciamento e gestão da qualidade na indústria da construção civil –(Universidade Federal do Pará, 2006). Arquiteta na Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA) de 2003 a 2007 e 2010 a 2012. Atuação em escritório particular desenvolvendo projetos e acompanhando obras públicas e privadas 2007 a 2014. Integra o CAU/SP desde 2014.

 

 

Amanda Precendo Figueira
amanda.figueira@causp.gov.br
Supervisora – Pessoa Física
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2016); pós-graduada em Design de Interiores, Conforto Ambiental e Luminotécnica Aplicada; pós-graduada em Arquitetura Sustentável; pós-graduada em Engenharia de Avaliações e Perícias. Integra o CAU/SP desde 2016.

 

 

Rodrigo Delfino Carvalho
rodrigo.carvalho@causp.gov.br
Supervisor – Pessoa Jurídica
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Cidade de São Paulo (2017). Curso presencial de Planejamento e Cidades: Regulação, Instrumentos e Governança pelo instituto ZeroCem (2023).

 

 



Coordenador(a) – Conteúdo Técnico das Comissões

 

 

 

Sania Cristina Dias Baptista
sania.baptista@causp.gov.br
Gerente – Territorial
Arquiteta e urbanista, especialista em planejamento urbano e regional. Atualmente colabora com o Núcleo BrCidades, da Região Metropolitana da Baixada Santista. No governo do estado de São Paulo trabalhou inicialmente na Secretaria de Economia e Planejamento, mas concentrou a maior parte da vida profissional na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), atuando mais recentemente na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem-BS) e participando diretamente da elaboração dos PDUIs das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo. Na Prefeitura de Santos atuou como chefe do Departamento de Planejamento e como secretária de Desenvolvimento Urbano. Na Prefeitura de São Paulo foi superintendente de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

 

Gabriela Martins Raimundo
gabriela.martins@causp.gov.br
Coordenadora – Atendimento
Graduada em Administração e pós-graduada em Direito Público, ambos pela Universidade Cruzeiro do Sul. Experiência de mais de 15 anos de prática na área de atendimento ao público, tanto no setor público como privado.

 

 



Supervisor(a) – Atendimento Capital

 

 

 

Aline Tavares de Oliveira
aline.oliveira@causp.gov.br
Supervisora – Qualidade
Graduada em Administração de Empresas, pela UNIESP. Com experiência de 17 anos em atendimento ao público, no setor privado e no setor público. Integra o CAU/SP desde 2014.

 

 

Simone Ikeda Assanuma
simone.ikeda@causp.gov.br
Coordenadora – Fiscalização
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (2005). Experiência profissional no escritório Boldarini Arquitetos (2006-2009) e na Prefeitura de Arujá/SP na Secretaria de Meio Ambiente (2012/2013) como diretora e Secretária-Adjunta. Atuação como profissional autônoma entre 2014 e 2020.

 

 

Karen Martinelli Gusman Ferraz
karen.ferraz@causp.gov.br
Supervisora – Campo
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas e mestre em Planejamento Urbano pelo Politecnico di Milano, na Itália. No setor público, atuou como arquiteta e urbanista estatutária em Prefeitura, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos e licenciamento de obras. No setor privado, atuou principalmente com projetos residenciais e industriais.

 

 

Romario Wong
romario.wong@causp.gov.br
Supervisor – Processos de Fiscalização
Graduado em Música pelo Instituto de Artes da Unesp. Desde 2021, atua como Supervisor de Processos de Fiscalização para assessorar a Comissão de Exercício Profissional e o Plenário nos julgamentos dos processos de exercício profissional. Integra o CAU/SP desde 2019.

 

 

Fernanda Naccaratto Oliveira Leite
fernanda.leite@causp.gov.br
Supervisora – Técnica de Fiscalização
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e pós-graduada em Sustentabilidade das Edificações pela mesma instituição. Integra o CAU/SP desde 2017.

