Emissão de Certidão de Acervo Técnico com Atestado (CAT-A)

Você também pode conhecer este serviço como: emissão de Certidão de Acervo Técnico para licitações e emissão de Certidão de Acervo Técnico com comprovação

 

O que é?

É o documento que certifica que o profissional realizou determinada atividade técnica, devidamente formalizada em Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e concluída, comprovada por meio de um atestado técnico fornecido pelo contratante da atividade, sendo válido apenas os atestados emitidos por contratante pessoa jurídica. A CAT-A pode ser utilizada como comprovação de qualificação técnica em concorrências e licitações, nos termos da Lei nº 14.133/2021.

Para entender de uma forma muito objetiva a CAT-A, ela é o documento emitido após a análise da declaração da(s) atividade(s) feitas pelo profissional (declaradas por ele através do RRT) e comprovada pelo contratante da(s) atividade(s) através do atestado de conclusão da atividade.

 

O que é o atestado?

É o documento fornecido pelo contratante que comprova a realização da(s) atividade(s) técnica(s) desenvolvidas e concluídas pelo profissional contratado. É importante que neste atestado constem os mesmos dados informados pelo profissional no RRT, são eles: Nome do profissional responsável pela atividade e número de registro, todos os dados do contrato (contratante/CNPJ/valor/datas de celebrado, início e conclusão), dados da obra/serviço (endereço), descrição da atividade técnica e os dados da atividade (atividade(s) técnicas(s) desenvolvida(s) e o quantitativo dela(s).

É necessário que conste na assinatura do atestado os dados da pessoa física que firma este (CPF ou Nº registro profissional -CAU/CREA) e o cargo que ocupa.

Para atestados em regime de subcontratação o contratante inicial deverá emitir um documento de anuência, comprovando a ciência da subcontratação e a participação do profissional na atividade.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Arquitetos e urbanistas com registro no CAU.

 

Quais os documentos ou dados necessários?

O(s) RRT(s) devidamente baixado(s) e o Atestado fornecido e assinado pelo contratante que comprova a realização da(s) atividade(s) técnica(s) registrada(s) no(s) RRT(s).

O atestado deverá estar de acordo com o Art. 15° da Resolução 93 – CAU/BR, em formato A4 e modo retrato, e conforme modelo apresentado na Deliberação N° 083/2021 CEP-CAU/SP (https://transparencia.causp.gov.br/wp-content/uploads/Deliberacao-083.2021-CEP-CAUSP-12.07-1348227.2021-Atestado-para-acervo-tecnico.pdf).

A análise previa do documento sem solicitação no sistema não é efetivada, visto que o pagamento só é efetuado após a aprovação.

 

Quais as etapas para a realização deste serviço?

1. Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF/CNPJ e senha, por meio do menu:

  • CERTIDÕES>EMITIR CERTIDÃO
  • TIPO DE CERTIDÃO>CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO COM ATESTADO

2. Durante o preenchimento, será necessário selecionar o(s) RRT(s) baixado(s) e anexar o atestado e demais documentos comprobatórios em formato A4, em pdf ou png.

3. A solicitação será analisada pelo CAU/SP, que poderá solicitar outros documentos, aprovar ou negar a emissão da CAT-A. 

4. O solicitante será informado por e-mail e também poderá consultar em seu ambiente no SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br). 

5. Se não for aprovado, o solicitante poderá retificar o RRT e/ou anexar os documentos solicitados. Em seguida, deverá solicitar pelo canal de atendimento: atendimento@causp.gov.br o prosseguimento de análise da certidão.

6. Após aprovado, o solicitante deve emitir a taxa de emissão. A CAT-A estará disponível para impressão após compensação bancária do pagamento.

 

Quanto tempo leva?

Até 10 dias úteis após a solicitação, sendo esse prazo reiniciado em caso de reanálise, contando a partir da data em que o interessado efetuar as correções.

 

Quanto custa?

A taxa de expediente é de R$ 97,95 (2021).

 

Manual da Área de Serviços – Tutorial:

https://servicos.caubr.gov.br/helpdesk/lib/exe/fetch.php/tut_emitir_cat-a_r00.pdf

 

Legislação relacionada

Resolução CAU/BR nº 21/2012

Resolução CAU/BR nº 93/2014

Lei nº 12.378/2010

 

Serviços correlatos

Emissão de RRT Simples
Emissão de RRT derivado
Emissão de RRT mínimo
Emissão de RRT múltiplo mensal
Emissão de RRT fora do prazo (RRT Extemporâneo)
Baixa de RRT
Retificação de RRT (RRT Retificador)
Cancelamento de RRT
Declaração de nulidade de RRT

 

Para entrar em contato com o CAU/SP, clique aqui.