 

 



Coordenador(a) – Ética e Disciplina

 

 

 

Josiane Mendes Rodrigues
josiane.rodrigues@causp.gov.br
Supervisora – Processos de Ética e Disciplina
Graduada na área de Administração, pós-graduada em Direito e Processo Civil Contemporâneo e Gestão de Projetos. Atuou na área de gestão pública na Prefeitura Municipal de Guarulhos de 2010 a 2014. Integra o CAU/SP desde 2014.

 

 

Ana Claudia Galeazzo
ana.galeazzo@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado ABC
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1992) e Pós-graduada em Planejamento de Ambientes Urbanos Sustentáveis pela Universitá degli Studi di Ferrara – Itália (2006/2007). Atuou como assessora técnica de movimentos sociais de moradia (1996-2005) e nas prefeituras de Santo André (2008) e de São Bernardo do Campo (2014 – 2015). Atuou em empresa de consultoria para implementação de Planos de Investimento Social e na elaboração de estudos territoriais no Brasil e na África. Atuou como supervisora de projetos em contratos de gerenciamento, fiscalização de projeto e obra de instituição pública de ensino (UFABC, 2015 a 2020).

 

Renata Cacciola de Almeida
renata.cacciola@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado Bauru
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1988). Foi coautora e curadora de Mostras_ FAAC/SITU/Unesp. Foi conselheira fiscal do núcleo IAB-Bauru/SP. Atuou como autônoma no desenvolvimento de projetos arquitetônicos (residencial, comercial e institucional), da edificação, de objetos, de interiores, e nas áreas de paisagismo, execução, fiscalização de obra, e na emissão de laudos técnicos. É membro voluntário e doadora de projetos arquitetônicos de cunho social.

 

Cinthia Ongaro Monteiro de Barros
cinthia.monteiro@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado Campinas
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unicamp (2006), com especialização em Teoria e Prática da Preservação e do Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico pela Universidade Católica de Santos (Unisantos, 2007). Atuou no setor público municipal na área de planejamento urbano e patrimônio, e no setor privado com assessoria técnica.

 

 

Coordenador(a) – Escritório Descentralizado Mogi das Cruzes

 

 

 

 

 

Coordenador(a) – Escritório Descentralizado Presidente Prudente

 

 

 

 

 

Ana Luisa Miranda
ana.miranda@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado Ribeirão Preto
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com Mestrado em Geografia pela Unicamp. Professora do Centro Universitário Barão de Mauá e do Centro Universitário Moura Lacerda. É sócia-fundadora do Instituto Território em Rede.

 

 

Fernanda Faria Meneghello
fernanda.faria@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado Santos
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAUS, 1998), especialista (FAAP, 2005) e mestre (UNIFESP, 2021). Professora universitária de graduação e pós-graduação (UNISANTA). Possui 30 anos de experiência na área de planejamento urbano, em colaboração a Cohab-ST, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Santos, Agencia Metropolitana da Baixada Santista, FUPAM e Ministério Público de São Paulo, além de escritórios de projetos urbanos e de assessorias técnicas.

 

 

Maristela da Silva Janjulio
maristela.janjulio@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado São José do Rio Preto
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 1987), com Mestrado (EESC-USP, 2009) e Doutorado (IAU-USP, 2015). Foi docente em cursos de Arquitetura e Urbanismo (História e Projeto), e também atuou desenvolvendo projetos arquitetônicos.

 

 

Jacqueline Elhage Ramis
jacqueline.ramis@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado São José dos Campos
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba (1999), com Mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA,2012) e Doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (ITA, 2016). Atualmente é professor(a) da Universidade Paulista.

 

 

Luciana Hildebrand Manão
luciana.manao@causp.gov.br
Coordenadora – Escritório Descentralizado Sorocaba
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC-Campinas, 2007); Estágio no Escritório Arquiteta Juliana Mendes (2006) e Escritório Arquiteto e Urbanista José Gustavo Crespo Barreiros (2007-2008) em Sorocaba/SP. Trabalhou na Instant Shop (2008-2013), na capital, e como profissional autônoma (2013-2014). Integra o CAU/SP desde 2014.